Norton Antivírus está minerando criptomoedas, reclamam usuários

Antivírus Norton
Antivírus Norton

Embora muitos antivírus tenham o intuito de proteger usuários de mineração indesejada (e até mesmo desejada) de criptomoedas, o Norton parece estar no caminho contrário. Usuários do software reclamam que ele está minerando criptomoedas sem permissão.

A reclamação tem ligação direta com o software chamado de Norton Crypto, disponível no Norton 360. Segundo o site oficial do antivírus, esta é um recurso que permite a mineração de criptomoedas quando o computador está ocioso.

Apesar da opção vir marcada como desativa por padrão e a própria empresa afirmar que a mineração não será feita sem a permissão do usuário, alguns comentam que este não é o caso.

Antivírus minerando criptomoedas

Se você tem um antivírus e já tentou minerar criptomoedas em casa, provavelmente viu o minerador ser colocado em quarentena por ser uma fonte não-confiável. O incrível desta história é que o Norton 360 está fazendo exatamente o contrário.

Através de um recurso extra chamado de Norton Crypto, o antivírus consegue aproveitar o computador do usuário para minerar criptomoedas, como Ethereum, quando ele não está sendo usado.

Segundo o site oficial, o próprio software cria uma carteira para o usuário. Além disso, as taxas desta mineração são bem altas, 85% fica para você e 15% fica para a Norton. Por comparação, geralmente mineradores cobram 2%, ou sete vezes menos.

Estão usando meu computador para minerar

Embora a opção do minerador venha desativa por padrão, conforme aponta a empresa, um usuário do Reddit destacou que este não é o caso.

“A nova versão do Norton 360 instala um minerador de criptomoedas no seu PC por padrão. Isso é meio insano. Ele pode ser instalado em qualquer PC que atenda aos requisitos mínimos, faz mineração sempre que seu PC está ocioso e o Norton fica com 15%.”

É importante notar que a mineração tem um custo de energia, ou seja, é possível que ela não seja rentável em algumas regiões. Além disso, a falta de configuração adequada na placa de vídeo pode gerar um gasto excessivo, bem como danificar o equipamento.

Por conta disso e da alta taxa de 15%, a opção de mineração do Norton não parece ser a melhor opção caso você queira minerar. O caso se agrava caso você não tenha concedido este direito.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias