Depois do robô do Pix, novo golpe no WhatsApp usa sistema do Banco Central

Golpistas abordando por mensageiros eletrônicos suas vítimas, cuidado com links suspeitos é fundamental.

Conceito de roubo na internet
Conceito de roubo na internet

Os sistemas do Bacen seguem chamando a atenção de golpistas pela internet. Isso porque, um novo golpe pelo WhatsApp ataca vítimas usando a imagem de um novo sistema criado pelo banco central.

Nos últimos dias, ficou claro que os ataques se intensificaram contra pessoas que conhecem o sistema do PIX. Dessa forma, surgiu uma promessa de rendimentos rápidos e fáceis de investimentos chamada “Robô do PIX”.

O tal do robô promete multiplicar o dinheiro das pessoas, alegando que consegue dobrar o valor investido. Contudo, o Nubank teve que salvar uma cliente sua após ela acreditar na promessa e quase perder com o “investimento”.

Mas esse sistema de pagamentos instantâneos não é o único na mira de golpistas.

Novo golpe pelo WhatsApp usa imagem de sistema Registrato do Banco Central do Brasil

Após lançar um sistema para consulta de valores a receber, o Banco Central do Brasil teve problemas com sua página pelo alto número de acessos simultâneos, que resultaram na queda do site.

Até hoje, o sistema chamado Registrato ainda não voltou a funcionar e só deverá retornar ao normal no dia 14 de fevereiro de 2022, de acordo com anúncio do próprio BCB.

Banco Central do Brasil já alertou para a presença de golpes de sistema que está indisponível
Banco Central do Brasil já alertou para a presença de golpes de sistema que está indisponível /Reprodução

Mas a empresa Kaspersky divulgou na última quinta-feira (10) que o golpe pelo WhatsApp tenta pegar dados das vítimas habilitando notificações em seus navegadores.

Assim, eles buscam capturar o máximo de informações financeiras das vítimas para se apropriar de suas contas bancárias e até em busca de sacar valores do Registrato. E tudo começa com os golpistas pedindo o CPF para realizar uma consulta no site do BCB, que nem está disponível ainda.

Em comunicado compartilhado com o Livecoins, Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, lembra que ao aceitar as notificações falsas dos golpistas e clicar em links suspeitos oferecidos por eles, a pessoa recebe golpes até do Big Brother Brasil em seus dispositivos.

“Ao aceitá-la, a vítima será bombardeada por mensagens fraudulentas. Recebi em média quatro notificações por dia com temas variados. Analisando a estrutura usada pelo criminoso, ainda conseguimos encontrar outros golpes chamativos, como um “vale gás”, uma ação promocional usando o reality show Big Brother Brasil e várias mensagens usando o PIX. Isso mostra como agem esses grupos: escolhem vários temas populares e atiram sem parar esperando um momento de desatenção das pessoas”.

Casos ligam alerta para futura implementação do Real digital

Certamente todos esses casos de golpes recentes em novos sistemas do BCB ligam o alerta para a agenda de desenvolvimento da autarquia, principalmente aquela ligada ao dinheiro nacional.

Isso porque, está em fase de estudo de viabilidade para o lançamento do Real digital, que deverá ser a nova moeda brasileira a funcionar apenas pela internet. Para os próximos anos, o Bacen espera que haja uma redução no uso do dinheiro físico no Brasil.

Assim, os novos golpes com sistemas do banco central mostram que a comunicação com a população deve ser ampliada e talvez até feita com meses de antecedência, visto que ao chegar um novo produto, golpistas correm para se apropriar das vítimas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias