Lei da Liberdade Econômica deve integrar blockchain no Brasil

Senador pede alteração em Medida Provisória para que tecnologia seja incluída.

-

Siga no
Anúncio

A Tecnologia blockchain poderá ser inserida na lei da Liberdade Econômica. O texto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) como Medida Provisória (MP) e poderá sofrer alterações propostas pelo senador José Serra (PSDB/SP).

O parlamentar deseja incluir a tecnologia blockchain na medida que busca oferecer melhores condições para empreendedores no Brasil. O texto ainda seguirá em votação pelo senado e pelos deputados federais, já que foi aprovado como uma (MP).

Lei da Liberdade Econômica foi aprovada através de (MP)

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) busca aquecer a economia interna incentivando o empreendedorismo no país. Para isso, o presidente decidiu aprovar uma lei que busca garantir direitos de livre iniciativa e exercício de atividades econômicas no Brasil.

Anúncio

Essa medida quer simplificar a abertura de negócios no Brasil. Além disso, a proposta espera que o estado exerça menos controle em investimentos de baixo risco. Sancionada em 30 de abril de 2019, em breve o texto deverá ser entregue para a análise de parlamentares.

Em caráter provisório, a conhecida Lei da Liberdade Econômica ainda será discutida por políticos. Também alterações devem ser propostas, como observa o senador José Serra (PSDB/SP).

José Serra está atento para a tecnologia blockchain

O político José Serra (PSDB/SP) alerta para a inclusão da tecnologia blockchain como um fator essencial para a garantia da liberdade econômica no Brasil. Para Serra, sistemas de armazenamento de dados descentralizados está ligado intrinsecamente aos avanços tecnológicos.

E a garantia do acesso à estes sistemas deverá consolidar o conceito de liberdade econômica proposto por Jair Bolsonaro (PSL) na (MP 881/2019).

Em entrevista recentemente publicada, José Serra (PSDB/SP) citou a tecnologia blockchain e suas funcionalidades. Apresentando a proposta de alteração da (MP), o senador declarou que busca alterações em quatro artigos do texto já publicado.

José Sera em convenção do PSDB (reprodução/facebook)

O senador ainda comentou sobre as criptomoedas, evidenciando seu entendimento sobre o assunto.

A Lei de Liberdade Econômica é voltada para desburocratizar o processo de abertura de negócios no país. Porém, criptomoedas podem ser englobadas em todo o processo de aprovação de tal medida.

“O advento da internet, dos dispositivos móveis, das redes de alta velocidade, das criptomoedas e de tecnologias correlatas, como a blockchain, fomentou um ecossistema onde florescem novos mecanismos”.

Por outro lado, a proposta de Serra ainda deverá ser discutida, em busca de aprovação através do senado federal. Assim bem como, a (MP) aprovada pelo presidente seguirá para o congresso.

O texto será discutido e mudanças serão propostas, após passar pelos deputados federais e pelo senado.

Será neste momento que a tecnologia blockchain poderá ser incluída na proposta. A (MP) então perderá o caráter provisório, após ser aprovada pelo presidente, depois de todo o processo de votação.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Bitcoin e gráfico em queda de preços

Bitcoin cai 5% e pode não romper marca de 2017

O Bitcoin se aproxima do fechamento do mês de setembro e cai pelo menos 5% nesta segunda. Com a queda no preço do Bitcoin,...
FinCEN Files

Documentos vazados revelam que bancos lavaram R$ 10 trilhões em dinheiro ligado a crimes

Mais de 2.100 documentos secretos da FinCEN, Rede de Combate a Crimes Financeiros dos EUA, foram vazados e os detalhes desses arquivos trazem informações...
Europa (União Europeia e Bitcoin)

Europa vai regulamentar Bitcoin até 2024, apontam documentos

Segundo documentos vazados para a imprensa, a Europa vai regulamentar o Bitcoin até 2024 em todos os países membros do bloco. O tema ganhou...

Últimas notícias

Documentos vazados revelam que bancos lavaram R$ 10 trilhões em dinheiro ligado a crimes

Mais de 2.100 documentos secretos da FinCEN, Rede de Combate a Crimes Financeiros dos EUA, foram vazados e os detalhes desses arquivos trazem informações...

Europa vai regulamentar Bitcoin até 2024, apontam documentos

Segundo documentos vazados para a imprensa, a Europa vai regulamentar o Bitcoin até 2024 em todos os países membros do bloco. O tema ganhou...

Brasil desenvolve com blockchain uma identidade descentralizada

O Brasil caminha rumo às novas tecnologias e já desenvolve com uso da blockchain um novo projeto. Chamada de identidade descentralizada, a solução promete...