Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Os bancos do país expressaram preocupação de que a CBDC os colocaria em competição direta com o banco central.

Siga no
Bandeira da Rússia amassada
Bandeira da Rússia

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada até 2023. Em uma conferência virtual na quinta-feira (8), o vice-presidente do banco central russo, Alexei Zabotkin, falou sobre o cronograma de lançamento do ativo digital.

O Rublo digital vai funcionar em paralelo com a moeda nacional atual, o Rublo. Assim, a moeda de papel não será extinta, ao mesmo tempo que a moeda digital vai “facilitar pagamentos digitais”, disse Zabotkin.

Ele afirmou que a emissão da moeda digital será semelhante à emissão de dinheiro, “e será possível impor limites nas transações”.

O Banco Central da Rússia revelou que pretende implementar a infraestrutura digital do rublo até o final deste ano e testar o ativo em 2022.

O protótipo permitirá que as pessoas testem a versão digital do rublo, mas não permitirá transações em tempo real.

“No próximo ano, com base neste protótipo, consideraremos novos desenvolvimentos e, a partir daí, lançaremos rodadas de testes”, disse Zabotkin (traduzido do russo).

Restrições de transações

Na conferencia ele deu detalhes operacionais de como a moeda digital funcionaria. Por exemplo, o Banco Central da Rússia pretende restringir as transações que não sejam em dinheiro para que a transição para o digital seja mais suave.

Ao restringir as transações, o banco espera compensar a escassez de liquidez quando o rublo digital for lançado.

O banco central também implantará um sistema de duas camadas, onde ele poderá distribuir o Rublo digital para empresas terceirizadas, como bancos comerciais, que por sua vez repassará aos usuários.

Os representantes do banco central afirmaram que a criação da moeda digital é vital, uma vez que 73% das transações na Rússia são digitais.

Fim dos bancos?

O banco central russo anunciou pela primeira vez seus planos de lançar uma moeda digital em meados de outubro do ano passado. O documento de consulta oficial descreve o rublo digital como uma “forma adicional de dinheiro”.

No entanto, o projeto enfrentou um revés, pois em janeiro de 2021 a associação de bancos russos e fintechs apontaram desvantagens do modelo e levantou preocupações sobre seu uso de forma ilícita.

O que, em tradução, significa que os bancos sabem que a emissão de moeda digital pode tornar suas atividades inúteis. Já que as pessoas não precisarão mais dos bancos para guardar dinheiro.

Os bancos então expressaram preocupação de que a CBDC os colocaria em competição direta com o banco central.

Apesar disso, o vice-presidente do banco central do país revelou que o rublo digital recebeu um apoio esmagador da população, observando que 83% apoiam totalmente a moeda digital.

Ele acrescentou que o banco central monitorará o progresso da CBDC antes de decidir sobre o próximo curso de ações.

“Estamos mantendo o plano que revelamos anteriormente. Neste ponto, estamos em processo de desenvolvimento do design do rublo digital, que será público e discutido com os participantes do mercado. A decisão sobre o lançamento será feita no próximo ano com base nos resultados dos testes.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
BTC Bear Market

65 mil dólares não é topo fim de ciclo do Bitcoin; bull market não...

Recentemente fiz um artigo utilizando o MVRV para mapear os ciclos e o comportamento dos preços durante o período de bear e bull market....
Imagem de Dorian Nakamoto, que foi suspeito de ser Satoshi

Desenvolvedor que trabalhou com Satoshi Nakamoto quer que Bitcoin mude algoritmo de consenso

Um desenvolvedor que trabalhou com Satoshi Nakamoto no desenvolvimento do Bitcoin agora defende que a criptomoeda utilize Proof of Stake (POS), um algoritmo de...

HSBC bloqueia pagamentos para Binance no Reino Unido

O HSBC, o sexto maior banco do mundo, afirmou em um comunicado recente que suspendeu e proibiu no Reino Unido todas as transferências de...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias