Moeda digital fará BC economizar bilhões por ano

"Meio digital é mais barato", apontou presidente de associação brasileira.

-

Siga no
Fachada do Banco Central do Brasil (BC)
Fachada do Banco Central do Brasil - Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Anúncio

O Banco Central do Brasil planeja lançar uma criptomoeda nacional em breve. Nos últimos dias, o Bacen chegou a anunciar a criação de um grupo de estudos para a moeda digital nacional. Para um analista do setor crédito, a inovação é importante, e essa moeda digital fará o BC economizar bilhões nos próximos anos.

A fala é de Elias Sfeir, Presidente Executivo da ANBC, Associação Nacional dos Bureaus de Crédito. A associação é responsável pelos birôs de crédito no Brasil, que defendem, entre outros, a educação financeira no país.

De acordo com Elias, a classe dos birôs está otimista com a chegada de uma moeda digital. Por enquanto, o BC ainda estuda o tema, como o impacto que essa moeda poderia causar e sua integração com o PIX.

Moeda digital do BC é esperada pelos birôs de crédito: “otimistas”

Anúncio

A moeda digital é um tema em alta nos últimos anos, principalmente após a criação do Bitcoin. Quando o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, propôs uma nova tecnologia digital como meio de pagamentos, revolucionou o mundo.

Isso porque, até então o dinheiro era impresso apenas por bancos centrais, as chamadas moedas fiduciárias. O Bitcoin, no entanto, é a primeira moeda digital a funcionar sem uma entidade central.

Com a popularidade do tema, os bancos centrais passaram a buscar essa tecnologia. As chamadas moedas digitais de banco central ganharam até um nome: CBDC. Essas espécies de criptomoedas nacionais estão sendo desenvolvidas por vários países hoje.

Um dos últimos a anunciar esforços para viabilizar sua CBDC é o Brasil. Com essa moeda digital, o BC fará uma economia de R$ 90 bilhões por ano, estimam analistas. Esse seria o custo para emissão e controle das cédulas do Real.

Em conversa com o TeleSíntese, o presidente executivo da ANBC, Elias, se colocou como entusiasta da novidade. Com a possível chegada da moeda digital, os bistrôs de crédito estão otimistas com a nova tecnologia.

Medo com relação a cibersegurança, mas pensamento positivo para aquecer economia, apontou presidente da ANBC

De acordo com Elias, o projeto de moeda digital do BC é promissor, muito além do Bitcoin. Isso porque, a moeda digital nacional teria o Banco Central como responsável pelas transações. Essa seria uma qualidade da CBDC, na visão do presidente da ANBC, que pode fazer girar a moeda com mais rapidez, trazendo impactos positivos para a economia.

Com a possível capacidade da moeda nacional ser de padrão global, Elias acredita que seria muito positivo para o Brasil. O especialista em finanças também apontou que o maior controle sobre a moeda digital, e suas transações, dá ao Banco Central mais força.

O BC iniciou no último dia 21 de agosto o início dos estudos sobre a moeda digital. Um dos desafios é criar uma tecnologia boa e segura, como a do Bitcoin, que é internacional e a mais segura do mundo hoje. Ainda não há relatos de como seria a tecnologia de segurança dessa moeda nacional.

Caso o desenvolvimento da solução brasileira seja acelerado, em até um ano o Brasil poderá ter uma moeda digital. Essa nova divisa certamente terá integração com o PIX e deve ser uma irmã do Real, que não deve ser totalmente digitalizado neste mesmo período.

Por fim, vale destacar que a população brasileira ainda não é acostumada com pagamentos digitais. Logo, esse seria um dos entraves para a adoção dessa tecnologia hoje, problema vivido também pelo Bitcoin.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Hacker segurando criptomoeda Bitcoin

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...
Pantanal pegando fogo queimadas bitcoin

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...
Bitcoin em corretoras de criptomoedas

Indicador mostra oportunidade no Bitcoin pela primeira vez desde março

Desde que os impactos do novo coronavírus assolaram os mercados financeiros em março, investidores adotaram uma postura de cautela. Mas um indicador do Bitcoin que...

Últimas notícias

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...

Ex-líderes da Genbit, suspeita de pirâmide financeira, abrem novas empresas

Antigos líderes da Genbit, empresa acusada de sumir com R$ 1 bilhão dos investidores, lançaram novas empresas no Brasil. O objetivo dos negócios, segundo comunicado...

Indicador mostra oportunidade no Bitcoin pela primeira vez desde março

Desde que os impactos do novo coronavírus assolaram os mercados financeiros em março, investidores adotaram uma postura de cautela. Mas um indicador do Bitcoin que...