Justiça dos EUA acusa criador de NFT de dar golpe de US $ 2,6 milhões

Os brasileiros Emerson Pires e Flavio Gonçalves são acusados ​​de fundar uma plataforma de investimento em criptomoedas fraudulenta chamada EmpiresX.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) anunciou que seis pessoas envolvidas com golpes de criptomoedas, incluindo o maior esquema conhecido de NFTs, foram acusadas.

A justiça apresentou acusações contra o desenvolvedor vietnamita Le Anh Tuan por conspiração para explorar investidores em um esquema suspeito de “puxada de tapete” com NFT.

O projeto Baller Ape é o maior esquema NFT conhecido até o momento. Tuan foi acusado de vender os NFTs na blockchain Solana antes de encerrar o projeto abruptamente, excluindo seu site e roubando US $ 2,6 milhões dos investidores.

De acordo com o departamento, as análises de blockchain indicam que os desenvolvedores lavaram fundos de investidores por meio de “chain-hopping”.

“Logo após o primeiro dia em que os NFTs do Baller Ape Club foram vendidos publicamente, Tuan e seus co-conspiradores se envolveram no que é conhecido como ‘puxão de tapete’, encerrando o suposto projeto de investimento, excluindo seu site e roubando o dinheiro dos investidores.”

Chain-hopping é uma técnica pela qual os ativos digitais são convertidos e depois movidos por várias blockchains de criptomoedas, usando corretoras descentralizadas para lavar o dinheiro roubado.

O criador dos NFTs Baller Ape Club (NFTs), o vietnamita Le Anh Tuan, foi acusado de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.

O DOJ disse que Tuan e alguns de seus comparsas não identificados estavam envolvidos na “puxada de tapete” da coleção NFT, roubando US$ 2,6 milhões de investidores.

De acordo com o comunicado, o acusado lavou os fundos convertendo as moedas roubadas em outros tipos de criptomoedas em várias blockchains.

Tuan pode pegar até 40 anos de prisão se for condenado.

De acordo com várias fontes, Tuan supostamente roubou US$ 2,6 milhões dos investidores de seu projeto, apenas para desaparecer com o dinheiro roubado. De acordo com um relatório do DOJ, se Tuan for considerado culpado, ele pode pegar até 40 anos de prisão.

Junto com o caso Baller Ape, o DOJ também encontrou mais três indivíduos relacionados a um golpe de criptomoedas culpados de fraude.

O relatório oficial do DOJ mostra que eles também revelaram três que supostamente arrecadaram mais de US $ 100 milhões em um esquema global de Ponzi.

Os brasileiros Emerson Pires e Flavio Gonçalves são acusados ​​de fundar uma plataforma de investimento em criptomoedas fraudulenta chamada EmpiresX.

Se os dois forem condenados por todas as acusações, Pires e Gonçalves podem pegar até 45 anos de prisão.

Kenneth Polite, chefe da divisão criminal do departamento, disse em um comunicado: “O Departamento de Justiça e nossos parceiros se dedicam a usar todas as ferramentas disponíveis para proteger consumidores e investidores contra fraude e manipulação”.

Ele afirmou ainda: “Essas acusações refletem nosso profundo compromisso em processar indivíduos envolvidos em fraudes de criptomoedas e manipulação de mercado”.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias