Mineração volta a ter nova demanda com aumento do preço do Bitcoin

No Vietnã houve uma explosão na procura por equipamentos.

Siga no
Placas de mineração de criptomoedas Bitcoin
Placas de mineração de criptomoedas

A alta do Bitcoin mantém o mercado de altcoins animado e placas de vídeo voltam a ter procura no mundo inteiro.

Os mineradores de Bitcoin tiveram mais de 7 bilhões de reais de lucro em agosto deste ano, ultrapassando lucros de dezembro de 2017 e ficando atrás apenas do mês de março deste ano, onde lucraram cerca de R$ 9 bilhões.

Renda mineração Bitcoin
Renda mineração Bitcoin. Fonte: TheBlock

A mineração da segunda maior criptomoeda, o Ethereum, também apresentou bons lucros aos mineradores em 2021.

Por ser uma moeda minerada através de placas de vídeo (GPU) ao invés de ASICs, países como o Brasil acabam adotando esta forma de mineração, uma vez que é mais fácil encontrar GPUs à venda do que ASICs, além de outras questões técnicas.

Nova demanda por equipamentos de mineração com GPUs causa corrida a lojas

O retorno do investimento na mineração depende do preço da criptomoeda minerada, da dificuldade, da recompensa e do preço da energia, além do investimento inicial.

Dificuldade é um termo usado para determinar a probabilidade de minerar um bloco. Este cálculo considera o hashrate total da rede. Atualmente, estamos no maior pico histórico e não há gráfico melhor para demonstrar a força deste setor.

Em entrevista ao VnExpress, Quang Thuan, dono de uma rede de lojas no Vietnã, revelou que a venda por ASICs e GPUs triplicou neste mês, quando comparado ao mês anterior.

Embora a queima de ETH, por conta do EIP-1559, esteja fazendo a recompensa de ETH por bloco cair, tal mudança ajudou o preço da moeda a passar os R$ 20.000,00 pela segunda vez na história.

Além disso, outro setor de atratividade é que o uso da Blockchain do Ethereum, nos setores de DeFi e NFT, distribui taxas generosas aos mineradores.

Dificuldade de mineração do Ethereum
Dificuldade de mineração do Ethereum. Fonte: Etherscan

Os riscos

Todo investimento tem um risco, e este não é uma exceção.

As oscilações no preço do Ethereum e alto custo da energia no Brasil, por exemplo, são os maiores perigos. Porém, não são os únicos.

Sem levar as taxas em conta, caso o preço do Ethereum caia 50%, teoricamente, a receita do minerador também vai cair 50%.

Como o criptomercado é extremamente volátil, este é um cenário de risco a ser considerado antes de investir em mineração — mas, caso seja otimista e pense que o preço do Ethereum irá dobrar, talvez seja melhor comprar ETH do que minerar.

A atual crise no setor de energia em países como o Brasil também é preocupante

Quando falamos em mineração de criptomoedas no Brasil, o custo energético é o principal vilão, deixando outros países em vantagem.

Reservatórios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão sofrendo com a falta de chuvas. Atualmente, estas regiões representam 70% da geração de energia no país.

Com isso, uma taxa extra de 14,20 reais por cada 100 kWh foi implementada pelo governo para reduzir o consumo e tem vigência até abril de 2022.

Além destes dois pontos, também há a migração do Ethereum de Proof-of-Work (PoW) para Proof-of-Stake (PoS), o chamado Ethereum 2.0, que acabará com a mineração da moeda através de placas de vídeo.

Apesar de todos os poréns citados e também de existirem outras moedas que possam ser mineradas, nenhuma delas chega perto dos retornos oferecidos pelo Ethereum, quando a mineração é feita via GPUs.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Praia do Forte em Cabo Frio pirâmide com Bitcoin

Eagle Eyes, empresa do “Pastor do Bitcoin” em Cabo Frio suspende saques

A empresa Eagle Eyes, que operava com sede na cidade de Cabo Frio (RJ), é mais uma possível pirâmide usando a imagem das criptomoedas...

Segunda maior pool de Ethereum encerra atividades devido a restrições na China

A SparkPool, segunda maior pool de mineração de Ethereum, anunciou que encerrará suas atividades no dia 30 deste mês. Hoje a pool é responsável...

Empreendedores vs investidores, quem ganhou mais dinheiro com criptomoedas?

Qual será a melhor estratégia para ganhar dinheiro, investir direto em criptomoedas ou empreender em setores essenciais relacionados a elas? Neste artigo faremos um comparativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias