O comportamento do Bitcoin na semana da pior crise desde 2008 coloca a moeda como reserva de valor

Reserva de valor como moeda?

-

Siga no
Mercado de ações em queda, pior crise desde 2008?
Mercado de ações em queda, pior crise desde 2008?
Anúncio

Quando Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin, não havia em nenhum momento a intenção de criar uma reserva de valor mundial, mas sim, um meio de pagamento. Apesar disso, no decorrer dos anos, o Bitcoin passou a ser considerado uma reserva de valor.

Neste ponto, o Bitcoin passou a ser considerado uma espécie de ouro digital, que poderia ajudar em momentos de crise. Contudo, o comportamento do ouro nem sempre é positivo em momentos de crises.

Na última grande crise (2008), por exemplo, o ouro teve em seu preço uma alta correlação com o S&P 500. Este último, é um índice composto por ações da Nasdaq e Nyce, ou seja, despencou. Entenda mais sobre o assunto abaixo.

Comportamento do Bitcoin é de reserva de valor, apontou estudo da Messari

Anúncio

A Messari Crypto lançou nos últimos dias um estudo sobre o Bitcoin como reserva de valor. Na última semana, quando as bolsas mundiais despencaram, a moeda seguiu o mesmo caminho, perdendo mais que 10% em menos de uma semana.

Dessa forma, o Bitcoin conseguiu uma legião de críticos, ao passo que sua função como reserva de valor foi duramente questionada. Um deles, Peter Schiff, chegou a dizer que o “Bitcoin era um risco digital, não um ouro digital“. Peter, cabe o destaque, foi um dos que previu a crise financeira de 2008.

Contudo, a equipe de analistas da Messari Cripto adicionou um forte argumento no debate. Isso porque, se até o ouro caiu de preços em 2008, seria normal o Bitcoin fazer o mesmo na crise de 2020?

Moedas tradicionais de refúgios seguros, como o iene japonês e o franco suíço, também receberam ofertas, enquanto os investidores procuravam se proteger das turbulências, liquidando quase todo o resto do processo.

Estudo da Messari aponta os ativos mais impactados pelo Coronavírus durante a pior semana desde a última crise
Estudo da Messari aponta os ativos mais impactados pelo Coronavírus durante a pior semana desde a última crise – Reprodução/Messari

O Bitcoin foi liquidado, caiu mais que 10%, e ainda pode ser seguro?

De acordo com a Messari, o Bitcoin não ficou imune as quedas do mercado tradicional. Isso porque, com uma forte desvalorização superior a 10%, o preço da moeda digital se juntou aos piores ativos da semana, inclusive, o ouro.

Para a Messari, o comportamento do Bitcoin na última semana foi semelhante ao do ouro na crise de 2008. Quando a crise de 2008 estava desenrolando, o mineral perdeu valor de forma correlacionada ao S&P 500. Contudo, após uma desvalorização, o mineral ganhou força e subiu a altas históricas.

Bitcoin não é um hedge contra uma recessão.

Os especialistas apontaram que o Bitcoin não é um hedge (proteção) contra crises econômicas. Entretanto, a moeda digital é uma ótima proteção contra má administração das políticas monetárias. Neste ponto, com os bancos centrais considerando enormes cortes na taxa básica de juros, o Bitcoin pode ganhar imensa força.

O que é uma dinâmica melhor para rastrear não é o desempenho do Bitcoin à medida que os mercados afundam devido aos medos do Coronavirus, mas como o Bitcoin atua em resposta ao estímulo do banco central para mitigar os impactos econômicos do vírus.

Ou seja, na medida em que os Bancos Centrais alinham o discurso de cortar novos juros (a última vez que isso aconteceu foi em 2011), o Bitcoin se mostra como a principal ferramenta para evitar o problema. Quanto mais estímulos os bancos centrais derem na economia, mais força estarão dando ao Bitcoin, de acordo com a Messari.

O estudo apontou, por fim, que o Bitcoin era muito novo e insignificante em 2012 para reagir a eventos macro. Contudo, desta vez o mercado de Bitcoin já vale mais que U$ 160 bilhões, de forma que mesmo que pequeno, pode ajudar as pessoas desta vez.

Comportamento do ouro em 2008 foi de queda para após isso subir
Comportamento do ouro em 2008 foi de queda para após isso virar para alta – Reprodução/Messari

Comportamento das Bolsas estão ruins, mesmo em meio aos estímulos

No Brasil, a quinta (5) foi de pressão no índice Ibovespa (IBOV), que fechou mais um dia de forte queda, perdendo quase 5% de valor. Já os índices Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones perderam cerca de 3% cada, mostrando novos reveses para as bolsas.

No mesmo período, o preço do Bitcoin valorizou mais que 3%. O comportamento do Bitcoin poderá ser de uma reserva de valor, caso assim seja testado, de acordo com a Messari.

Os próximos meses poderão ser fundamentais para provar a teoria, na prática. Isso porque, o Bitcoin reduzirá sua emissão de novas moedas pela metade, ao passo que os Bancos Centrais estão imprimindo dinheiro.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Venezuela e Bitcoin

Quais os riscos da Venezuela minerar Bitcoin?

A Venezuela publicou um novo decreto mostrando que deve começar a minerar Bitcoin, mas alguns riscos podem envolver a prática. No país, há uma...
Nouriel Roubini

Nouriel Roubini ataca DeFi: “é um vaporware”

O termo DeFi toma as manchetes do mercado de criptomoedas e de economistas renomados em 2020. De acordo com o analista financeiro Nouriel Roubini,...

Empresa vai dar criptomoedas para quem plantar árvores

Um dos problemas que preocupam a sociedade atualmente é a emissão de carbono e as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. Para tentar achar...

Últimas notícias

Nouriel Roubini ataca DeFi: “é um vaporware”

O termo DeFi toma as manchetes do mercado de criptomoedas e de economistas renomados em 2020. De acordo com o analista financeiro Nouriel Roubini,...

Justiça vai atrás de exchanges internacionais em ação de R$ 65 milhões contra a Atlas Quantum

A Justiça de São Paulo determinou que oito exchanges internacionais promovam o bloqueio de qualquer ativo digital depositado pela Atlas Quantum. A decisão foi proferida...

Empresa vai dar criptomoedas para quem plantar árvores

Um dos problemas que preocupam a sociedade atualmente é a emissão de carbono e as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. Para tentar achar...