Wilfried Pimenta, chefe de desenvolvimento de negócios da IOTA Foundation, escreveu hoje no blog da IOTA detalhes sobre a parceria com a Nordic Semiconductor, NTNU (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia em Trondheim) para explorar o IOTA Data Marketplace.

IOTA Data Marketplace lançado no último trimestre de 2017 como uma prova de conceito (PoC), acabou se transformando em um ecossistema de inovações aberto. Esta plataforma tem o objetivo de simular a troca de dados e de dados futuros, afim de permitir que dispositivos conectados negociem entre si micro pagamentos de taxa zero para os dados que eles compartilham pela web em tempo real. A primeira fase do desenvolvimento dessa PoC terminou e por fim a IOTA prevê um número crescente de organizações dedicadas a possibilidade de desmistificar a IOTA através de experiências simples.

Nordic Semiconductor é uma empresa de semicondutores fabless (com fábricação terceirizada). A empresa tem sua especialização em sistemas de conectividade sem fio SoC (sem fio e de baixo consumo de energia) e dispositivos de conectividade para a banda ISM (Industrial Científico e Médico) de 2,4 GHz, sendo o consumo de energia uma das principais área foco.

A NTNU (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia em Trondheim) entrou em colaboração com a Nordic Semiconductor, para integrar o aparelho Nordic Thingy: 52 ao Data Marketplace da IOTA.

O projeto tem o objetivo de coletar dados da qualidade do ar de diferentes áreas através de sensores, afim de vende-los. tendo uma empresa que deseja coletar dados do ar como temperatura, nível de CO2, umidade, pressão atmosférica e VOC (compostos orgânicos voláteis) de locais como sala de reunião, ponto de ônibus, salas de aula, cafés e até mesmo dentro de indústrias. Estes dados coletados podem ser negociados em mercado aberto pela empresa que os coletou. Seus clientes seriam:

  • Os proprietários dos locais e seus concorrentes,
  • Os usuários desses locais,
  • Start-ups que inovam com os dados,
  • Organizações de notícias,
  • As autoridades locais,
  • Cientistas
  • Outros atores que possam estar interessados ​​na qualidade do ar.

O vídeo apresentado abaixo pode explicar o projeto:

Os alunos da NTNU estão muito contentes por estarem participando desse projeto de inovação:

Como estudantes, apreciamos muito desse tipo de projeto, pois nos obriga a experimentar diferentes soluções e aprender com os erros. Gostaríamos de agradecer à Nordic Semiconductor, à Bouvet Norway e à IOTA Foundation, que estão proporcionando uma excelente plataforma de aprendizagem e colaboração.

A Nordic Semiconductor está muito empolgada com o uso da blockchain com a IOTA nesta parceria com a NTNU:

A Nordic Semiconductor e a NTNU têm um histórico longo de colaboração juntas. A iniciativa IOTA é mais um exemplo dessa estreita colaboração. O Nordic Thingy: 52 é um kit de desenvolvimento de sensores multi-uso usando Bluetooth de baixa energia, que tem sido usado em todos os tipos de cenários, mas acreditamos que esta é a primeira vez que o vemos em um projeto do tipo em Blockchain. Isso é emocionante.

Daqui pra frente, a IOTA Foundation pretende manter seus esforços para levar o Nordic Thingy: 52 às mão dos desenvolvedores afim de populariza-lo como um kit de desenvolvimento para iniciativas de entrada. A IOTA também pretende manter o envolvimento da equipe do NTNU e os demais estudantes interessados em IoT, DLT e novos modelos de negócio digital.

Wilfried Pimenta demonstra sua empolgação:

Estamos muito animados em ver a Nordic Semiconductor integrando o mercado de dados e explorando o potencial da IOTA. Envolver a Academia nessa exploração é um cenário vencedor para todos, já que novos talentos de TI são necessários para todos os setores que estão passando pela transformação digital. Com IoT e Tecnologia de Livro razão Distribuído (DLT), a revolução inteligente é uma enorme oportunidade de participações nacionais que devemos moldar juntas.

Wilfried Pimenta finalizou agradecendo aos membros da equipe NTNU envolvidos com o projeto.

Mais informações:

Repositórios do GitHub para a integração no Data Marketplace:

  • Thingy52-IOTA-Data-Marketplace-nRF-Connect-Desktop Github repo.
  • Thingy52-IOTA-Data-Marketplace-Web-Bluetooth Github repo.