Jogo ensina minerar Bitcoin com cartas, até crianças

Você e nem as crianças precisam saber nada sobre Bitcoin para aderir ao game educativo.

Siga no
Processo de Mineração do Bitcoin
Processo de Mineração do Bitcoin

Um novo jogo que promete ensinar as pessoas a minerar Bitcoin foi lançado. Ao brincar com o novo game, até as crianças poderão aprender os conceitos da tecnologia da principal moeda digital do mundo.

Quando as pessoas se deparam com o Bitcoin, um dos primeiros conceitos que é apresentado é o da mineração. A atividade de minerar Bitcoin é essencial para o funcionamento da rede.

Esse processo é o que garante ao Bitcoin segurança nas suas transações. Contudo, não são todas as pessoas que conseguem fazer essa atividade hoje. Além do alto consumo de energia, são necessários alguns equipamentos específicos para realizar a mineração. Apesar disso, o conceito é fácil de entender, e um jogo vai ajudar os iniciantes no processo.

Jogo ensina até crianças a minerar Bitcoin com sua memória e cartas

Os conceitos básicos do Bitcoin são complicados quando as pessoas iniciam sua jornada na moeda. Com atividades educacionais, principalmente no Bitcoin.org, alguns entusiastas prometem ajudar a desmistificar o assunto. Mesmo assim, alguns ainda encontram dificuldades em compreender a nova tecnologia, que chama atenção pelo mundo.

Em poucos países, minerar Bitcoin sem autorização prévia é um crime. No Irã e Venezuela, por exemplo, o governo proíbe essa atividade e até prende que não obtém a licença. Mas em outros países, como Brasil, Estados Unidos e até no Paraguai, a mineração de Bitcoin segue liberada, sem pressão dos governos até aqui.

Para compreender esse conceito, desenvolvedores lançaram o jogo SHAmory, que fez uma brincadeira com o Bitcoin. Para minerar Bitcoin, a função criptográfica SHA-256 é utilizada, no processo chamado Proof of Work. Além disso, o jogo da memória, que usa pares de cartas, garante a diversão de famílias pelo mundo afora.

Com isso, o jogo SHAmory promete ser um jogo da memória (memory) envolvendo mineração de Bitcoin (SHA). Para comprar o jogo, com versão ainda apenas em inglês, o Bitcoin pode ser a moeda para pagamento.

Criador aponta que com este jogo, as pessoas podem se familiarizar com conceitos básicos do Bitcoin

O Bitcoin é a primeira moeda digital já criada e sua tecnologia é inovadora. Isso porque, essa moeda não tem um entidade central que a controle, um banco central, por exemplo.

Mesmo assim, sua segurança segue em alta no ano, e parte disso envolve a mineração. O criador do SHAmory, Scott Sibley, em conversa com o The Block citou que seu jogo deverá levar o conhecimento do Bitcoin para mais pessoas, inclusive crianças.

O entusiasta garantiu que para jogar o game não é necessário conhecimento prévio em Bitcoin. De acordo com Scott, o nascimento de sua filha, que fez aniversário de um ano nas últimas semanas, foi sua inspiração.

Ao imaginar como iria explicar o conceito do Bitcoin para ela, criou o jogo, que está a venda por U$ 14 cada (cerca de R$ 75 ou 0,0012 BTC hoje). Ele afirma que não importa quantas unidades serão vendidas, mas que quer mostrar isso para sua filha como exemplo no futuro.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Rússia pode reconhecer criptomoedas como propriedade

A Rússia tem uma história bem conturbada com relação as criptomoedas, desde projetos de lei que pretendiam criminalizar os ativos até a proposta de...

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Últimas notícias

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...