Onde o Bitcoin é Legal

Quantas pessoas usam bitcoin no mundo? É difícil dizer com precisão, mas alguns dados disponíveis na internet dão algumas pistas.

Alguns estudos apontam que existem aproximadamente 3 milhões de investidores de criptomoedas no Brasil, essa quantidade de usuários movimenta 4000 bitcoins por dia.

Vejamos agora alguns números globais

Usuários de Bitcoin

  • Quase 22 milhões de carteiras de bitcoin foram criadas no mundo.
  • Estima-se que 5% dos americanos tenham bitcoin.
  • Existem de 2,9 a 5,8 milhões de usuários de bitcoin ativos acordo com um estudo da Universidade de Cambridge.
  • A corretora líder de mercado, Coinbase, tem mais de 13 milhões de usuários .
  • Mercados emergentes muitas vezes não são considerados nas estatísticas – Estão na casa dos milhões .

Sobre os dados acima:

22 milhões de carteiras de Bitcoin

Atualmente existem quase 22 milhões de carteiras bitcoin de acordo com dados da  Bitinfocharts.com.

No entanto, a maioria dos usuários de bitcoin tem várias carteiras e usam vários endereços para aumentar sua privacidade financeira ao realizar transações em bitcoin.

Número de carteiras Bitcoin. Bitinfocharts.com
Número de carteiras Bitcoin. Bitinfocharts.com

Assim, o número de usuários ativos de bitcoin é provavelmente inferior a 22 milhões.

2,9 a 5,8 milhões de usuários ativos

Um estudo de 2017 realizado pela Cambridge Center for Alternative Finance sugere que “o número atual de usuários ativos únicos de carteiras de bitcoin é estimado entre 2,9 e 5,8 milhões.

É importante notar que este estudo se concentra em usuários ativos em oposição à bitcoin “hodlers”.

Isso nos dá uma visão sobre quantos indivíduos são usuários reais, em relação a apenas investidores que compram e deixam seus bitcoins guardados.

O estudo da Universidade de Cambridge coletou dados de mais de 100 empresas de criptomoeda em 38 países, uma taxa de 75% da indústria. Assim, podemos esperar que o número de usuários ativos seja  extremamente superior a estimativa do estudo.

13 milhões de usuários na Coinbase

O provedor de carteira e corretora de bitcoin mais popular do mundo,  Coinbase, tem mais de 13 milhões de usuários, o que sugere que o número de usuários de bitcoins está entre 13 milhões e 22 milhões.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

A Coinbase está disponível em 32 países e surgiu como uma carteira de bitcoin para novos usuários, seu número de base de usuários fornece uma melhor indicação de quantos usuários existem.

Dito isto, entre os países que não são atendidos pela Coinbase estão algumas das maiores economias de bitcoin, como China, Coréia do Sul e Japão. Além disso, nenhum usuário de bitcoin na América do Sul ou na África pode usar o serviço da empresa.

Existe um crescente número de usuários de bitcoin na Ásia, África e América do Sul que estão usando outros provedores de carteira, o número de usuários de bitcoins tem que ser muito maior do que os 13 milhões da Coinbase.

Crescimento de usuários de Bitcoin em mercados emergentes

Os volumes de negociação de Bitcoin da plataforma peer-to-peer LocalBitcoins sugerem que a adoção de bitcoin está em ascensão em países sul-americanos, como Venezuela , Brasil e Colômbia , assim como na África à medida que mais e mais jovens africanos entram no movimento das criptomoedas como forma de gerar renda.

Na África do Sul, “o número de novos usuários negociando bitcoin através da eToro aumentou 671% de janeiro até o final de novembro do ano passado em relação ao mesmo período de 2016, mais do que o crescimento total de 574%”, segundo o analista da eToro, Mati Greenspan.

Além disso, três nações africanas – África do Sul, Gana e Nigéria – estão entre os cinco principais países a pesquisar a palavra bitcoin de acordo com os dados do Google Trends .

Quantas pessoas usam Bitcoin?

Em razão dos dados limitados e da impossibilidade de determinar com precisão o número de usuários de bitcoin em todo o mundo, é possível estimar que existem cerca de 20 milhões de usuários de bitcoin no mundo.

Podemos supor que o número de usuários de bitcoin fora dos 32 países que a Coinbase presta serviços é de vários milhões – especialmente porque as principais economias de bitcoin na Ásia não estão incluídas.

Assim, 20 milhões de usuários de bitcoin globalmente podem ser considerados como uma estimativa justa.

A maioria desses usuários são investidores que compram bitcoin e guardam esperando  um potencial aumento futuro de preços da moeda digital.

Em termos de usuários reais no dia a dia usando a moeda, o número será muito menor.

Utilizando Bitcoin vs. Outros métodos de pagamento

Embora a popularidade do bitcoin tenha aumentado em 2017, o número real de usuários de bitcoin no mundo ainda é bastante pequeno em comparação com os usuários de outros sistemas de pagamento, como Paypal ou cartões de crédito.

Enquanto os usuários ativos de bitcoin são estimados em 5,8 milhões, o PayPal possui 235 milhões de usuários ativos, a Mastercard tem 35,7 milhões de usuários americanos e outros 604 milhões de usuários ativos internacionais, a Visa conta com 336 milhões de usuários americanos e outros 736 milhões de usuários no mundo.

Conclusões

A popularidade do bitcoin está se expandindo em todo o mundo, o que significa que essa moeda digital provavelmente está aqui para ficar.


Fonte: https://www.bitcoinmarketjournal.com/how-many-people-use-bitcoin/

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis!