Notícias

Mais maluca que a era das pontocom, diz Charlie Munger sobre criptomoedas

Share

Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway, voltou a criticar o Bitcoin e as criptomoedas nesta sexta-feira (2) durante a conferência Sohn Hearts and Minds. Segundo o bilionário, ele gostaria que as criptomoedas sequer existissem.

Esta não é a primeira vez que Munger ataca o Bitcoin, durante entrevista à CNBC em 2018, ele afirmou que o Bitcoin era um ouro artificial sem valor e que não era algo que o mundo precisava. Na ocasião, sua fala foi concordada por Warren Buffett e Bill Gates, que também estavam participando do programa.

Além de negar o valor do Bitcoin, e outras criptomoedas, ele também declarou que os EUA deveria tomar uma postura igual a da China e apenas banir as criptomoedas como um todo, deixando os cidadãos sem nenhuma liberdade de escolha.

Bitcoin é ruim para as pessoas

Três anos após declarar que o Bitcoin não possuia valor, Munger voltou criticar as criptomoedas, indo mais além do que o BTC e referindo-se a todo setor ao dizer que é uma era mais louca do que a do pontocom, que ocorreu no final dos anos 90.

“Acho que o boom das pontocom foi mais louco em termos de valuations do que o que temos agora. Mas, no geral, considero esta era ainda mais maluca do que a era pontocom”

Com 97 anos de idade, embora Munger tenha vivenciado o padrão ouro e o abandono do mesmo em 1971, o bilionário parece se esforçar para acreditar que o Bitcoin não seja algo bom para os indivíduos.

“Quero ganhar meu dinheiro vendendo às pessoas coisas que são boas para elas, não coisas que são ruins para elas”

O fato é que enquanto Munger se protege da inflação ao investir em empresas, a grande maioria da sociedade ainda sofre com a desvalorização do seu dinheiro. Este efeito causado pelo controle estatal sobre as suas moedas, que financiam guerras, por exemplo, é que são ruins para as pessoas.

Tem que mandar no povo, igual a China

Munger não apenas não concorda que o Bitcoin não possui valor como também acredita que o governo dos EUA deveria banir o BTC e todas as outras criptomoedas, assim como a China fez.

“Eu acho que os chineses tomaram a decisão correta, que é simplesmente banir [as criptomoedas]. Meu país tomou a decisão errada”

Ou seja, além de não entender que o Bitcoin não pode ser banido, visto que chineses continuam usando BTC, a sua fala também prova que o Bitcoin é algo bom para a sociedade já que ele consegue tornar o indivíduo livre em termos financeiros.

“Eu nunca vou comprar uma criptomoeda. Eu gostaria que eles nunca tivessem sido inventados”

Por fim, embora ninguém seja obrigado a comprar, aceitar ou usar criptomoedas, o bilionário afirma que gostaria que elas nunca tivessem sido criadas. Todavia, é importante lembrar que não precisamos convencer estas gerações a investir em BTC, esta é uma tecnologia que será mais usada pelas próximas gerações.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK