Mineração de criptomoedas salva da demolição usina hidrelétrica de 110 anos

A nova usina é que vai fornecer energia renovável para o centro de dados do novo empreendimento de mineração de criptomoedas.

Siga no
Barragem da usina, Missouri, Montana. Créditos: Creative Commons - Wikipedia

A mineração de criptomoedas vai salvar da demolição uma usina de energia dos Estados Unidos que tem 110 anos e valor histórico. A Old Rainbow parou suas atividades em 2013 e, desde então, não se sabia o que fazer com ela.

O plano era destruí-la, mas os habitantes de Montana, onde a usina está instalada, não queriam que o prédio fosse demolido por causa do seu valor histórico e cultural para a sociedade local.

A solução veio com uma autorização da Comissão Federal de Regulamentação de Energia (FERC) para transformar a Old Raibow em uma fazenda de mineração de criptomoedas.

Os documentos encaminhados a FERC com a proposta da nova atividade dizem que, a princípio, as máquinas vão ficar em apenas uma parte do edifício, mas a medida que o empreendimento se mostrar lucrativo, os equipamentos serão expandidos.

“Construídas entre 1908 e 1910, as instalações hidrelétricas deram uma grande contribuição ao desenvolvimento da indústria de mineração de Montana e à eletrificação de suas ferrovias. No final de 1800, a produção de cobre era a principal força industrial em Montana, e sua expansão dependia de eletricidade ampla e barata.”

A ideia é que se tenha funcionários trabalhando na usina 24 horas por dia, nos 365 dias do ano fazendo a mineração. Na proposta apresentada a FERC está descrito também que com a novidade o prédio ficará praticamente inalterado e o caráter histórico do edifício vai ser mantido.

O drama da demolição da usina começou em 2009 quando uma nova hidroelétrica foi construída um pouco abaixo do rio em que a Old Raibow usava para buscar energia e próximo de onde ela estava instalada.

Esse novo empreendimento ficou responsável pelo fornecimento de energia elétrica. Por causa disso, a FERC pediu que os donos da Old Raibow achassem um novo uso para ela e a fazenda de mineração foi a solução. A nova usina é que vai fornecer energia renovável para o centro de dados do novo empreendimento de mineração de criptomoedas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Natália Oliveira
Jornalista desde 2011. Já atuou em grandes mídias de Minas Gerais. Tem interesse por tecnologia e economia.
Bitcoin pegando fogo e bandeira da China

Maior pool de mineração de Bitcoin bane chineses

Nesta segunda, a maior pool de mineração de Bitcoin baniu os mineradores chineses, mostrando que a comunidade deverá acatar a determinação do governo chinês. Na...

“Bitcoin é perigoso e não pode ser reserva de valor”, diz analista do Deutsche...

Uma analista do Deutsche Bank, chamada Marion Labor, falou sobre os perigos do uso das criptomoedas, principalmente o Bitcoin, como uma moeda legal. As...
Cadeado destravado e Bitcoin em caso de baixa segurança dos dados corretoras

ABCripto alerta sobre transações da Gas Consultoria e “Faraó dos bitcoins”

Fruto da colaboração de várias empresas do mercado de criptomoedas brasileiras, a ABCripto emitiu um alerta para as transações feitas pela Gas Consultoria e...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias