Maior alta do Bitcoin em 2017 foi causada por uma única pessoa, diz pesquisador

A Tether pode ter sido um grande motivo para a alta

Siga no
Tether manipula bitcoin
Tether manipula bitcoin

Dois renomados pesquisadores publicaram uma pesquisa que acusa a criptomoeda Tether (USDT) de causar sozinha a alta do Bitcoin em 2017. De acordo com a pesquisa publicada na Bloomberg, John Griffin e Amin Shams descobriram que uma única baleia (pessoa com grande quantidade de bitcoins) exerceu pressão suficiente para manipular o mercado.

Os professores afirmaram que o preço do bitcoin foi aumentado por uma única baleia e não por milhares de investidores. Além disso, eles afirmam que uma pessoa na corretora de criptomoedas Bitfinex também foi responsável por inflar o preço da moeda digital.

O estudo sobre a alta do Bitcoin foi publicado em 2018, mas agora foi atualizada com uma nova informação. De acordo com a última revelação, era um único investidor com poder de manipular os preços da moeda digital.

Os dois professores da Universidade do Texas e da Universidade Estadual de Ohio, publicaram o documento pela primeira vez em 2018, relatando que as manipulações desencadearam a alta. Griffin, em sua última entrevista, declarou:

“Nossos resultados sugerem que, em vez de milhares de investidores aumentarem o preço do Bitcoin, foi apenas uma pessoa. Daqui a alguns anos, as pessoas ficarão surpresas ao saber que os investidores entregaram bilhões a pessoas que eles não conheciam e que enfrentavam pouca supervisão. ”

De acordo com a atualização mais recente, uma pessoa da Bitfinex parece ter sido capaz de manipular os preços do bitcoin em alguns limites específicos.

Stuart Hoegner, conselheiro geral da Tether, refutou as alegações, afirmando que o estudo é “fundamentalmente falho”, pois se baseia em dados inadequados. Ele também reverte, dizendo que as alegações não têm valor e são uma tentativa de “parecer meio acadêmico para uma captura mercenária de dinheiro”.

Do ponto de vista da validade dos dados, como mencionado anteriormente, é impossível tirar uma conclusão sem passar pela análise dos dados. Mas de uma perspectiva lógica, há muito espaço para críticas.

A Tether pode ter sido um grande motivo para a alta, simplesmente porque era fácil chegar obter dólares digitais, qualquer pessoa do mundo. A mera existência de uma correlação não implica em causalidade.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...
Bandeira da Rússia amassada

Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias