A compra e venda de bitcoin e outras criptomoedas sem a necessidade de intermediação de corretoras online (Exchanges) é denominado p2p (peer-to-peer). Este mercado  de negociações de pessoa para pessoa (sem intermediários) é considerado muito importante, pois, traz consigo o fundamento principal das criptomoedas que é eliminar os intermediários.

Neste contexto, Satoshi Nakamoto (criador do bitcoin) diz no seu artigo técnico (paper); “Uma versão de dinheiro eletrônico puramente ponto-a-ponto permitiria o envio de pagamentos online diretamente de uma parte a outra sem passar por uma instituição financeira”.

Claro que, este viés visionário de Satoshi Nakamoto apresentado em 2008 necessita de alguns cuidados, principalmente em terras tupiniquins. Existem alguns procedimentos para que, se negociar via P2P seja seguro e evite roubos e possíveis fraudes. São eles:

  • Verifique o perfil (rede social) e identidade do negociador. Quanto mais credibilidade ele lhe passar melhor. Por exemplo, alguns negociadores p2p possuem site e fanpage;
  • Verifique as referências deste negociador. Procure contato de pessoas que já negociaram com ele. Caso ele tenha fanpage, este trabalho fica mais fácil, basta se dirigir ate ela e verificar as avaliações;
  • Duvide de cotações muito abaixo ou acima do mercado. Geralmente, os golpistas se aproveitam da ganância das pessoas e ofertam cotações aparentemente atrativas;
  • Questione caso o negociador queira te fazer transferência bancária de terceiros. Neste caso, pode ser uma tentativa de golpe de intermediação, o chamado atravessador ou “middle man”
  • E por último, caso desconfie de algo, não negocie.

No Brasil existem alguns sites de negociadores P2P com ótima reputação e credibilidade. Dentre eles, o site Consultor Bitcoin que foi fundado em 2017, e, é gerenciado pelo André Alvarenga que nos falou um pouco do site e das negociações P2P que faz por meio do site.

Qual a idéia principal do site Consultor Bitcoin?

O site trás em seu conteúdo informações sobre como investir em criptomoedas de maneira segura, onde, ainda descrevo algumas soluções que presto em cada modalidade de investimento. Além disso, o site conta com uma calculadora p2p com 12 criptomoedas, das quais, realizo negociações p2p. No site também é possível que os clientes visualizem todas as avaliações e recomendações de várias pessoas que já usaram os serviços do site.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

O site Consultor Bitcoin conta com uma página destinada aos procedimentos para se negociar P2P. Qual a importância desta página para os clientes?

O intuito é que por meio dos procedimentos os clientes sintam-se seguros e confortáveis para negociar via P2P usando as ferramentas que o site disponibiliza. Creio que, os procedimentos ali descritos deixam tudo mais transparente entre as partes. Como diz Arnaldo Cezar coelho “A regra é clara”, e, além de ser clara está disponível para ser consultada.

As negociações de criptomoedas via P2P trazem consigo o fundamento principal apresentado por Satoshi Nakamoto que é a eliminação de intermediários. Como você enxerga isso?

Eu creio que as negociações P2P trazem consigo dois pontos muito importantes:

O primeiro é o viés ideológico dito pelo Satoshi Nakamoto que é a eliminação do middle (mediador)

O segundo é o viés prático: Para comprar e/ou vender nas corretoras online (Exchanges) existem taxas para fazer saque bancário e taxas de compra / venda. Considere ainda, a exposição de informações pessoais e a burocracia para validar um cadastro na Exchange. Considere também, o tempo gasto para validar um depósito e/ou saque bancário e o tempo para que uma ordem de compra e/ou venda seja executada. Com p2p isso tudo é simplificado.

Qual recado você deixaria para as pessoas sobre negociar via p2p e via corretoras (Exchanges)?

A meu ver, negociar via p2p sempre será mais vantajoso do que em Exchange devido o que já expus anteriormente. Muitas pessoas acreditam que para ter criptomoedas de forma segura basta simplesmente realizar o cadastro em uma Exchange, fazer o depósito em reais, criar uma ordem de compra e pronto (“já tenho minhas criptomoedas e elas estão seguras”).

Muito pelo contrário, as Exchanges, ou qualquer outra empresa que faz a custódia de criptomoedas são visadas por hackers. Se você não é trader, comprou criptomoedas e continua com elas custodiadas na Exchange você esta exposto a riscos. Sempre oriento meus clientes a armazenar suas criptomoedas de maneira que eles mesmos façam a custódia das suas chaves privadas. Para isto existem ótimas wallet’s (carteiras) mobile, desktop, hardware e paper.


Imagem: Cortesia: QuoteInspector.com

---- Anúncios----
Segurança e Liquidez para operar suas moedas digitais.
Baixe agora nosso aplicativo para iOS e Android
Siga também o nosso Instagram com análises diárias
--------

Huobi

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e segurança: www.hbg.com