Nova criptomoeda brasileira é apontada como golpe em análise

Projeto de moeda digital copiou código da Safemoon e rede social é similar ao Facebook.

Siga no
Xiglute Coin é associada a rede social
Xiglute Coin é associada a rede social/Reprodução

A criptomoeda Xiglute Coin (XGC) chama a atenção de investidores que gostam de apostar em promessas de altcoins.

Por outro lado, ela também tem ganhado os holofotes de muitos céticos e veteranos do criptomercado com suas informações dúbias e propagandas que se assemelham a práticas nocivas para o meio.

Quanto maiores as promessas, maiores podem ser as perdas

Enquanto há uma discussão sobre a legitimidade do projeto, um dos sites de análise de contratos classificou o Xiglute Coin como um golpe.

O site chamado Token Sniffer, com um sistema automático de auditoria de contratos, analisa diferentes aspectos de um projeto para determinar a sua segurança e, através da estimava, marca uma moeda como segura ou com um golpe.

De acordo com a investigação do site, o Xiglute Coin possui diferentes sinais vermelhos. Alguns dos alertas são: contrato similar/idêntico a projetos antigos, falta de liquidez presente e falta de travamento ou queima do suprimento — o que pode levar a golpes de puxão de tapete.

No entanto, o mais preocupante de acordo com a análise é a concentração de criptomoedas na mão do desenvolvedor.

De acordo com dados da BSC Scan, um único endereço possui 98% do total de 100 milhões Xiglute Coin na Binance Smart Chain. Os outros 1% são divididos entre 29 endereços.

Xiglute Coin na rede BSC
Xiglute Coin na rede BSC/Reprodução

Esse tipo de concentração indica que apenas um endereço consegue manipular o preço do token, principalmente se desejar despejar o ativo no mercado em uma venda massiva.

Além disso, o contrato da versão BEP-20 da criptomoeda pode ser pausado a qualquer momento pelo desenvolvedor.

Com isso, o Token Sniffer emitiu um alerta sobre o Xiglute Coin, determinando que o projeto seja marcado com “AVISO” por causa de evidência de ser passível de bug, hack ou ser um golpe.”

Página do Token Sniffer com a análise e alerta sobre o Xiglute Coin (XGC)

Situação na rede Ethereum é similar

Enquanto o Token Sniffer analisou o contrato da versão BEP20 da Xiglute Coin, a “principal” versão da moeda é a ERC-20 (rede Ethereum), local nativo onde foi criada por Dário Cândido de Oliveira.

No entanto, basta olhar para os números do Etherscan para termos uma situação bem similar a da rede Binance Smart Chain (BSC).

Na ERC-20, apesar de ter mais holderscom 2.179 endereços com a moeda em suas carteiras, observamos a mesma dinâmica, com mais de 99% das 200 trilhões de moedas em um único endereço, pertencente ao desenvolvedor/dono da Xiglute Coin.

Usuários da Xiglute Coin
Usuários da Xiglute Coin na rede Ethereum/Reprodução

Da mesma forma que no contrato na Binance Smart Chain, a versão ERC-20 tem exatamente a mesma grande bandeira vermelha: o desenvolvedor controla praticamente todo o suprimento e pode a qualquer momento vender seus ativos e dar um “puxão de tapete” nos investidores desatentos.

Mas, ainda assim, esses não são os únicos pontos preocupantes: sua campanha de divulgação também vem chamando a atenção.

Xiglute Coin (XGC) e as promessas de superar o Bitcoin

Entre os observadores do criptomercado, as promessas da Xiglute Coin são compartilhadas com ceticismo e críticas sobre a estrategia de marketing.

Em uma campanha patrocinada no Facebook, a criptomoeda afirma que devemos esquecer o Bitcoin, uma vez que ela já cresceu mais de 3.000%.

Xiglute Coin promete superar o Bitcoin, mas é apenas um token na rede BInance Smart Chain
Xiglute Coin promete superar o Bitcoin, mas é apenas um token nas redes Ethereum e Binance Smart Chain/Reprodução

Já em notícias pagas, em portais brasileiros, a promessa é que a moeda vai superar o valor de US$ 200 mil dólares, algo que não está nem perto de acontecer.

Xiglute Coin aparece em notícias com informações de que vai valorizar
Xiglute Coin aparece em notícias com informações de que vai valorizar/Reprodução

Apesar de afirmar que a moeda “cresce” 2.000% e deva até mesmo superar o Bitcoin, ao ver o gráfico, é possível notar que ela tem um histórico bem volátil e sem um crescimento definido, apenas momentos de máxima e mínima, sem uma base sólida.

Mesmo tendo picos, a moeda, atualmente, está 80% abaixo do seu valor mais alto recente.

Gráfico da Xiglute Coin em Real
Gráfico da Xiglute Coin em Real/Reprodução

Outra coisa que chama a atenção no projeto é que o seu whitepaper é praticamente uma cópia do projeto Safemoon.

Por si só, criar uma cópia já é preocupante — e isso piora ainda mais uma vez que a própria Safemoon é um projeto considerado perigoso por especialistas.

Primeiro paragrafo do Whitepaper Safemoon (em cima) e do Xiglute Coin (baixo) com palavras exatas, demonstrando cópia/plágio/Reprodução
Primeiro paragrafo do Whitepaper Safemoon (em cima) e do Xiglute Coin (baixo) com palavras exatas, demonstrando cópia/plágio/Reprodução

Com um whitepaper suspeito, preço totalmente instável e sem uma tendência confirmada de alta, falar que a moeda vai superar o Bitcoin e alcançar os US$ 200 mil soa muito como uma promessa vazia para atrair investidores menos atentos ao criptomercado e com menos conhecimento sobre altcoins.

Suspeitas da rede social Xiglute

Por fim, outra parte fundamental do ecossistema Xiglute também está em suspeita por membros do criptomercado brasileiro.

Em notícias e no material promocional, afirma-se que o Xiglute tem mais de 20 milhões de usuários em todo o mundo. A das manchetes é tentar fazer com que acreditem que a rede social é uma das “mais modernas do mundo”, apresentando forte comunidade, e com a possibilidade do usuário ganhar criptomoedas ao interagir com postagens.

No entanto, com seus 20 milhões de usuário é difícil entender porque o aplicativo tem apenas 2,8 mil downloads no Android e apenas 41 avaliações na App Store do iOS. 

Aplicativo da rede social Xiglute está disponível em lojas oficiais, mas com poucos usuários
Aplicativo da rede social Xiglute está disponível em lojas oficiais, mas com poucos usuários/Reprodução

Mesmo que a maioria dos usuários esteja acessando o Xiglute pelo computador e não pelos dispositivos móveis, ainda é difícil encontrar grupos que demonstrem o número milionário de usuários.

Desde grupos de Bitcoin até aqueles sobre canais bem conhecidos no YouTube Brasileiro, o número de usuários é sempre muito pequeno.

Páginas sobre assuntos populares no Xiglute, mas com poucos membros e geralmente nenhuma atualização/Reprodução

Xiglute tem similaridades com Facebook

Por fim, alguns também criticam que, para a “rede social mais avançada do Brasil” e cheia de recursos inovadores, o Xiglute usa exatamente o mesmo layout antigo do Facebook, tanto para seus stories quanto para o feed de notícias.

Xiglute possui um layout idêntico ao do Facebook, com pequena mudança do tom de azul.
Xiglute possui um layout idêntico ao do Facebook, com pequena mudança do tom de azul/Reprodução

Não é possível afirmar que a Xiglute Coin seja um golpe ou que não há boas intensões por trás do desenvolvimento do projeto.

Porém, é importante ficar de olho nos diferentes pontos levantados pelos críticos, tanto para proteger seus investimentos (de dinheiro e tempo) quanto para que a equipe de desenvolvimento melhore a plataforma — caso seja esse o interesse deles.

O Livecoins tentou comunicação com a equipe pelos telefones disponíveis para contato, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Praia do Forte em Cabo Frio pirâmide com Bitcoin

Eagle Eyes, empresa do “Pastor do Bitcoin” em Cabo Frio suspende saques

A empresa Eagle Eyes, que operava com sede na cidade de Cabo Frio (RJ), é mais uma possível pirâmide usando a imagem das criptomoedas...

Segunda maior pool de Ethereum encerra atividades devido a restrições na China

A SparkPool, segunda maior pool de mineração de Ethereum, anunciou que encerrará suas atividades no dia 30 deste mês. Hoje a pool é responsável...

Empreendedores vs investidores, quem ganhou mais dinheiro com criptomoedas?

Qual será a melhor estratégia para ganhar dinheiro, investir direto em criptomoedas ou empreender em setores essenciais relacionados a elas? Neste artigo faremos um comparativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias