KPMG: Transações com Bitcoin vão se tornar padrão no mundo

Siga no
CF08A9 KPMG building in Docklands London England

A “Big four” KPMG que é uma das maiores empresas especializadas em auditoria e consultoria do mundo disse que ativos como o Bitcoin ainda “não são moedas de verdade“, mas que “um novo mundo das finanças está crescendo, no qual transações com criptomoedas podem se tornar procedimentos padrão”.

Para direcionar o mercado para esse novo mundo, eles acreditam que a institucionalização é necessária para “construir confiança, facilitar a escalabilidade, aumentar a acessibilidade e impulsionar o crescimento”.

O artigo intitulado de Institucionalização das criptomoedas, aborda os desafios que o setor de criptoeconomia enfrenta, pois busca a adoção pelas maiores instituições financeiras do mundo.

Eles definem a institucionalização como a participação em escala no mercado de criptomoedas os bancos, corretoras, bolsas de valores, provedores de pagamento, empresas de tecnologia financeira e outras entidades no ecossistema de serviços financeiros globais.

______

“Novos tokens e ativos são uma coisa, mas novos modelos de negócios e participantes do mercado podem redefinir o espaço significativamente nos próximos anos”, KPMG.

Para que o Bitcoin e outros ativos “realmente se tornem uma moeda”, a KPMG acredita que haverá três critérios a serem atendidos: Ser usado como uma unidade de conta, uma reserva de valor e uma unidade de troca.

Embora o Bitcoin possa atender ao requisito de uma “unidade de conta” até certo ponto, a economista-chefe da KPMG, Constance Hunter, acredita que os ativos são instáveis ​​demais para serem considerados uma reserva de valor. “Considere por um momento um empréstimo em uma criptomoeda. O valor é muito instável no momento para garantir o reembolso. Nessas condições, nem os credores nem os tomadores de empréstimo estariam dispostos a assumir o risco de transacionar em criptomoedas”, explica ela.

Quanto à qualificação final – unidade de troca -, Hunter acrescenta: “Para ser um meio de troca, uma criptomoeda deve ser uma reserva de valor. Para ser uma reserva de valor, a natureza especulativa dela deve acabar. Até que uma criptomoeda atenda a todos os três critérios, ela não pode ser considerada moeda”.

Mas uma vez que as criptomoedas atenderem a todos esses três critérios, o mundo financeiro como o conhecemos pode mudar.

_______

“Se uma criptomoeda pudesse alcançar uma estabilidade de valor suficiente para ser usada para esse propósito, ela poderia eliminar a necessidade de ter contas bancárias em vários países e permitir que indivíduos transferissem dinheiro para qualquer pessoa sem pagar taxas de transferência. Se uma criptomoeda de valor estável se tornar mais fácil e mais barata de realizar transações do que uma moeda fiduciária emitida pelo governo, ela pode ser uma inovação que se torna onipresente no sistema global de serviços financeiros ”, acredita Hunter.

No entanto, até agora, as empresas que buscaram a institucionalização muitas vezes enfrentaram reações imediatas da comunidade.

Um exemplo é a negociação de criptomoedas na plataforma peer-to-peer Shapeshift, que anunciou KYC obrigatória (conheça o seu cliente) a ser implementada muito em breve – para o descontentamento dos maximalistas Bitcoin, que acreditavam que esta plataforma era uma das poucas restantes que funcionava segundo “A visão de Satoshi.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org

Ethereum queima 1 bilhão de dólares após atualização

A ativação do EIP-1559 ocorreu há 41 dias e hoje o total de ethers queimados chegou a marca de 1 bilhão de dólares, cerca...

Apple proíbe carteiras de NFTs

Ao tentar lançar a sua carteira para dispositivos iOS, a equipe da Gnosis Safe foi impedida de enviar o seu aplicativo para a App...
Palco com destaque a cadeiras e Bitcoin ao fundo Elon

Revista Time coloca Elon Musk, criador do Ethereum e Luiza Trajano em lista de...

A Time Magazine liberou nesta quarta-feira (15) a lista das "100 Pessoas mais Influentes de 2021", dando destaque a Elon Musk e Vitalik Buterin,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias