Anúncio

Maior alta do Bitcoin em 2017 foi causada por uma única pessoa, diz pesquisador

A Tether pode ter sido um grande motivo para a alta

-

Siga no
Tether manipula bitcoin
Tether manipula bitcoin

Dois renomados pesquisadores publicaram uma pesquisa que acusa a criptomoeda Tether (USDT) de causar sozinha a alta do Bitcoin em 2017. De acordo com a pesquisa publicada na Bloomberg, John Griffin e Amin Shams descobriram que uma única baleia (pessoa com grande quantidade de bitcoins) exerceu pressão suficiente para manipular o mercado.

Os professores afirmaram que o preço do bitcoin foi aumentado por uma única baleia e não por milhares de investidores. Além disso, eles afirmam que uma pessoa na corretora de criptomoedas Bitfinex também foi responsável por inflar o preço da moeda digital.

Anúncio

O estudo sobre a alta do Bitcoin foi publicado em 2018, mas agora foi atualizada com uma nova informação. De acordo com a última revelação, era um único investidor com poder de manipular os preços da moeda digital.

Os dois professores da Universidade do Texas e da Universidade Estadual de Ohio, publicaram o documento pela primeira vez em 2018, relatando que as manipulações desencadearam a alta. Griffin, em sua última entrevista, declarou:

“Nossos resultados sugerem que, em vez de milhares de investidores aumentarem o preço do Bitcoin, foi apenas uma pessoa. Daqui a alguns anos, as pessoas ficarão surpresas ao saber que os investidores entregaram bilhões a pessoas que eles não conheciam e que enfrentavam pouca supervisão. ”

De acordo com a atualização mais recente, uma pessoa da Bitfinex parece ter sido capaz de manipular os preços do bitcoin em alguns limites específicos.

Stuart Hoegner, conselheiro geral da Tether, refutou as alegações, afirmando que o estudo é “fundamentalmente falho”, pois se baseia em dados inadequados. Ele também reverte, dizendo que as alegações não têm valor e são uma tentativa de “parecer meio acadêmico para uma captura mercenária de dinheiro”.

Do ponto de vista da validade dos dados, como mencionado anteriormente, é impossível tirar uma conclusão sem passar pela análise dos dados. Mas de uma perspectiva lógica, há muito espaço para críticas.

A Tether pode ter sido um grande motivo para a alta, simplesmente porque era fácil chegar obter dólares digitais, qualquer pessoa do mundo. A mera existência de uma correlação não implica em causalidade.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
“Perdi a herança do meu pai em uma pirâmide financeira”, diz vendedora de MG

“Perdi a herança do meu pai em uma pirâmide financeira”, diz vendedora de MG

A vendedora Adriana Batista pegou a herança de seu pai, morto em 2016, no ano passado. Parte do dinheiro ela usou para pagar um...
Band Protocol

CoinMarketCap dará Band para usuários do site

Muitas pessoas que conhecem o mercado de criptomoedas têm medo de comprar esses ativos. Para isso, o CoinMarketCap, grande site que mostra a cotação...
Criptomoeda Ethereum

Startup Ethereum apoiada por Jay-Z e Will Smith inova

A Ethereum é a principal altcoin (moeda alternativa ao Bitcoin) em valor de mercado hoje. Com grande desenvolvimento empregado nesse ecossistema, uma startup que...