Lightning Network do Bitcoin: guia completo

O que está acontecendo no ecossistema Lightning Network

Siga no
BTC LN
BTC LN

A Lightning Network opera com canais de pagamento para permitir que os usuários enviem e recebam transações mais rápidas e baratas diferente das que acontecem na camada base do Bitcoin. Essas transações são processadas “fora da cadeia” por nodes de Lightning.

O protocolo de pagamento de segunda camada depois de longos 5 anos de trabalho duro no desenvolvimento do seu ecossistema parece agora estar realmente obtendo seu almejado sucesso — 2021 foi o ano mais importante para a Lightning Network em termos de crescimento. O aumento da capacidade da rede tem crescido de forma exponencial.

LN BTC
LN BTC

Os projetos construídos na rede podem tentar levar o bitcoin a bilhões de pessoas também vem crescendo, como por exemplo no caso recente de El Salvador onde a “Lei Bitcoin” foi aprovada e demonstrou que a Lightning pode ser usada para ajudar milhares de pessoas a enviar e receber pequenas quantidades de satoshis (ou “sats“), tudo isso graças a influência de Jack Mallers fundador do aplicativo de pagamentos Lightning Strike.

A  Lightning  também vem ganhando espaço em importante e estratégico em exchanges que habilitaram e as que pretendem integrar suporte a Lightning, como Bitfinex, Kraken, Paxful, OKcoin e OKEx, assim elas podem processar milhares de transações a custos baixos obtendo maior velocidade nas transações.

Ryan Gentry escreveu em sua newsletter do Lightning Labs que a tendência geral é que tudo em Lightning está começando a se intensificar no que ele chama de Efeito Flywheel.

Este conceito (Efeito Flywheel) criado por Jim Collins explica que para um empreendimento se torne um sucesso, o resultado não se deve a uma única intervenção ou iniciativa, mas sim o acúmulo de pequenos esforços e vitórias que se acumulam ao longo de anos de trabalho árduo até o momento em que o sucesso encontre um ciclo virtuoso e assuma o controle, apresentando um crescimento acelerado que superam em muito o esforço aplicado naquele ponto específico no tempo.

Durante o artigo também iremos ver como a Lightning Network faz mais do que apenas fornecer uma maneira de transferir “sats” de um usuário para outro — a própria rede pode/poderia ser aproveitada para outros fins, e você poderá perceber como a Lightning Network vai mudar a maneira como você pensa sobre o Bitcoin.

Vejamos os recentes desenvolvimentos em termo de produtos no ecossistema Lightning.

Renda passiva na Lightning Network

Lightning PoolA fim de resolver ainda mais a questão de liquidez na rede, incentivando os usuários a obter renda passiva, a Lightning Labs desenvolveu um sistema que permite um mercado P2P sem custódia para que os operadores de node comprem e vendam a liquidez Lightning.

A Lightning Pool torna mais fácil aceitar pagamentos Lightning instantaneamente e abre uma nova possibilidade de ganhos para os participante na obtenção de rendimentos em bitcoin, com a venda de acesso à liquidez na rede.

Através dos pools de liquidez, as empresas Lightning e as operadoras de node podem agilizar o gerenciamento de seus canais e se concentrar em construir e atender seus clientes, em vez de se preocupar com a liquidez.

Assim os operadores de nós podem distribuir seu capital com mais eficiência, isso melhora a rede como um todo, tornando-a mais confiável e resiliente. Este mecanismo abre uma importante evolução dos produtos financeiros da Lightning.

Status do projeto: Apesar de estar em fase alfa o Lightning Pool já pode ser utilizada. E para aqueles usuários não muito técnicos. A Umbrel adicionou recentemente o suporte a Lightning Pool em sua App Store para node Lightning auto hospedados. Assim os usuários podem passar a ganhar rendimentos com apenas alguns cliques configurando seu pool.

Mercado de derivativos na Lightning

Diferente de como funciona as “ordens de compra e venda” em outras exchanges a vantagem deste tipo de serviço construído no Lightning é obter acesso instantâneo aos mercados derivativos, obtendo benefícios na questão da rapidez para obter fundos dentro e fora da exchange, sem altas taxas de transação e não correr o risco de liquidações desnecessárias por não ser capaz de completar a margem com rapidez suficiente, serviços como:

LN Markets: É uma plataforma de negociação já em funcionamento, integrada a Lightning Network e utiliza bitcoins pagos e liquidados pela rede como garantia para a negociação de derivativos.

O usuário monta sua posição fazendo uma transação Lightning, fecha a posição e recebe o saldo diretamente na sua carteira de forma bem simples. Possuem planos para expandir ainda mais a sua oferta de produtos.

Há alguns meses a LNMarkets recebeu um investimento de € 1.500.000 da Arcane Research assim obtendo uma participação acionária na plataforma de derivados, podemos constatar que a rede Lightning vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e despertando os olhares de investidores em relação as empresas de serviços Lightning.

Kollider: É outra exchange ainda em fase de desenvolvimento (estágio alfa), focada no mercado de derivativos na rede Lightning, as negociações são feitas diretamente na carteira do usuário.

Lightning Development Kit implementation (LDK)

Construída pela equipe da Square Crypto, o LDK (projeto open source) permite uma integração mais fácil das carteiras no ecossistema Lightning, oferecendo aos desenvolvedores de carteiras e aplicativos uma maneira fácil de criar experiencias personalizadas construindo seu próprio aplicativo Lightning em muito menos tempo através do fornecimento de APIs (baseada em rust-lightning com objetivo de adicionar de forma fácil recursos Lightning a carteiras Bitcoin existentes; suporte ao acesso de vários dispositivos e aplicativos a uma única carteira; e permitir que carteiras façam uma melhor UX / segurança / tradeoffs de privacidade.

Recentemente a equipe da Blue Wallet (uma das carteiras LN mais famosas do mercado) fez sua implementação do LDK, onde eles construíram uma carteira utilizando a mais nova implementação Lightning.

Mensageiro Lightning

Sphinx Chat: É um serviço de mensagens (estilo Discord, Telegram e Whatsapp) desenvolvido com base na Lightning Network para envio de mensagens de texto sem censura ou supervisão de terceiros.

Cada mensagem enviada e recebida no Sphinx é uma transação no Lightning; isso serve para proteger contra spam e fornece um meio de monetizar conteúdo sem terceiros confiáveis através de outros serviços disponíveis na plataforma.

O Sphinix ajuda a levantar uma questão bastante pertinente sobre o setor de mensageiros, onde um desenvolvedor do Lightning Labs, Joost Jager (idealizador de um projeto experimental chamado Whatsat), afirmou que “as mensagens criptografadas precisam ir além da privacidade, eles também precisam de resistência à censura” e é aí que entram as mensagens movidas a Lightning; acredita Jager.

O canal dos Bitcoinheiros fez um review sobre o projeto, Sphinx – Chat e Podcast na Lightning Network

Serviços Node Lighning

Configurar um node Lightning pode ser desconcertante para os noobs (iniciantes). Muitos usuários não técnicos muitas vezes têm que confiar em um operador de serviço terceirizado deixando assim vulneráveis as suas chaves privadas em troca de uma configuração mais simples.

Pensando nisso diversos projetos entraram em campo para fornecer serviços onde os próprios usuários possam montar a sua estrutura de node Lightning. Abaixo segue alguns destes projetos:

Umbrel: Projeto criado para ajudar os usuários não muito técnicos a rodar seu node bitcoin e node Lightning de forma fácil com apenas poucos cliques e com uma user experience (UX) muito amigável.

A Umbrel também conta com uma App Store que hospeda aplicativos open sources focados em bitcoin e Lightning Network.

A Umbrel é mais conhecida por ser um “canivete suíço” bitcoiner (bitconheiro) e um dos aplicativos Bitcoin mais populares desde então. Aprenda a utilizar a Umbrel com o canal Bitcoinheiros, UMBREL, seu node Bitcoin.

Greenlight: A Blockstream recentemente anunciou um serviço de hospedagem de node Lightning chamado Greenlight. Este é um serviço para tornar a execução de um node Lightning o mais fácil possível, sem manter as chaves do usuário. A startup afirmou que seu novo serviço Greenlight permite que os usuários mantenham controle total sobre seu BTC enquanto configuram um nó em sua infraestrutura de nuvem.

O famoso desenvolvedor e educador bitcoin, Jimmy Song, em sua recente newslatter descreveu a estrutura do serviço Greenlight como a “AWS da Lightning Network Web 3.0”, na qual os aplicativos agora podem ser construídos e dimensionados de forma adequada; Jimmy também classificou o projeto como uma ótima iniciativa para ajudar as pessoas a bordo da Lightning.

Outros serviços para auxiliar usuários mais avançados a montar seu próprio node lightning:

myNode:myNode – Maneira fácil de rodar node Bitcoin e Lightning” – Aprenda com os Bitcoinheiros

RaspiBlitz: “Raspiblitz – Seu Node na Lightning Network” – Canal dos Bitconheiros

Voltage Node

Lightning para jogos

A integração da rede Lightning Network para o ambiente de games, indústria que gera bilhões de dólares, fornece uma ótima experiencia para pagamentos de microtransações de satoshis (“sats”) de forma instantânea com baixas taxas de transação.

O surgimento de startups focadas em fornecer tanto a infraestrutura para o ambiente de games quanto na produção destes jogos com integração da Lightning vem ganhando bastante notoriedades.

Satoshi’s Games:  Fornece um conjunto de ferramentas,  como o serviço Elixir,  para desenvolvedores publicarem seus jogos adicionando recompensas bitcoin LN, desenvolvam NFTs de suas skins no jogo com acesso a um marketplace de NFTs;  tudo isso utilizando bitcoin como moeda nativa.  Já existem alguns jogos disponíveis na plataforma Elixir.

ZEBEDEE: Trabalha com o fornecimento de um conjunto de produtos que vão desde uma carteira LN focada especialmente para games (Zebedee wallet); o produto Infuse ZEBEDEE que foi utilizado para uma versão (servidor) do jogo CS: GO onde as transações e recompensas são recebidas em BTC através da Lightning; fornecimento de ferramentas (APIs) para os desenvolvedores introduzirem bitcoin através Lightning em seus jogos.

O serviço já é utilizado por alguns produtores de jogos; a ZEBEDEE também desenvolveu uma aplicação chamada Gamertag para fornecer micropagamentos de bitcoins entre jogadores (streamers) e o público através do livestreaming de qualquer plataforma de vídeos como Twitch, YouTube ou Facebbok.

A startup  também possui uma plataforma de torneios online focada em jogos, chamada Mintgox onde os participantes podem ganhar recompensas em satoshis (“sats”) e dar gorjetas a streamers; os eventos são realizados de forma mensal.

“Camada 3” com Lightning Network

Impervious: É uma infraestrutura acima do Bitcoin Lightning Network denominada como “camada 3” que através de um conjunto de APIs permite a criação de serviços de transmissão de dados P2P seguros e descentralizado como mensagens, VPNs, pagamentos e outros tipos de aplicações; o que essencialmente tornará cada node da Lightning um servidor e um cliente.

Este tipo de serviço contribui para criação de uma internet descentralizada que está sendo construída diante de nossos olhos.

Expandindo mais funções de Smart contracts na Lightning Network através do RGB Protocol: Em desenvolvimento pela LNP/BP Standards Association (empresa focada no desenvolvimento de camada 2 e 3 para rede Bitcoin), o protocolo RGB que se encontra em fase beta é um conjunto de protocolos para contratos inteligentes escalonáveis ​​e confidenciais para Lightning Network e Bitcoin DLC (Discrete log contracts).

O protocolo utiliza o conceito de propriedade privada e mútua, abstração e separação de interesses; é Turing-completo de computação distribuída sem confiança que não requer a introdução de “tokens” sendo assim o RGB não é um protocolo de token.

Embora a emissão e o gerenciamento de ativos programáveis ​​e privados de diferentes tipos sejam possíveis com RGB, e possam ser aplicados em diversos setores muito além do mundo financeiro.

Como um sistema de contrato inteligente, RGB é bastante diferente dos modelos existentes, tanto os baseados em Bitcoin (Colored coins, Counterparty, sidechains, OMNI) quanto outras blockchains (Ethereum, EOS e outras).

Todos os dados são mantidos fora da cadeia principal (blockchain do bitcoin) ou estado do canal de Lightning. Isso permite que o sistema opere no topo da Lightning Network sem nenhuma alteração nos protocolos LN e forneça uma base para um alto nível de escalabilidade e privacidade do protocolo.

Existem outros desenvolvimentos de produtos e serviços sendo desenvolvidos na Lightning, alguns em fase ainda bastante experimentais e alguns já “consolidados”, mas este artigo se delimitou a trazer algumas aplicações em grande destaque na comunidade.

A Lightning possui um futuro brilhante pela frente e muito ainda a ser feito criando casos de uso ainda nem pensados.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Alan Schramm
UX Designer; bitcoinheiro; Coautor do livro "Bitcoin Red Pill - O Renascimento, Moral, Material e Tecnológico"; Interesses por: filosofia libertária, economia austríaca, cultura digital, tecnologia e inovação.
Glaidson Acácio dos Santos em pronunciamento público sobre problemas da GAS Consultoria Bitcoin

Ministro Alexandre de Moraes nega habeas corpus ao “Faraó dos Bitcoins”

O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liberdade e manteve preso o "Faraó dos Bitcoins", Glaidson Acácio...

“Ethereum é uma aposta melhor que o Bitcoin”, diz maior banco dos EUA

Em um começo de semana que marcou uma recuperação no criptomercado, principalmente entre os top 10, o Bitcoin vem ganhando parte do valor perdido...
Opensea

Cartunista acusa plataformas NFT de censura política

O mercado de NFTs tem ficado cada vez mais popular, com a possibilidade de artistas criarem obras digitais, venderem com suas próprias regras e...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias