Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Os bancos do país expressaram preocupação de que a CBDC os colocaria em competição direta com o banco central.

Siga no
Bandeira da Rússia amassada
Bandeira da Rússia

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada até 2023. Em uma conferência virtual na quinta-feira (8), o vice-presidente do banco central russo, Alexei Zabotkin, falou sobre o cronograma de lançamento do ativo digital.

O Rublo digital vai funcionar em paralelo com a moeda nacional atual, o Rublo. Assim, a moeda de papel não será extinta, ao mesmo tempo que a moeda digital vai “facilitar pagamentos digitais”, disse Zabotkin.

Ele afirmou que a emissão da moeda digital será semelhante à emissão de dinheiro, “e será possível impor limites nas transações”.

O Banco Central da Rússia revelou que pretende implementar a infraestrutura digital do rublo até o final deste ano e testar o ativo em 2022.

O protótipo permitirá que as pessoas testem a versão digital do rublo, mas não permitirá transações em tempo real.

“No próximo ano, com base neste protótipo, consideraremos novos desenvolvimentos e, a partir daí, lançaremos rodadas de testes”, disse Zabotkin (traduzido do russo).

Restrições de transações

Na conferencia ele deu detalhes operacionais de como a moeda digital funcionaria. Por exemplo, o Banco Central da Rússia pretende restringir as transações que não sejam em dinheiro para que a transição para o digital seja mais suave.

Ao restringir as transações, o banco espera compensar a escassez de liquidez quando o rublo digital for lançado.

O banco central também implantará um sistema de duas camadas, onde ele poderá distribuir o Rublo digital para empresas terceirizadas, como bancos comerciais, que por sua vez repassará aos usuários.

Os representantes do banco central afirmaram que a criação da moeda digital é vital, uma vez que 73% das transações na Rússia são digitais.

Fim dos bancos?

O banco central russo anunciou pela primeira vez seus planos de lançar uma moeda digital em meados de outubro do ano passado. O documento de consulta oficial descreve o rublo digital como uma “forma adicional de dinheiro”.

No entanto, o projeto enfrentou um revés, pois em janeiro de 2021 a associação de bancos russos e fintechs apontaram desvantagens do modelo e levantou preocupações sobre seu uso de forma ilícita.

O que, em tradução, significa que os bancos sabem que a emissão de moeda digital pode tornar suas atividades inúteis. Já que as pessoas não precisarão mais dos bancos para guardar dinheiro.

Os bancos então expressaram preocupação de que a CBDC os colocaria em competição direta com o banco central.

Apesar disso, o vice-presidente do banco central do país revelou que o rublo digital recebeu um apoio esmagador da população, observando que 83% apoiam totalmente a moeda digital.

Ele acrescentou que o banco central monitorará o progresso da CBDC antes de decidir sobre o próximo curso de ações.

“Estamos mantendo o plano que revelamos anteriormente. Neste ponto, estamos em processo de desenvolvimento do design do rublo digital, que será público e discutido com os participantes do mercado. A decisão sobre o lançamento será feita no próximo ano com base nos resultados dos testes.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Cachorro Shiba Inu, símbolo da Dogecoin, prestando atenção criptomoeda

Buscas por Dogecoin superam as por Bitcoin no Google pela primeira vez na história

Dogecoin é uma das criptomoedas que mais chamaram atenção nos últimos meses. Após ter sido promovida por Elon Musk e várias outras celebridades, a...
Criptomoeda Ethereum preço

Taxas do Ethereum ultrapassam R$ 1.550

Fazer uma transação na rede Ethereum agora custa mais de US $ 300, cerca de R$ 1.564 - o motivo é que a rede...
ICP Internet Computer

O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias