Jogo ensina minerar Bitcoin com cartas, até crianças

Você e nem as crianças precisam saber nada sobre Bitcoin para aderir ao game educativo.

Siga no
Processo de Mineração do Bitcoin
Processo de Mineração do Bitcoin

Um novo jogo que promete ensinar as pessoas a minerar Bitcoin foi lançado. Ao brincar com o novo game, até as crianças poderão aprender os conceitos da tecnologia da principal moeda digital do mundo.

Quando as pessoas se deparam com o Bitcoin, um dos primeiros conceitos que é apresentado é o da mineração. A atividade de minerar Bitcoin é essencial para o funcionamento da rede.

Esse processo é o que garante ao Bitcoin segurança nas suas transações. Contudo, não são todas as pessoas que conseguem fazer essa atividade hoje. Além do alto consumo de energia, são necessários alguns equipamentos específicos para realizar a mineração. Apesar disso, o conceito é fácil de entender, e um jogo vai ajudar os iniciantes no processo.

Jogo ensina até crianças a minerar Bitcoin com sua memória e cartas

Os conceitos básicos do Bitcoin são complicados quando as pessoas iniciam sua jornada na moeda. Com atividades educacionais, principalmente no Bitcoin.org, alguns entusiastas prometem ajudar a desmistificar o assunto. Mesmo assim, alguns ainda encontram dificuldades em compreender a nova tecnologia, que chama atenção pelo mundo.

Em poucos países, minerar Bitcoin sem autorização prévia é um crime. No Irã e Venezuela, por exemplo, o governo proíbe essa atividade e até prende que não obtém a licença. Mas em outros países, como Brasil, Estados Unidos e até no Paraguai, a mineração de Bitcoin segue liberada, sem pressão dos governos até aqui.

Para compreender esse conceito, desenvolvedores lançaram o jogo SHAmory, que fez uma brincadeira com o Bitcoin. Para minerar Bitcoin, a função criptográfica SHA-256 é utilizada, no processo chamado Proof of Work. Além disso, o jogo da memória, que usa pares de cartas, garante a diversão de famílias pelo mundo afora.

Com isso, o jogo SHAmory promete ser um jogo da memória (memory) envolvendo mineração de Bitcoin (SHA). Para comprar o jogo, com versão ainda apenas em inglês, o Bitcoin pode ser a moeda para pagamento.

Criador aponta que com este jogo, as pessoas podem se familiarizar com conceitos básicos do Bitcoin

O Bitcoin é a primeira moeda digital já criada e sua tecnologia é inovadora. Isso porque, essa moeda não tem um entidade central que a controle, um banco central, por exemplo.

Mesmo assim, sua segurança segue em alta no ano, e parte disso envolve a mineração. O criador do SHAmory, Scott Sibley, em conversa com o The Block citou que seu jogo deverá levar o conhecimento do Bitcoin para mais pessoas, inclusive crianças.

O entusiasta garantiu que para jogar o game não é necessário conhecimento prévio em Bitcoin. De acordo com Scott, o nascimento de sua filha, que fez aniversário de um ano nas últimas semanas, foi sua inspiração.

Ao imaginar como iria explicar o conceito do Bitcoin para ela, criou o jogo, que está a venda por U$ 14 cada (cerca de R$ 75 ou 0,0012 BTC hoje). Ele afirma que não importa quantas unidades serão vendidas, mas que quer mostrar isso para sua filha como exemplo no futuro.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Golpistas e criptomoedas deveriam “arrumar um quarto”, diz Elon Musk

Os olhos do criptomercado estão focados no perfil de Elon Musk no Twitter, para muitos o magnata que é fundador e CEO Tesla e...

Escolhido de Biden à SEC diz que vai promover inovação das criptomoedas

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos...

CBOE aumenta pressão por ETF de Bitcoin na SEC

A CBOE abriu a porta da SEC com o pé - metaforicamente falando - e jogou na mesa um documento de 102 páginas que...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Escolhido de Biden à SEC diz que vai promover inovação das criptomoedas

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos...

CBOE aumenta pressão por ETF de Bitcoin na SEC

A CBOE abriu a porta da SEC com o pé - metaforicamente falando - e jogou na mesa um documento de 102 páginas que...

Futuro do Ethereum é muito mais incerto que do Bitcoin, diz Antonopoulos

O futuro do Ethereum é uma tela em branco, em comparação com o Bitcoin, disse o especialista veterano, Andreas Antonopoulos, em uma entrevista para...

Michael Burry: Bitcoin é uma bolha especulativa com mais riscos que oportunidades

Atualmente existem muitos touros do Bitcoin evangelizando a moeda digital como uma forma de reserva de valor e como o futuro do dinheiro. Alguns,...

NFT raro do ‘Homer Simpson Pepe’ é vendido por $ 1.7 milhão

No início de 2018, um leilão de Rare Pepes (NFTs colecionáveis de Pepe the Frog) foi realizado em Nova York durante o Rare Art Labs Digital Art Festival. Apesar...