Não devemos pedir desculpa pelo uso de energia do bitcoin, afirma Anthony Pompliano

Pompliano defendeu o uso de energia do Bitcoin.

Siga no
anthony pompliano
Anthony Pompliano na CNBC /Reprodução

O programa Squawk Box da CNBC desta segunda-feira (27) contou com a presença de Anthony Pompliano, famoso investidor e defensor do Bitcoin. Na oportunidade, Pompliano comentou sobre a volatilidade de preço e também o gasto de energia do Bitcoin.

Em relação à energia, Pompliano faz uma comparação entre o sistema do dólar, no qual precisa gastar mais energia para suportar mais clientes. Já no Bitcoin, este consumo é o mesmo independente deste número, sendo mais eficiente conforme ganha mais adoção.

Sobre a volatilidade, ele afirma ser preciso esquecer a cotação do Bitcoin em dólar e começar a precificar bens e serviços diretamente em BTC, como ele já faz. Desta forma o Bitcoin não parece tão volátil, assim como o dólar e outras moedas.

Uso de energia do Bitcoin

Em conversa com Joe Kernen da CNBC, Pompliano defendeu o uso de energia do Bitcoin, afirmando que isto é normal em outros setores importantes em nossa vida. Além disso, ele também comparou os gastos energéticos do Bitcoin em relação aos gastos do dólar.

“Eu acho que o argumento da energia é interessante, há dois pontos chaves que as pessoas esquecem neste argumento. O primeiro é que existe uma relação linear entre consumo de energia e o sistema do dólar, para dar suporte a mais usuários e mais transações, nós precisamos consumir mais energia, mais datacenters, mais agências bancárias, mais caixas eletrônicos, etc. A blockchain do Bitcoin, a camada 1, não tem essa mesma relação linear, ou seja, independente do número de transações em um bloco, há o mesmo gasto de energia. Conforme ele escala, o Bitcoin se torna mais eficiente porque você consegue agregar mais valor econômico em cada um desses blocos”, afirmou Anthony Pompliano.

“A segunda coisa é que não devemos pedir desculpas pelo uso de energia, coisas importantes no mundo usam energia”.

Além disso, também é válido notar que o setor de mineração está sempre buscando alternativas que tenham uma melhor relação entre consumo de energia e geração de Bitcoin. Afinal, estes gastos são cruciais para mineradores manterem-se competitivos e lucrativos. Outro exemplo é uma empresa que está usando refrigeração imersiva para ter melhores desempenhos.

Anthony Pompliano fala sobre volatilidade do Bitcoin

Outro assunto muito comentado sobre o Bitcoin há anos é a sua volatilidade, outro ponto que é considerado por muitos como o principal vilão do bitcoin para tornar-se uma moeda mais utilizada.

Pompliano também respondeu essa pergunta com maestria ao afirmar que moedas fiduciárias, como o dólar, também enfrentam este problema. Todavia, conforme os produtos são precificados pelo dólar, ele parece menos volátil.

“Volatilidade não é boa ou ruim, volatilidade só é ruim quando o preço da moeda cai, quando sobe é boa. […] O fato é que o Bitcoin, em termos de dólar, tem sido muito volátil […] O ponto é a volatilidade ser medida em dólares, e se você pensar em dólar, ele é muito volátil também, nós não pensamos nisso, pois os bens e serviços são precificados em dólar, 40% de todos os dólares em circulação foram impressos nos últimos 24 meses, então o dólar está perdendo valor a uma taxa incrível”, afirmou Pompliano.

“Mas 1 BTC é 1 BTC, se você simplesmente compra coisas precificadas em Bitcoin. […] Eu precifico minha vida inteira em BTC, quando eu faço uma compra, eu penso quanto BTC eu estou gastando”.

Outro ponto que podemos refletir é sobre a perda infinita de poder de compra das moedas fiduciárias. Com governos imprimindo dinheiro à vontade, é impossível que tenhamos outro futuro a não ser a desvalorização de todas estas moedas. Por conta disso, o Bitcoin está se tornando um dinheiro tão atrativo para muitos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

Entenda o que é Smart Contract, a tecnologia que veio pra ficar!

Os produtos e serviços tradicionais estão sofrendo fortes mudanças decorrentes da transformação digital, criando instrumentos inteligentes para as empresas e nosso cotidiano. Carros autônomos, robôs...
Pedro Cerize, gestor de fundos brasileiro e sócio da Skopos

Gestor de fundos brasileiro critica CFA por incluir criptoativos em prova

Um famoso gestor de fundos brasileiro criticou a instituição responsável pela certificação Chartered Financial Analyst (CFA) por incluir criptoativos na prova. Como uma prova...
Símbolo do Bitcoin próximo do McDonalds

Queda do Bitcoin faz presidente de El Salvador postar foto como funcionário do McDonald’s,...

A queda do Bitcoin nos últimos dias afetou duramente o mercado, levando o presidente de El Salvador a postar uma foto usando "uniforme" do...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias