Norton Antivírus está minerando criptomoedas, reclamam usuários

Siga no
Antivírus Norton
Antivírus Norton

Embora muitos antivírus tenham o intuito de proteger usuários de mineração indesejada (e até mesmo desejada) de criptomoedas, o Norton parece estar no caminho contrário. Usuários do software reclamam que ele está minerando criptomoedas sem permissão.

A reclamação tem ligação direta com o software chamado de Norton Crypto, disponível no Norton 360. Segundo o site oficial do antivírus, esta é um recurso que permite a mineração de criptomoedas quando o computador está ocioso.

Apesar da opção vir marcada como desativa por padrão e a própria empresa afirmar que a mineração não será feita sem a permissão do usuário, alguns comentam que este não é o caso.

Antivírus minerando criptomoedas

Se você tem um antivírus e já tentou minerar criptomoedas em casa, provavelmente viu o minerador ser colocado em quarentena por ser uma fonte não-confiável. O incrível desta história é que o Norton 360 está fazendo exatamente o contrário.

Através de um recurso extra chamado de Norton Crypto, o antivírus consegue aproveitar o computador do usuário para minerar criptomoedas, como Ethereum, quando ele não está sendo usado.

Segundo o site oficial, o próprio software cria uma carteira para o usuário. Além disso, as taxas desta mineração são bem altas, 85% fica para você e 15% fica para a Norton. Por comparação, geralmente mineradores cobram 2%, ou sete vezes menos.

Estão usando meu computador para minerar

Embora a opção do minerador venha desativa por padrão, conforme aponta a empresa, um usuário do Reddit destacou que este não é o caso.

“A nova versão do Norton 360 instala um minerador de criptomoedas no seu PC por padrão. Isso é meio insano. Ele pode ser instalado em qualquer PC que atenda aos requisitos mínimos, faz mineração sempre que seu PC está ocioso e o Norton fica com 15%.”

É importante notar que a mineração tem um custo de energia, ou seja, é possível que ela não seja rentável em algumas regiões. Além disso, a falta de configuração adequada na placa de vídeo pode gerar um gasto excessivo, bem como danificar o equipamento.

Por conta disso e da alta taxa de 15%, a opção de mineração do Norton não parece ser a melhor opção caso você queira minerar. O caso se agrava caso você não tenha concedido este direito.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

Bitcoin dispara 10% após queda marcante

O Bitcoin surpreendeu com sua volatilidade de mercado e opera em alta de 10% nesta terça-feira (25), após várias quedas marcantes nos últimos dias....
Criptomoedas

5 criptomoedas para ficar de olho em 2022

O mercado de criptomoedas tem se mostrado cada vez mais promissor, cenário que deve se expandir ainda mais em 2022. À medida que esse...
Bitcoin sob pressão na Rússia, mineração, negociação, compra e venda

Além da Rússia, mais países pretendem banir o Bitcoin, diz minerador brasileiro

A mineração de Bitcoin poderá ser banida por mais países além da Rússia, segundo o minerador brasileiro Ray Nasser, CEO da Arthur Mining. No...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias