Microsoft apresenta projeto para proteger Real digital de computação quântica

Em evento do Real digital promovido pelo Banco Central do Brasil, representante da Microsoft apresentou o conceito de computação confidencial que pode ter integração com blockchain testada.

Durante um evento promovido pelo Banco Central do Brasil, um representante da Microsoft no país apresentou uma solução que pode ajudar proteger o Real digital de futuros ataques de computação quântica.

Em sua apresentação, João Paulo Aragão Pereira, um dos cinco autores de um artigo sobre o tema, apresentou os conceitos de uma solução criada pela própria Microsoft. Ele explicou que o foco de sua apresentação seria apenas na segurança.

Aragão destacou que o Banco Central do Brasil está com uma agenda de desenvolvimento da CBDC acelerada, que ele acredita ser mais veloz que de outros países. Além disso, indicou que a solução brasileira está a caminho de se tornar uma referência mundial.

Microsoft apresenta soluções que podem melhorar o Real digital, inclusive na defesa de ataques de computação quântica

O Real digital pode começar testes com a chamada computação confidencial para melhorar a segurança e privacidade de sua solução, sugeriu um artigo da Microsoft Brasil apresentado durante o “Workshop A tokenização das finanças: dos criptoativos às moedas digitais de bancos centrais”. O evento ocorreu na sede do BCB, na última terça-feira (16).

De acordo com o representante da Microsoft, a nova solução tornaria a futura moeda brasileira muito mais segura. A gigante multinacional de tecnologia estuda a computação confidencial há alguns anos, e um artigo recente em seu site explica em detalhes as vantagens da tecnologia.

Uma aplicação segura para a computação confidencial, imaginada pelos autores do artigo, envolve um Atomic Swap entre CBDCs de diferentes países. Como exemplo, ele imaginou um cenário de troca entre uma moeda digital do Brasil e da Colômbia, que com o ambiente sugerido, seria muito mais segura.

Troca atômica de CBDCs entre Brasil e Colômbia
Troca atômica de CBDCs entre Brasil e Colômbia/Reprodução.

O Workshop promovido pelo BCB durou todo o dia e debateu sobre vários aspectos de segurança e inovação do Real digital. Aos interessados, o evento segue disponível no YouTube do BCB.

Computação quântica é uma ameaça imediata a CBDCs?

A computação quântica tem o potencial de impactar a segurança de muitos sistemas criptográficos existentes, incluindo as Moedas Digitais de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês). No entanto, é importante ressaltar que, atualmente, a computação quântica está em estágios iniciais de desenvolvimento e implementação prática.

Os computadores quânticos capazes de quebrar algoritmos criptográficos amplamente utilizados ainda não são uma realidade. De qualquer forma, a segurança das CBDCs e de outros sistemas criptográficos é baseada em algoritmos que são considerados seguros em computadores clássicos.

Para mitigar esse potencial problema, está em andamento uma área de pesquisa chamada criptografia pós-quântica. No contexto das CBDCs, os projetos estão cientes dessas preocupações de segurança e estão considerando a necessidade de proteção pós-quântica.

Não só no Brasil, bancos centrais estão explorando soluções criptográficas que possam resistir a ataques realizados por computadores quânticos no futuro. Por fim, a apresentação da Microsoft mostrou que um estudo de viabilidade para resistência a computação quântica está disponível, assim como já foi feito com o Pix no passado.

João Paulo sugeriu testes com os algoritmos CRYSTALS-Dilithium, FALCON e SPHINCS+, para estudar a resistência quântica do Real digital no futuro. Todos os algoritmos possuem validações de acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, conhecido como NIST.

Algoritmos PQC para defesa do Real digital que podem ter testes de usabilidade pela Microsoft
Algoritmos PQC para defesa do Real digital que podem ter testes de usabilidade pela Microsoft/Reprodução.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias