IOTA é utilizada pela Nordic Semiconductor e NTNU

IOTA é explorada pela Nordic Semiconductor e NTNU em seu Data Marketplace para uso em equipamento que monitora a qualidade do ar (Nordic Thingy:52).

Siga no

Wilfried Pimenta, chefe de desenvolvimento de negócios da IOTA Foundation, escreveu hoje no blog da IOTA detalhes sobre a parceria com a Nordic Semiconductor, NTNU (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia em Trondheim) para explorar o IOTA Data Marketplace.

IOTA Data Marketplace lançado no último trimestre de 2017 como uma prova de conceito (PoC), acabou se transformando em um ecossistema de inovações aberto. Esta plataforma tem o objetivo de simular a troca de dados e de dados futuros, afim de permitir que dispositivos conectados negociem entre si micro pagamentos de taxa zero para os dados que eles compartilham pela web em tempo real. A primeira fase do desenvolvimento dessa PoC terminou e por fim a IOTA prevê um número crescente de organizações dedicadas a possibilidade de desmistificar a IOTA através de experiências simples.

Nordic Semiconductor é uma empresa de semicondutores fabless (com fábricação terceirizada). A empresa tem sua especialização em sistemas de conectividade sem fio SoC (sem fio e de baixo consumo de energia) e dispositivos de conectividade para a banda ISM (Industrial Científico e Médico) de 2,4 GHz, sendo o consumo de energia uma das principais área foco.

A NTNU (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia em Trondheim) entrou em colaboração com a Nordic Semiconductor, para integrar o aparelho Nordic Thingy: 52 ao Data Marketplace da IOTA.

O projeto tem o objetivo de coletar dados da qualidade do ar de diferentes áreas através de sensores, afim de vende-los. tendo uma empresa que deseja coletar dados do ar como temperatura, nível de CO2, umidade, pressão atmosférica e VOC (compostos orgânicos voláteis) de locais como sala de reunião, ponto de ônibus, salas de aula, cafés e até mesmo dentro de indústrias. Estes dados coletados podem ser negociados em mercado aberto pela empresa que os coletou. Seus clientes seriam:

  • Os proprietários dos locais e seus concorrentes,
  • Os usuários desses locais,
  • Start-ups que inovam com os dados,
  • Organizações de notícias,
  • As autoridades locais,
  • Cientistas
  • Outros atores que possam estar interessados ​​na qualidade do ar.

O vídeo apresentado abaixo pode explicar o projeto:

Os alunos da NTNU estão muito contentes por estarem participando desse projeto de inovação:

Como estudantes, apreciamos muito desse tipo de projeto, pois nos obriga a experimentar diferentes soluções e aprender com os erros. Gostaríamos de agradecer à Nordic Semiconductor, à Bouvet Norway e à IOTA Foundation, que estão proporcionando uma excelente plataforma de aprendizagem e colaboração.

A Nordic Semiconductor está muito empolgada com o uso da blockchain com a IOTA nesta parceria com a NTNU:

A Nordic Semiconductor e a NTNU têm um histórico longo de colaboração juntas. A iniciativa IOTA é mais um exemplo dessa estreita colaboração. O Nordic Thingy: 52 é um kit de desenvolvimento de sensores multi-uso usando Bluetooth de baixa energia, que tem sido usado em todos os tipos de cenários, mas acreditamos que esta é a primeira vez que o vemos em um projeto do tipo em Blockchain. Isso é emocionante.

Daqui pra frente, a IOTA Foundation pretende manter seus esforços para levar o Nordic Thingy: 52 às mão dos desenvolvedores afim de populariza-lo como um kit de desenvolvimento para iniciativas de entrada. A IOTA também pretende manter o envolvimento da equipe do NTNU e os demais estudantes interessados em IoT, DLT e novos modelos de negócio digital.

Wilfried Pimenta demonstra sua empolgação:

Estamos muito animados em ver a Nordic Semiconductor integrando o mercado de dados e explorando o potencial da IOTA. Envolver a Academia nessa exploração é um cenário vencedor para todos, já que novos talentos de TI são necessários para todos os setores que estão passando pela transformação digital. Com IoT e Tecnologia de Livro razão Distribuído (DLT), a revolução inteligente é uma enorme oportunidade de participações nacionais que devemos moldar juntas.

Wilfried Pimenta finalizou agradecendo aos membros da equipe NTNU envolvidos com o projeto.

Mais informações:

Repositórios do GitHub para a integração no Data Marketplace:

  • Thingy52-IOTA-Data-Marketplace-nRF-Connect-Desktop Github repo.
  • Thingy52-IOTA-Data-Marketplace-Web-Bluetooth Github repo.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Kirkpatrick Araujo
Co-fundador do Livecoins, Mineiro, entusiasta de criptomoedas e blockchain desde 2017. Formado em ciência da computação, atualmente trabalha como developer. Possuí experiência com API. Aviador, fã de tecnologia e DOTAeiro nas horas vagas. Contato: kirk.java@gmail.com
Máquina de minerar Bitcoin

CEO do Twitter compartilha artigo que ensina minerar Bitcoin em casa

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, compartilhou com seus seguidores uma iniciativa que afirma que a mineração de Bitcoin caseira é rentável no mercado. A...
Jogador de Axie Infinity

Família venezuelana sobrevive nos últimos dias jogando Axie Infinity

Uma família da Venezuela sobreviveu nos últimos 15 dias graças ao Axie Infinity, um jogo popular em Ethereum que tem atraído atenção de gamers...
Preço do Bitcoin em alta

Com alta acumulada de 30% no ano, Bitcoin volta a ser o melhor investimento...

Carteira de investimentos com ativos financeiros volta a destacar o Bitcoin como melhor ativo do mês de julho e até do ano após nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias