México pode ser obrigado a emitir moeda digital

Siga no

De acordo com um especialista financeiro do Citigroup, o Banco Central do México (Banxico) pode se ver obrigado a emitir sua própria moeda digital.

Segundo o economista sênior do Citigroup, Sergio Kurczyn, a aparente indiferença do banco central mexicano em relação as CBDCs pode atrapalhar o sistema financeiro do país, especialmente se parte do sistema de pagamentos mexicanos forem “invadidos” por moedas digitais estrangeiras.

Para ele, o banco central do país ficará em desvantagem, principalmente se essas moedas digitais forem fáceis de utilizar em transações.

Em uma entrevista para o Business Insider Mexico, Kurczyn explicou que preparou um relatório sobre a necessidade da emissão de uma CBDC no México.

Segundo ele, há uma grande possibilidade do lançamento de uma versão digital do peso a “médio ou longo prazo”.

O sucesso do Bitcoin e das stablecoins globais pode ter deixado os bancos centrais em todo o mundo assustados. Porém o economista do Citigroup alertou que ganhar tempo em relação ao lançamento de suas próprias moedas digitais tem os prós e os contras.

“Há vantagens em não ser o primeiro [a lançar uma CBDC]. Os dilemas apresentados por uma decisão de emitir uma CBDC são múltiplos e complexos e você pode aprender com a experiência de outros países. Mas atrasar […] também pode sair caro.”

O economista também falou que o Banxico deve desenvolver sua própria análise sobre a moeda digital; bem como assumir a liderança necessária para analisar as mudanças no sistema financeiro.

“Um dos motivos pelos quais os bancos centrais aceleraram suas reflexões nos últimos anos, é que algo que parecia estranho ou extravagante como as criptomoedas e em particular o Bitcoin, com a presença do projeto Libra Facebook, essa tecnologia começou para se tornar relevante”, disse.

O que realmente são CBDCs (Moedas digitais de bancos centrais)?

É um novo tipo de moeda lançada por governos através de seus bancos centrais. Vale destacar que a nova moeda ainda está dando seus primeiros passos e a maioria dos países ainda não tiraram essa ideia do papel.

Alguns poucos países em todo o mundo estão realmente implementando a ideia. Países como a China e Coréia do Sul já terminaram uma primeira fase de testes e já se preparam para uma fase de testes ainda maior. Contudo, as CBDCs ainda não foram utilizadas em grande escala, como a maioria das criptomoedas.

Apesar das moedas digitais dos bancos centrais serem digitais, semelhante as criptomoedas, na verdade elas possuem uma tecnologia diferente, elas usam uma tecnologia chamada distributed ledger technology (DLT).

A diferença é que afim de continuarem controlando o dinheiro, as instituições bancárias precisam ter registros financeiros, eles precisam de informações de quanto e quantas transações uma pessoa fez.

Com a CBDCs não haveria mais um banco de dados central com os registros financeiros dos cidadãos, mas com uma DLT cada instituição bancaria teria seus registros, porém sendo gerenciada pelo banco central do país.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

Robert Kiyosaki faz nova previsão sobre Bitcoin e diz que maior crash da história...

Robert Kiyosaki, o autor do Best Seller de finanças pessoais Pai Rico Pai Pobre, fez uma nova previsão sobre o preço do Bitcoin e...
Comissão Oficial do Bitcoin em El Salvador causa polêmica

“Comissão Oficial do Bitcoin” em El Salvador causa revolta na comunidade

Muitas coisas estão acontecendo em El Salvador desde que o país da América Central decidiu adotar o Bitcoin como moeda de curso legal. Recentemente...
Real-inflação (imagem: SHutterstock)

Inflação batendo as portas, como se proteger?

A inflação é totalmente sem educação, entra em nossas casas sem permissão ou aviso prévio e fica por um bom tempo morando conosco. É...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias