Samy Dana alertou para os riscos de investir em criptomoedas em 2018. Imagem: Reprodução Youtube

O mercado de criptomoedas registrou uma queda significativa esta semana, aproximadamente US $ 20 bilhões em valor de mercado foi perdido.

Hoje, o site Coinlib mostra o Bitcoin com perdas de 4,26%, Ethereum com queda de 9%, e XRP com queda de 9,95%.

Todas as principais criptomoedas listadas na primeira página do site tiveram perdas de até 17% nos últimos 7 dias.

Capitalização de mercado criptomoedas 2018. Fonte: Coinlib
Mercado criptomoedas 2018. Fonte: Coinlib

No mês passado, a Bloomberg informou que o mercado de criptomoedas perdeu 80% em valor de mercado desde a maior alta em dezembro de 2017. Essa perda superou a queda de 78% do índice Nasdaq após o estouro da bolha pontocom no ano 2000.

Em janeiro de 2018 o mercado total de criptomoedas possuia US $ 822 bilhões, hoje, no momento da redação do artigo o mercado tem US $ 198 bilhões.

Capitalização de mercado criptomoedas 2018. Fonte: Coinlib
Capitalização de mercado criptomoedas 2018. Fonte: Coinlib

O analista de mercado, Neil Wilson, alertou que “as criptomoedas são uma bolha massiva e especulativa como muitos de nós alertamos”. Ao longo do ano passado, vários analistas emitiram alertas semelhantes, dizendo que o mercado de criptomoedas poderia estar caminhando para uma implosão iminente.

Ainda em 2017 no Brasil, o economista Samy Dana, âncora do programa Conta Corrente (Globo News), e colunista de finanças pessoais no G1 explicou os riscos de investir em criptomoedas e alertou para uma provavel bolha.

Quando o Bitcoin começou a perder valor de fato em 2018, Samy veio as redes sociais para relembrar o aviso que havia dado e que estava certo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou recentemente um relatório contendo uma advertência para os investidores:

_______

“O rápido crescimento das criptomoedas pode criar novas vulnerabilidades no sistema financeiro internacional”. FMI

No ano passado reguladores americanos como a Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos ), começaram ( lentamente ) a reprimir suspeitos de fraudes no mercado de criptomoedas.

Cameron e Tyler Winklevoss, os irmãos gêmeos que já processaram o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, antes de investir pesadamente em criptomoedas, tiveram uma proposta de criar o primeiro fundo negociado em bolsas de bitcoin recusados pela SEC no início deste ano.

Os reguladores que revisaram a proposta dos irmãos Winklevoss estavam preocupados com o fato do bitcoin ser suscetível a fraudes e manipulação de mercado.

O ciclo de altas e baixas das criptomoedas não é novidade, investidores experientes tendem a “permanecer otimistas sobre o potencial de longo prazo do mercado”.

O principal argumento é que qualquer um que tivesse comprado anos atrás, quando os preços estavam muito baixos, ainda teria lucros imensos.

Uma rápida pesquisa em posts no Reddit indicam que algumas pessoas estão culpando o mercado de ações. Outros apontam para manipulação deliberada de uma “baleia” que controla 40% de todos os bitcoins, ou apenas uma “narrativa sensacionalista” da mídia.

É claro que é possível que essa queda seja um alerta, mas este mercado já viu quedas maiores e se recuperou!