Mercado Bitcoin consegue registro de sua marca após luta na justiça

Corretora ainda não havia conseguido oficializar sua marca no Brasil, com INPI negando pedido desde 2018.

Siga no
Mercado Bitcoin
Mercado Bitcoin

A corretora Mercado Bitcoin conseguiu uma decisão favorável na justiça para seu registro de marca. Desde 2016, quando a primeira solicitação junto ao INPI foi feita, nenhum pedido foi aceito.

Como a marca do Mercado Bitcoin tem a imagem da moeda digital, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial negou o registro em 2018. Na ocasião, o INPI afirmou que aprovar a marca da empresa estaria impossibilitada pelo inciso VI, do Artigo de número 124 da Lei da Propriedade Industrial.

A marca é constituida por MERCADO BITCOIN sem suficiente forma distintiva, irregistrável de acordo com o inciso VI do Art 124 da LPI. Art. 124 – Não são registráveis como marca: VI – sinal de caráter genérico, necessário, comum, vulgar ou simplesmente descritivo, quando tiver relação com o produto ou serviço a distinguir, ou aquele empregado comumente para designar uma característica do produto ou serviço , quanto à natureza, nacionalidade, peso, valor, qualidade e época de produção ou de prestação do serviço, salvo quando revestidos de suficiente forma distintiva“.

Em 2020 o Mercado Bitcoin acabou recorrendo na justiça para reaver o direito de usar sua marca, pedindo que o INPI reconhecesse seu registro.

Após ação na justiça, Mercado Bitcoin consegue seu registro formal no INPI

Após um ano, com a ação já transitada em julgado, o juiz deferiu o pedido do Mercado Bitcoin e notificou o órgão publico brasileiro que cuida de patentes. Assim, nesta terça-feira (22), o INPI publicou em sua Revista de Propriedade Intelectual (RPI 2633), que o registro da corretora foi aceito.

Em nota ao Livecoins, a corretora Mercado Bitcoin informou que em breve terá finalmente o seu registro definitivo.

“No ano passado, a empresa ingressou com uma ação e recebeu a sentença favorável, anulando o ato administrativo que negava a primeira solicitação, de 2016, e deferindo o registro específico. A decisão judicial já foi incluída nos registros do INPI, o órgão deverá publicar o registro definitivo em breve.”

Vale o destaque que, o INPI costuma negar os pedidos de registos que utilizam o nome ou imagem do Bitcoin, sendo essa uma decisão importante para empresas do mercado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

O Ethos de um Bitcoinheiro

Desde que eu caí na toca do coelho, algo sempre chamou a minha atenção: como os bitcoinheiros possuem um ethos próprio bastante particular. Primeiro,...
Moedas físicas de Bitcoin em várias cores

Fundo de Investimentos em Cingapura anuncia compra de Bitcoin “físico”

Um fundo de investimentos baseado em Cingapura anunciou uma nova compra de Bitcoin "físico", o que causou surpresa no mercado local. O setor financeiro tradicional...
Jogador do Flamengo Gabriel Barbosa

Token do Flamengo despenca após derrota para o Palmeiras na Libertadores

Nas últimas 24 horas, o fan token do Flamengo despencou mais de 27%, após o clube ser derrotado pelo Palmeiras na final da Copa...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias