A modelo brasileira Victoria Komorowski teve seu Instagram atacado por hackers que solicitaram Bitcoin como pagamento. Brasileira natural de Lages, Victoria teve sua rede social excluída.
O novo golpe consiste em atacar uma conta de um famoso, que divulga e trabalha com as redes sociais para pedir criptomoedas após isso. A nova extorsão feita por hackers tem mirado personalidades brasileiras.
O que chamou atenção é que o Facebook, empresa dona do Instagram e WhatsApp, não conseguiu ajudar a modelo pelo suporte. Os hackers certamente estavam preparados para isso, uma vez que alteraram informações da conta de Victoria.
Golpe de hackers invade Instagram e pede Bitcoin, Victoria Komorowski foi a nova vítima
A modelo Victoria Komorowski, de 22 anos, é natural de Lages, município de Santa Catarina. Sua fama nas passarelas levou a modelo a ser considerada uma das brasileiras em carreira internacional.
A fama certamente atraiu olhares atentos, de fãs e pessoas mal intencionadas. Nos últimos dias, Victoria Komorowski recebeu uma notificação de hackers, que pediram Bitcoin como pagamento para ter seu Instagram de volta.
Com mais que 30 mil seguidores, a rede social é uma ferramenta importante para Victoria apresentar seus trabalhos. A modelo, ao perceber que os hackers não estavam de brincadeira, tentou contato com o suporte do Instagram e Facebook.
Entretanto, os hackers já haviam modificado informações da conta da modelo, impedindo avanços para reaver sua conta. Foi solicitado para Victoria o pagamento de R$ 1 mil em Bitcoin que, por fim, foi aceito pela modelo como a “única forma de reaver sua conta”.
De acordo com a UOL, a modelo não procurou a Delegacia de Crimes Eletrônicos para registrar boletim de ocorrência. Ao realizar o pagamento aos hackers, contudo, sua conta foi completamente desativada do Instagram. A modelo já criou outra conta, mas perdeu contatos e informações importantes no perfil hackeado.
Outra personalidade brasileira foi atacada antes do carnaval, novo golpe na área?
A assistente de palco do programa Rodrigo Faro, Valeska Reis, também teve seu Instagram hackeado no fim de janeiro de 2020. Na época, o grupo de invasores pediu para a dançarina 500 bitcoins para poder entregar sua conta de volta. Na cotação do Bitcoin hoje, o valor seria de aproximadamente R$ 19 milhões.
Após mirar, em menos de dois meses, o Instagram de mulheres famosas, um novo golpe pode estar acontecendo em terras brasileiras. Em abril de 2019, entretanto, a empresa de segurança Kaspersky já havia emitido um alerta sobre casos de golpes envolvendo o Instagram.
Algumas personalidades têm tido sua conta nas redes sociais prejudicadas após receber e-mails phishing. Neles, os hackers se passam por funcionários da empresa, que estariam entrando em contato por violações de direitos autorais. Ao clicar nos links, contudo, as personalidades podem entregar informações sensíveis para os hackers.
As principais dicas para se proteges destes golpes é evitar links suspeitos e utilizar apenas o aplicativo oficial nas lojas da Apple e Google. Além disso, habilitar a autenticação de dois fatores pode ajudar muito a mitigar o problema.