As plataformas brasileiras Mercado Pago (banco digital do Mercado Livre) e o Nubank suspenderam nesta sexta-feira (6) os saques e depósitos de criptomoedas para todos os seus clientes.
A situação ocorre com rumor de um ataque hacker no serviço que faz a custódia para ambas, que é a Paxos.
Apuração do Livecoins, contudo, não encontrou relatos divulgados pela Paxos até o fechamento desta matéria, que segue em atualização.
Situação no Nubank chama atenção da comunidade de investidores em criptomoedas
No caso do Nubank, investidores que acessam o aplicativo conseguem movimentar suas contas tradicionais, mas o problema acontece com quem tenta sacar ou depositar criptomoedas.
De acordo com publicação do Paradigma Education, uma casa de análises brasileira, a situação ocorre após um ataque hacker no provedor. A empresa em questão, a Paxos, ainda não se manifestou em público.
De qualquer forma, os clientes que operam criptomoedas não conseguem nem sacar e nem depositar valores em cripto, apenas em Pix, que segue normal. Além disso, simulação do Livecoins apurou que a compra e venda de criptomoedas segue liberada, mostrando que apenas os saques e depósitos seguem afetados.
AGORA: NuBank congela saques e recebimentos de cripto após ataque hacker no provedor do serviço 🔥 https://t.co/TFlxRmw9bG
— Paradigma Education (@ParadigmaEdu) November 6, 2026
Mercado Pago também opera com instabilidade em mensagem a clientes
Ao acessar o aplicativo na parte de criptomoedas, os investidores do Mercado Pago também não conseguem realizar saques e nem depósitos, com uma mensagem que aparece.
“Devido a instabilidades no sistema, não é possível fazer transferências de criptomoedas neste momento. Seus depósitos serão creditados com atraso. Estamos trabalhando para resolver”, diz a nota.

Ainda não está claro o que afetou o serviço da Paxos nesta sexta-feira e deixou os clientes de duas grandes instituições bancárias brasileiras sem acesso às suas criptomoedas.
Página de status da Paxos mostra que problema com depósitos no dia 4 de novembro já foi resolvido
A Paxos mantém em seu sistema uma página em que mostra os problemas históricos na sua plataforma e qual o status atual de cada situação. Nesta sexta-feira (6), por exemplo, não há nenhum registro de incidente, assim como não havia na quinta-feira (5).
Contudo, na quarta-feira (4) a Paxos disse ter resolvido um problema com depósitos, que já se normalizaram.
Resolvido – A correção para este problema foi implementada e todos os depósitos estão operacionais agora. Todos os depósitos que estavam atrasados foram processados. – diz página da Paxos.

O Livecoins acompanha a situação e procurou as empresas brasileiras para comentários.