Mercado Pago libera compra de Bitcoin a partir de R$ 1,00

Três opções para clientes: comprar, guardar e vender, transferir e comprar com Bitcoin ainda não.

Aplicativo do Mercado Pago
Aplicativo do Mercado Pago

O Mercado Livre, a partir de seu aplicativo Mercado Pago, liberou nesta quinta-feira (2) a compra de Bitcoin, Ethereum e USDP para seus usuários.

Para colocar essa solução em funcionamento, o Mercado Pago contará com a ajuda da empresa Paxos, norte-americana e regulamentada que dá confiança para que a operação seja realizada.

A expectativa é de que cerca de 20 milhões de usuários possam comprar Bitcoin com a solução nas próximas semanas, segundo Tulio Oliveira, VP do Mercado Pago no Brasil.

Como vai funcionar a compra e venda de Bitcoin no Mercado Pago?

Nesta quinta-feira (2), o Mercado Pago explicou mais sobre seu processo de disponibilizar o Bitcoin para seus clientes. Para isso, a empresa disse que a proposta de valor envolve seis passos, que são Transparência, Simplicidade, Confiança, Futuro, Educação e Inclusão.

Para a inclusão, o Mercado Pago acredita que disponibilizar a compra de Bitcoin a partir de R$ 1,00 poderá levar mais pessoas a testar esse setor, que é promissor para o futuro.

Segundo a empresa, a nova aquisição de criptomoedas na plataforma será simples, feita com apenas três passos.

Experiência de compra de Bitcoin no Mercado Pago
Experiência de compra de Bitcoin no Mercado Pago /Divulgação
Experiência de compra de Bitcoin no Mercado Pago
Experiência de compra de Bitcoin no Mercado Pago, últimas telas /Divulgação

Para manter o pilar de simplicidade, o Mercado Pago também colocou a disposição a venda de uma forma muito simples, em poucos passos.

Experiência de venda de Bitcoin no Mercado Pago
Experiência de venda de Bitcoin no Mercado Pago /Divulgação
Experiência de venda de Bitcoin no Mercado Pago
Experiência de venda de Bitcoin no Mercado Pago, tela final /Divulgação

Tulio lembrou que essas transações terão um custo de 2% nas conversões, percentual que estará sempre claro ao cliente e não oculto, como fazem algumas plataformas do setor.

Caso o cliente precise de ajuda, o suporte do Mercado Pago estará sempre presente durante essas transações.

Entrei no aplicativo do Mercado Pago e não vi a opção “Cripto”, o que fazer?

Caso um usuário entre no aplicativo e não veja a opção “Cripto”, ela deve aguardar até que a opção apareça, chegando gradualmente a todos os clientes até o final de dezembro. Lembrando que os clientes do Mercado Pago poderão comprar Bitcoin, Ethereum e Dólar Paxos e guardar essas moedas na própria carteira do aplicativo.

As opções de comprar com esse saldo de criptomoedas no Mercado Livre, ou mesmo sacar para outras carteiras, ainda não estão disponíveis. Mesmo assim, o Presidente Fintech do Mercado Livre, Osvaldo Gimenez lembrou que no futuro essas opções deverão chegar na plataforma, que dá hoje mais um passo no setor.

Osvaldo lembrou que o Mercado Livre já comprou Bitcoin em 2021 como reserva de valor e gradualmente vai caminhando neste mercado. Iniciativas educacionais no setor também estão sendo planejadas pela empresa, que espera colocar aos brasileiros mais uma porta de entrada regulada ao setor.

Em explicação sobre a relação do Mercado Pago com reguladores, Tulio Oliveira lembrou que a solução é um banco digital e está de olho em todas as determinações da CVM, Banco Central e Receita Federal. Mesmo assim, não serão feitos reports para a receita diretamente, cabendo aos usuários do serviço essa tarefa.

Tulio lembrou que a Paxos será a empresa a intermediar as transações com criptomoedas, empresa que já atende ao PayPal e Facebook nos Estados Unidos e atende a todas as regras daquele país.

Porque Brasil e não Argentina?

Com sede na Argentina, o Mercado Pago ainda não confirma se deverá colocar a compra de Bitcoin disponível naquele ou em outros países da região neste momento.

Assim, o executivo Osvaldo Gimenez lembrou que a compra de Bitcoin no Mercado Pago chegou antes ao Brasil por ser o principal país do banco digital, contendo a maior base de clientes.

Além disso, o Mercado Pago identificou que no Brasil há mais investidores de criptomoedas que de ações na bolsa. A empresa destacou também em sua apresentação da solução em um evento fechado à imprensa que está de olho na América Latina, um mercado promissor para as criptomoedas, principalmente como proteção contra a inflação que assola a população local.

Oportunidades de criptomoedas do Mercado Pago
Oportunidades de criptomoedas do Mercado Pago /Divulgação

O Mercado Pago não descarta o suporte a outros ativos de investimentos no futuro, sendo que a conta dos usuários já rende 100% do CDI e as criptomoedas são a segunda opção.

Questionados se acontecerão listagens de outras criptomoedas no futuro, representantes da empresa disseram que ainda avaliam o setor com calma e se acharem oportuno isso pode acontecer.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias