Receita dos EUA vai usar Inteligência Artificial para vigiar investidores de criptomoedas

Comentou por aí que tem Bitcoin? Parabéns! Você acaba de ganhar uma estrela na testa.

Siga no

A inteligência artificial é uma ferramenta muito importante para diferentes setores e se depender da Receita Federal dos EUA (IRS), ela também vai ser importante para descobrir quem tem criptomoedas e se está pagando os impostos de forma correta.

Caso você já tenha comentado em alguma rede social que tem criptomoedas, pode ser que você seja encontrado por um auditor cibernético da Receita Federal em um futuro próximo.

A IRS divulgou recentemente uma nota oficial em que revelou algumas das possíveis ferramentas a serem utilizadas no futuro para monitorar de forma mais eficiente quem investe em criptomoedas e se esses investidores estão seguindo as leis fiscais de forma correta.

De acordo com o comunicado, o United States Internal Revenue Service (IRS) planeja desenvolver e utilizar um serviço de inteligência artificial que vai utilizar aprendizado de máquina para rastrear transações com criptomoedas.

Com isso a agência vai poder acompanhar em tempo real diferentes tipos de transações e possivelmente identificar os dois lados envolvidos na troca.

O comunicado informa também que o rastreio de informações será feito através de informações sobre criptomoedas disponíveis publicamente.

“A IRS vai utilizar fontes públicas de informação sobre criptomoedas e a iniciativa de trazer dados públicos e de código aberto para análises necessárias pode demonstrar valor para o Serviço.”

A ideia aqui é bem simples, a ferramenta de Inteligência Artificial da IRS vai monitorar diferentes informações dos investidores que estão disponíveis de forma pública.

Isso quer dizer: Posts em redes sociais, comentários em sites, grupos do Telegram e Whatsapp, em vídeos e em tudo que for público.

Você participa de um grupo de criptomoedas? Certamente seu perfil vai ser marcado para uma investigação mais profunda. Comentou por aí que tem Bitcoin? Parabéns! Você acaba de ganhar uma estrela na testa.

Caso alguém tenha abertamente falado que fez alguma transação de Bitcoin, a Inteligência artificial pode acabar ficando de olho nessa pessoa. Até mesmo se for um amigo seu que tenha falado, você pode ser vigiado, já que robôs do tipo trabalham com padrões e, “me diga com quem tu andas”…

API de corretoras e outras empresas também serão monitorados

Além de monitorar essas informações, o comunicado também cita o uso de feeds de dados de APIs de “firmas” com qual a IRS possui relação contratual como forma de determinar potencial casos de uso pela agência.

As fontes de informação que a IRS pode usar incluem informações da dark web e da Internet comum (surface), informações de redes sociais, documentos públicos e componentes técnicos, como registro de nome de domínio (DNS), dados geológicos e mais.

Desde 2017 a IRS e outros órgãos fiscais do mundo todo começaram a tentar encontrar maneiras cada vez mais eficientes de conseguirem rastrear o uso de criptomoedas. A IRS já apelou para o conhecimento especializado de pessoas reais, ao que tudo indica, agora é a vez das máquinas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Repressão global às criptomoedas pode estar chegando, alerta CEO da Kraken

Recentemente o Bitcoin e várias outras criptomoedas tiveram uma alta surpreendente, com muitas alcançando novas máximas históricas (como é o caso do Bitcoin e...

Dogecoin passa banco Itaú, Santander e Bradesco em valor de mercado

Dogecoin, a criptomoeda feita como uma piada, surpreendeu o mundo após disparar 150% em poucas horas e ser negociada por um valor recorde de...

Pelé terá coleção NFT na plataforma Ethernity

Edison Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, é o mais famoso jogador de futebol da história e é um grande ícone para os...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias