Moedas digitais nacionais podem ser um fracasso gigantesco, dizem economistas

"As CBDCs ficariam aquém das expectativas devido às suas limitações claras em relação às soluções de pagamento existentes".

Siga no

De acordo com um relatório preparado por especialistas em economia e publicado no portal VoxEU, um importante meio de comunicação administrado pelo Centro de Pesquisa de Política Econômica da UE, as moedas digitais lançadas por bancos centrais (CBDCs) devem se tornar reservas de valor, caso contrário podem se tornar “um fracasso gigantesco”.

O documento assinado por dois economistas, Peter Bofinger, professor de Política Monetária e Economia Internacional, e Thomas Haas, pesquisador associado e Presidente de Política Monetária e Economia Internacional da Universidade de Wuerzburg, na Alemanha, alerta que as CBDCs apenas como substitutos do dinheiro provavelmente não serão uma boa solução.

Para os pesquisadores, as CBDCs precisam se tornar “reservas de valor”, só assim poderiam proporcionar melhores garantias “para grandes provedores de serviços de pagamento”.

CBDCs como reserva de valor

O documento escrito pelos especialistas destaca que na China, grandes empresas do setor de pagamentos digitais como o Alipay são “obrigadas a manter depósitos em dinheiro no banco central”, eles também acrescentaram que os desenvolvedores responsáveis pela moeda Diem do Facebook solicitaram que as moedas digitais dos bancos centrais “estejam diretamente integradas” a Diem.

A vantagem nessa situação seria que isso “eliminaria a necessidade” da rede da Diem “gerenciar as reservas associadas”.

Para eles, as CBDCs agindo como reserva de valor ofereceria um “enorme potencial” para empresas do setor de pagamentos.

Eles destacam que as CBDCs sendo “projetadas exclusivamente como uma reserva de valor”, só seriam usadas ​​para pagamentos de e para a conta do banco comercial de seu titular.

“Do ponto de vista alocativo, o fornecimento de tal CBDC poderia ser justificado pela necessidade de ativos (nominalmente) seguros que só podem ser fornecidos pelos bancos centrais. A demanda por uma CBDC de reserva de valor viria de empresas e grandes investidores, que seriam resgatados no caso de uma reestruturação bancária.”

Já os pequenos investidores poderiam investir nas CBDCs se as taxas de juros oferecidas fossem bastante competitivas. 

CBDCs aquém das expectativas

Segundo eles, embora possa haver uma grande demanda por moedas digitais emitidas por bancos centrais, na verdade os bancos não estão interessados em lançar moedas digitais como reserva de valor, pelo fato de que isso pode ocasionar em uma forte desintermediação do sistema bancário.

Para os especialistas, os bancos centrais provavelmente adotarão um modelo onde suas moedas digitais sejam usadas ​​como meio de pagamento.

Eles acreditam que se os bancos centrais seguirem esse modelo, as CBDCs acabarão não atendendo as expectativas.

Com essa abordagem, disseram os pesquisadores, as CBDCs ficariam aquém das expectativas devido às suas limitações claras em relação às soluções de pagamento existentes, como o PayPal, devido à sua natureza “restrita” e nacional.

“Redes bem sucedidas como o PayPal mostram que tais sistemas não estão vinculados a uma moeda específica do sistema ou objetos de pagamento específicos. Assim, se os bancos centrais mantiverem a abordagem atual, é alto o risco de que as CBDCs se tornem um fracasso gigantesco. Isso seria tudo menos benéfico para a reputação dos bancos centrais.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias