Ninguém tem dinheiro suficiente para manipular o Bitcoin, diz CEO da Pantera Capital

Manipular o preço do Bitcoin não é impossível, isso pode ser feito por um grupo de grandes baleias, ou até mesmo por entidades como a Tether, que muitos acreditam que já manipulou o mercado no passado, quando o Bitcoin tinha um mercado relativamente menor.

Dan Morehead, CEO da Pantera Capital, empresa focada em hedge fund de criptomoedas, falou sobre o mercado de criptomoedas, principalmente sobre a famosa alegação de que o bitcoin pode ser facilmente manipulado, uma crítica muito comum entre os críticos.

Durante a participação de Morehead em um painel online realizado pelo Financial Times, o CEO disse que um dos principais argumentos contra o Bitcoin é justamente que o preço da criptomoeda pode ser “facilmente manipulado”, uma crítica que é ecoada até mesmo pela SEC e que é motivo para a autoridade financeira não aprovar ETFs de Bitcoin a vista.

Morehead afirma que o argumento não é valido por causa do tamanho do mercado do Bitcoin, que por causa do seu valor de mercado gigantesco manipular o preço do Bitcoin é impossível.

“Existe uma negociação de US$ 70 bilhões por dia no Bitcoin, não existe ninguém grande o suficiente para manipular esse mercado. E existem coisas malucas por aí – Como a GameStop – que pode ser manipulada.” , disse Morehead.

Pelo fato do Bitcoin ter um mercado que, para ele é não-manipulável, enquanto ações podem ser infladas (como no caso da GameStop), não existe nenhuma razão para que a tecnologia de criptomoedas e blockchain não possam ser vistas por reguladores e investidores como “uma classe de ativos normal como todas as outras.”

“Existem grandes exchanges e uma incrível descoberta de preços”, disse morehead ao defender o criptomercado.

Manipular o preço do Bitcoin não é impossível, isso pode ser feito por um grupo de grandes baleias, ou até mesmo por entidades como a Tether, que muitos acreditam que já manipulou o mercado no passado, quando o Bitcoin tinha um mercado relativamente menor.

No entanto, foi muito mais fácil manipular as ações da AMC e da GameStop, que tiveram preços das ações inflado por um grupo no Reddit. Com isso, por que o bitcoin é visto como algo arriscado, mas não essas ações?

Morehead defende que instituições adotem também altcoins

Morehad sempre foi um grande defensor das altcoins, afirmando que elas oferecem uma oportunidade para ganhar dinheiro longe do maximalismo do Bitcoin, que com certeza tem um preço mais estável com menos oportunidade de lucro no médio prazo.

Com isso, ele afirmou acreditar que é importante que empresas apostem em moedas além da principal.

“Há tanta coisa criativa acontecendo agora. Existem 150 projetos com liquidez suficiente para negociar e que são realmente importantes. Os investidores realmente devem ter exposição a uma gama mais ampla de coisas.”, disse Morehead.

Ele concluiu afirmando que não acredita que o bitcoin sozinho possa servir como um proxy eficaz para todo o mercado de criptomoedas e comparou o mercado com o final dos anos 90, quando a Microsoft controlava quase toda a indústria de tecnologia, mas 90% dos ganhos futuros vieram da Amazon, Facebook e outras empresas, que eram “apostas” na época.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias