Moedas digitais de bancos centrais são promissoras, diz CEO do Guiabolso

Especialistas do setor financeiro tradicional compartilharam suas visões sobre as moedas digitais.

Siga no
CBDC Moeda Digital de Banco Central
CBDC - Moeda Digital de Banco Central

Em um debate sobre Open Banking nesta segunda-feira (28), o CEO do Guiabolso, Thiago Alvarez, afirmou que as criptomoedas de bancos centrais são promissoras e melhores que as moedas digitais.

Thiago comentou nesta segunda sobre o que pensa sobre o assunto das criptomoedas. Sua empresa, com início em 2016 no Brasil, ainda não empreende no setor das criptomoedas.

Ele afirmou que não pode prever o que irá acontecer com o Bitcoin no futuro, mas com relação ao real digital, moeda digital que será emitida pelo Banco Central do Brasil, Thiago acredita que o cenário é promissor.

Para ele, uma instituição como o Bacen emitindo uma moeda “confere segurança”.

“Tem um lado do Trust, que é bem importante, que a gente acaba tendo sempre uma discussão disso em relação às criptomoedas tradicionais, em relação a baixa confiança, não há confiança na tecnologia em si, na tecnologia acho que existe, mas a confiança que aquilo terá aplicação, que será utilizado como moeda mesmo, corrente. Quando você tem um banco central adotando você já matou isso aí na largada né”.

Para o CEO do Guiabolso, as moedas digitais nacionais terão um impacto bem grande no Brasil, sendo este um cenário promissor.

Boom das criptomoedas prova que há demanda para isso, diz superintendente do banco BV

Para Jimmy Lui, Superintendente de Estratégia Digital e Inovação do banco BV, é inevitável a adoção de criptomoedas no mundo todo. Ele lembrou que o Napster provou haver demanda para música digital na década de 90.

Com muitas modificações e modelos de negócios no setor da música digital, o setor acabou evoluindo. Ou seja, para ele o boom das criptomoedas pode acompanhar o que aconteceu com o Napster no passado.

Lui afirmou ainda que as pessoas hoje utilizam mais as criptomoedas como reserva de valor do que como moeda, mas o futuro é promissor para a tecnologia.

“Eu não acho que esse vai ser o formato final, acho que vai ter muitas vidas ainda, mas veio para ficar. Vamos ver o que vai acontecer aí nos próximos cinco a dez anos”

Vale notar que o BCB prometeu que o real digital deverá chegar após a finalização do Open Banking no Brasil, que começa nos próximos dias a sua implementação.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

ETF 100% Ethereum estreia hoje na B3

Nesta quarta (04) foi lançado o ETF 100% Ethereum na B3, bolsa brasileira. O fundo foi desenvolvido pela gestora QR Asset Management, a mesma...

Dotz vai permitir que clientes troquem pontos por bitcoin

A Dotz, uma das principais gestoras de pontos de fidelidade do Brasil, com uma grande quantidade clientes, pode ser mais uma forma de aproximar...
Claudio Oliveira. "Rei do Bitcoin"

‘Rei do Bitcoin’ e mais oito pessoas são indiciadas por fraude bilionária

O "Rei do Bitcoin", Cláudio Oliveira, fundador do Bitcoin Banco, e mais oito pessoas foram indiciadas em seis crimes que causaram um prejuízo bilionário...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias