Mozilla aceitará criptomoedas como doação, mas recusa bitcoin

Fundação Mozilla cria polêmica com a tecnologia do Bitcoin e expõe os problemas de não compreender a moeda.

Siga no
Prédio da Fundação Mozilla Firefox
Prédio da Fundação Mozilla Firefox

A Fundação Mozilla surpreendeu nesta quinta-feira (7) ao anunciar que aceitará criptomoedas como doação, mas recusará o bitcoin. A polêmica começou no final de 2021, quando a Mozilla declarou que aceitaria doações na principal moeda digital do mundo, contudo, isso causou uma enorme ruptura na comunidade do navegador que não gostou nada de ver a novidade.

Um cofundador da Mozilla chegou a declarar que “investidores de criptomoedas são golpistas que incendeiam o planeta, fala que mostra o quanto a novidade foi mal recebida.

Após essa discussão sobre incêndios e supostos problemas que as criptomoedas causam ao planeta, a fundação suspendeu o aceite de doações em menos de 10 dias após o início. Essa decisão foi criticada pela comunidade de criptomoedas, que lembrou que o custo do sistema financeiro tradicional é muito maior que do Bitcoin.

Decisão polêmica: Mozilla não aceitará bitcoin como doação, só altcoins

Quando suspendeu a aceitação de doações de criptomoedas no início de 2022, a Mozilla prometeu discutir essa opção com a sua comunidade e dar um parecer público em breve.

E isso acabou acontecendo nesta quinta, quando a Fundação publicou o texto “Reportando sobre a Política de Doação de Criptomoedas da Mozilla“. Segundo o material publicado pelo diretor-executivo da fundação Mark Surman, as criptomoedas são aceitas desde 2014.

Contudo, desde que a fundação publicou seus compromissos climáticos, eles não reavaliaram a política com relação às criptomoedas, afirmando que “o impacto ambiental da criptomoeda se tornou mais aparente“.

Ele disse que após janeiro, com a discussão acalorada entre os membros, uma revisão sobre o assunto foi feita e agora novidades podem ser compartilhadas. A novidade, no entanto, está longe de ser interessante, visto que a Mozilla declarou que não irá mais aceitar Bitcoin ou qualquer outra moeda que utilize o proof of work.

“Estou escrevendo para compartilhar os resultados dessa revisão. A partir de hoje, estamos atualizando nossa política de doações: A Mozilla não aceitará mais criptomoedas de ‘Proof of Work’, que consomem mais energia.

A Mozilla aceitará criptomoedas de ‘Proof of stake’, que consomem menos energia. A Mozilla desenvolverá e compartilhará uma lista de criptomoedas que aceitamos até o final do segundo trimestre de 2022.”

Outras moedas que utilizam a prova de trabalho é o Ethereum, Dogecoin, Litecoin, outras que são diretamente afetadas pela nova política de doações.

Ao contrário, isso abre espaço para doações em Cardano, Solana, entre outras que utilizam o Proof of Stake.

“Seremos um exemplo para a comunidade de criptomoedas”

Como uma comunidade de código aberto e acostumada a ajudar outros projetos, a Fundação Mozilla disse que está disposta a melhorar produtos de uma perspectiva de sustentabilidade.

Desse modo, a Mozilla poderia “ser um exemplo” para a comunidade de criptomoedas melhorar o consumo de energia, segundo Mark Surman.

“Acreditamos que a Mozilla pode desempenhar um papel positivo no setor, incentivando as criptomoedas que aceitamos a serem transparentes sobre seus padrões de consumo de energia.”

Essa decisão está aberta a contestações e sugestões em um Wiki da Mozilla, que promete evoluir o pensamento sobre as doações.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias