O que compõe os 100 mil pontos do Ibovespa?

-

Siga no
Anúncio

Sabemos que o Ibovespa é uma carteira com as ações que totalizam 85% do volume negociado na B3. Este Índice Bovespa é o indicador mais importante do mercado acionário, e foi criado com um valor-base de 100 pontos em 1968.

Agora estamos progredindo, pois sabemos que nasceu de um valor arbitrário. Se o índice tivesse iniciado sua vida em 500, hoje o Ibovespa estaria em 500.000 pontos.

Bolsa de valores do Zimbabué sobe 100% em meio a inflação de 766%
Bolsa de valores do Zimbabué sobe 100% em meio a inflação de 766%

Anúncio

Ah! Como o Brasil passou por um período inflacionário, tivemos que cortar zeros do índice algumas vezes ao longo dos anos. Isso mesmo, como os Cruzeiros, Cruzados e Cruzados Novos passaram a não valer mais nada, o valor das ações sobe pra compensar este efeito. O mesmo acontece com o kilo de carne, valor dos imóveis, e plano de saúde.

Há outro problema nesse cálculo. Esta carteira muda conforme o volume das ações mais negociadas na bolsa de valores, e este rebalanceamento é feito a cada três meses. Atualmente, o Índice Ibovespa encontra-se da seguinte forma:

Carteira Ibovespa - Jul/2020
Carteira Ibovespa – Jul/2020

Temos atualmente Vale (mineradora) e Petrobras na liderança, seguidos pelos bancos e serviços financeiros e varejo.

No entanto, a situação 20 anos atrás era bem diferente, conforme podemos ver abaixo:

Carteira Ibovespa - Mai/2000
Carteira Ibovespa – Mai/2000

Excluindo Petrobras e Bradesco, com participações até semelhantes, todo o resto mudou. As empresas de telefonia eram destaque, junto com Eletrobras.

O problema de termos um referencial que muda é o menor deles. O efeito da inflação é muito mais cruel, especialmente no Brasil. Abaixo temos o gráfico do Ibovespa e do CDI, a taxa de referência para renda fixa, ao longo dos últimos 15 anos:

Fonte: Comparador de investimentos XP
Fonte: Comparador de investimentos XP

O resultado? CDI +347% contra Ibovespa +296%. Para dizer que estamos favorecendo algum dos lados, vamos repetir o estudo com 2, 8 e 10 anos.

Ou seja, mesmo estando tão próximo da máxima histórica, o Índice Bovespa só conseguiu superar a inflação no período dos últimos 24 meses. Existe um mito que ações são um investimento de longo prazo, e portanto deve-se segurar por algumas décadas até obter rentabilidade.

Realmente nominalmente o Ibovespa sobe muito, pois trata-se da inflação sendo parcialmente repassada, da mesma forma que um apartamento custava R$ 100 mil há 20 anos e hoje ultrapassa facilmente os R$ 700 mil.

Como o Bitcoin lhe protege? Escassez. Ao contrário do mercado acionário, onde novas empresas surgem, além da emissão de ações das empresas listadas, no Bitcoin isso não existe. Isso equivale a uma inflação decrescente, algo que nenhuma outra moeda consegue replicar.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Marcel Pechman
Marcel Pechman
Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde Mai/2017 faz arbitragem e trading de criptos, além de ser co-fundador do site de análise de criptos RadarBTC. Palestrante do Bitcoin Summit Florianópolis 2019

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

CoinMarketCap dando criptomoeda concorrente da IOTA

O campo das criptomoedas segue em alta em 2020 e muitos projetos promissores têm surgido. Para divulgar uma nova promessa, o CoinMarketCap está dando...

EUA multa serviço de Mixer de Bitcoin em U$ 60 milhões

Em uma decisão única e que pode abrir uma série de precedentes para o futuro, a FinCEN, órgão dos EUA responsável por combater crimes...

Brasileiro é acusado de fraudar programa de recompensas de criptomoeda

Um brasileiro foi acusado de ter fraudado um programa de recompensas da criptomoeda Monero, na acusação, Everton Melo teria copiado a análise de outro...