Mineração de criptomoedas salva da demolição usina hidrelétrica de 110 anos

A nova usina é que vai fornecer energia renovável para o centro de dados do novo empreendimento de mineração de criptomoedas.

Siga no
Barragem da usina, Missouri, Montana. Créditos: Creative Commons - Wikipedia

A mineração de criptomoedas vai salvar da demolição uma usina de energia dos Estados Unidos que tem 110 anos e valor histórico. A Old Rainbow parou suas atividades em 2013 e, desde então, não se sabia o que fazer com ela.

O plano era destruí-la, mas os habitantes de Montana, onde a usina está instalada, não queriam que o prédio fosse demolido por causa do seu valor histórico e cultural para a sociedade local.

A solução veio com uma autorização da Comissão Federal de Regulamentação de Energia (FERC) para transformar a Old Raibow em uma fazenda de mineração de criptomoedas.

Os documentos encaminhados a FERC com a proposta da nova atividade dizem que, a princípio, as máquinas vão ficar em apenas uma parte do edifício, mas a medida que o empreendimento se mostrar lucrativo, os equipamentos serão expandidos.

“Construídas entre 1908 e 1910, as instalações hidrelétricas deram uma grande contribuição ao desenvolvimento da indústria de mineração de Montana e à eletrificação de suas ferrovias. No final de 1800, a produção de cobre era a principal força industrial em Montana, e sua expansão dependia de eletricidade ampla e barata.”

A ideia é que se tenha funcionários trabalhando na usina 24 horas por dia, nos 365 dias do ano fazendo a mineração. Na proposta apresentada a FERC está descrito também que com a novidade o prédio ficará praticamente inalterado e o caráter histórico do edifício vai ser mantido.

O drama da demolição da usina começou em 2009 quando uma nova hidroelétrica foi construída um pouco abaixo do rio em que a Old Raibow usava para buscar energia e próximo de onde ela estava instalada.

Esse novo empreendimento ficou responsável pelo fornecimento de energia elétrica. Por causa disso, a FERC pediu que os donos da Old Raibow achassem um novo uso para ela e a fazenda de mineração foi a solução. A nova usina é que vai fornecer energia renovável para o centro de dados do novo empreendimento de mineração de criptomoedas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Natália Oliveira
Jornalista desde 2011. Já atuou em grandes mídias de Minas Gerais. Tem interesse por tecnologia e economia.
Universidad Americana Imagem: Divulgação

Universidade privada do Paraguai vai aceitar pagamentos em Bitcoin e Ethereum

A Universidade Americana do Paraguai vai começar aceitar pagamentos em criptomoedas a partir de agosto, os alunos poderão pagar por cursos e graduação com...
Mulher usa ATM do Santander no Reino Unido

Santander testa ferramenta para rastrear criptomoedas

O Santander quer entender como os seus clientes usam as criptomoedas em simultâneo as contas correntes. Para isso, o banco testou uma ferramenta da...
john mcaffe

Suicídio de John McAfee em prisão na Espanha levanta suspeitas

John McAfee, fundador da empresa de tecnologia McAfee, foi encontrado morto na tarde de hoje (23) na cadeia espanhola de Brians 2, localizada em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias