Maior gestora do mercado fechará cinco ETPs de criptomoedas

Mercado de investidores de criptomoedas em bolsas de valores esfriaram interesse em produtos.

A maior gestora de ETPs de criptomoedas anunciou que vai fechar cinco produtos financeiros a investidores após a queda no interesse. Além disso, a 21Shares pretende cancelar um pedido de registro de outro produto que ainda seria lançado a investidores.

Com 38 ETPs de criptomoedas, a empresa é a maior do mundo, com produtos ligados ao Bitcoin, Ethereum e outras altcoins. Separados por temas, os produtos da gestora atendem investidores que procuram exposição ao DeFi, Metaverso, Pagamentos, Infraestrutura, entre outros mais.

De acordo com a Bloomberg, um porta-voz da empresa já confirmou o encerramento dos produtos. E o motivo não é uma grande surpresa assim para o mercado, sendo a explicação principal o desinteresse de investidores nos produtos.

Quais os produtos de ETPs de criptomoedas saem do mercado, com a gestora 21Shares recuando?

Com sede em Zug, na Suíça, o recuou da 21Shares pode mostrar preocupações de investidores de bolsa de valores com os recentes colapsos envolvendo o mercado de criptomoedas, principalmente com a queda de corretoras.

Mas no caso dos produtos da 21Shares, o interesse dos investidores vinha diminuindo antes mesmo da queda da FTX, por exemplo. Ou seja, há meses a gestora enfrentava uma menor demanda para seus produtos.

Com isso, a decisão de remover produtos, agora confirmada, leva a cinco produtos de ETPs de criptomoedas a menos no mercado. São eles: SPBTC, SPETH, DEFII, LAY1 e USDY.

Desde o seu lançamento, o SPBTC valorizou 15%, o SPETH deu ganhos de 8% e o USDY rendeu 2,09%. Contudo, o LAY1 caiu 19% e o DEFII desvalorizou 5,7%.

Todos os investidores têm até o próximo dia 6 de abril para encerrarem as negociações dos produtos, vendendo nas corretoras seus ativos.

Meios de investir em bitcoin sem comprar a moeda

Um ETP (Exchange Traded Product), assim como um ETF, é um produto listado em bolsa de valores. Por isso, seu preço oscila em tempo real quando o pregão da bolsa está em aberto.

No caso dos ETPs de criptomoedas, os mesmos são produtos financeiros que permitem aos investidores obter exposição a criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum e outras, sem precisar comprar e armazenar as moedas digitais diretamente.

Tais ETPs são estruturados como fundos de investimento que rastreiam o preço das criptomoedas subjacentes, geralmente através do uso de contratos futuros ou outros instrumentos financeiros.

Para investidores acostumados com o ambiente de bolsa de valores e interessados em aportar em criptomoedas, os ETPs podem se mostrar como formas acessíveis. No entanto, os ativos também costumam oscilar seus preços conforme o mercado, podendo ter alta volatilidade. Assim, antes de investir, investidores devem se preparar e estudar os produtos e o mercado.

Leia maisB3 lança curso sobre indústria de criptoativos com direito a certificado.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias