“Malásia deve adotar o Bitcoin como moeda”, diz vice-ministro

Países que sinalizaram uma posição positiva à ideia das CBDCs dificilmente adotaram o Bitcoin da mesma forma que El Salvador fez. Com isso, a Malásia dificilmente terá o Bitcoin como moeda de curso legal tão cedo.

Após El Salvador ter anunciado o Bitcoin como moeda reconhecida no país e ter chamado a atenção de muitos para a possibilidade da criptomoeda como parte integrante do sistema financeiro, outros países consideraram a possibilidade de adotar o bitcoin da mesma maneira, na Malásia há até mesmo o interesse desse tipo de adoção por parte de nomes importantes na política.

De acordo com a Bloomberg o vice-ministro das Comunicações e Mídias da Malásia, Zahidi Zainul acredita que o país deve adotar o Bitcoin como moeda legal no futuro, para ajudar a fortalecer a economia e saúde financeira da Malásia

“Espero que o governo nos permita fazer isso.”, disse ele durante uma resposta a um membro da oposição no parlamento nesta segunda-feira.

Zainul e o Ministério de Comunicações e Mídia da Malásia são responsáveis por administrar e supervisionar setores de comunicação e transmissões digitais, recentemente o ministério vem dando foco na distribuição e criação de redes móveis 5G para atrair mais investimentos na indústria de tecnologia do país.

Já a parte financeira, como é de se imaginar, fica por conta do Ministério das Finanças, mas outros setores possuem certa influência em decisões do mercado digital, como é o caso do Ministério de Habitação.

Apesar disso, o vice-ministro não deixou claro qual é o envolvimento do ministério em assuntos relacionados a ativos digitai e não se sabe o quanto a sua vontade de que o governo adote o Bitcoin como moeda de curso legal é realmente impactante para a sua decisão.

A Malásia nunca deu muitos sinais de que poderia estar interessada na adoção do Bitcoin, no entanto, já demonstrou o interesse em CBDCs.

Malásia pode adotar CBDCs no futuro

Em setembro de 2021 o Banco de Transações Internacionais da Malásia anunciou que estava trabalhando em pesquisas e conceitos para estudar a possibilidade da adoção de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC) no futuro, caso fosse necessário.

Esses recentes estudos tinham como objetivo melhorar capacidades técnicas do sistema financeiro do país para a emissão de uma moeda digital em um futuro próximo, caso seja necessário começar a atuar com esses ativos digitais centralizados.

Países que sinalizaram uma posição positiva à ideia das CBDCs dificilmente adotaram o Bitcoin da mesma forma que El Salvador fez. Com isso, a Malásia dificilmente terá o Bitcoin como moeda de curso legal tão cedo.

Ainda assim, é inegável que ter políticos pedindo para que o Bitcoin se torne uma moeda reconhecida por um país demonstra o quanto o criptomercado cresceu nos últimos anos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias