Kaspersky lança solução gratuita para recuperar arquivos criptografados por Malware

Siga no

A Kaspersky, uma das principais empresas de cybersegurança, declarou que especialistas da empresa conseguiram arrumar uma forma de recuperar arquivos danificados pelos malwares Yatron e FortuneCrypt, que criptografam os arquivos do computador infectado e exigem bitcoin como resgate.

“Felizmente, vulnerabilidades foram encontradas no código, e criamos um decodificador. Se você se deparar com uma extensão .yatron em algum arquivo bloqueado, então vá até o No More Ransom e baixe a ferramenta para recuperar seus arquivos”, disse a empresa sobre o Yatron.

Já no caso do FortuneCrypt, segundo a empresa, em vez de usar linguagens de programação avançadas, como C/C++ e Python, os criadores usaram o BlitzMax, linguagem bastante simples parecida com um BASIC.

“Nossos especialistas descobriram que o algoritmo de criptografia desse malware está longe de ser perfeito e criaram um decryptor. Como no caso do Yatron, as vítimas do FortuneCrypt podem baixar uma ferramenta para desbloquear seus arquivos no No More Ransom”.

A empresa ainda deu algumas dicas para evitar se tornar uma vítima de ataques do tipo que acabam por impedir o acesso a seus arquivos:

  • Não faça download de programas de sites desconhecidos e suspeitos. Mesmo se o nome do programa parecer correto, o pacote pode conter algo completamente diferente e perigoso.
  • Não clique em links e não abra arquivos anexados aos e-mails de fontes desconhecidas. Se você receber uma mensagem inesperada e suspeita de um amigo ou colega de trabalho, ligue para eles para ter certeza que o arquivo é seguro.
  • Confira se você baixou e instalou as últimas atualizações do seu sistema operacional e dos programas que você usa regularmente. Isso vai ajudar a manter seus dispositivos livres de vulnerabilidades que os golpistas podem tirar proveito.
  • Instale um antivírus confiável e nunca o desabilite, mesmo que alguns programas peçam para você fazer isso
  • Faça backups das informações importantes e as armazene na nuvem, em um dispositivo removível ou em um HD externo.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Casa a venda por Bitcoin negócio imobiliário

Bitcoin vira garantia em negócio para crédito imobiliário pela primeira vez

Ao tentar obter um crédito imobiliário um credor de uma negociação comprovou ter Bitcoin e conseguiu ter seu financiamento aprovado. Muitas pessoas quando vão ao...
Abilio Diniz, empresário e bilionário brasileiro

O3 Capital, que tem Abílio Diniz como sócio, investe em ETF de criptomoedas

Uma empresa que tem Abilio Diniz como conselheiro investiu em criptomoedas via ETF listado na bolsa de valores brasileira. A aquisição foi feita pela...
Pessoa guardando Bitcoin em carteira

Regulação fechando o cerco contra corretoras faz investidores sacarem US$ 2,5 bi em bitcoin...

Após a crescente pressão de regulamentação sobre corretoras do mercado de criptomoedas, investidores de Bitcoin seguem enviando seus saldos para carteiras seguras. A análise foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias