O que compõe os 100 mil pontos do Ibovespa?

Siga no

Sabemos que o Ibovespa é uma carteira com as ações que totalizam 85% do volume negociado na B3. Este Índice Bovespa é o indicador mais importante do mercado acionário, e foi criado com um valor-base de 100 pontos em 1968.

Agora estamos progredindo, pois sabemos que nasceu de um valor arbitrário. Se o índice tivesse iniciado sua vida em 500, hoje o Ibovespa estaria em 500.000 pontos.

Bolsa de valores do Zimbabué sobe 100% em meio a inflação de 766%
Bolsa de valores do Zimbabué sobe 100% em meio a inflação de 766%

Ah! Como o Brasil passou por um período inflacionário, tivemos que cortar zeros do índice algumas vezes ao longo dos anos. Isso mesmo, como os Cruzeiros, Cruzados e Cruzados Novos passaram a não valer mais nada, o valor das ações sobe pra compensar este efeito. O mesmo acontece com o kilo de carne, valor dos imóveis, e plano de saúde.

Há outro problema nesse cálculo. Esta carteira muda conforme o volume das ações mais negociadas na bolsa de valores, e este rebalanceamento é feito a cada três meses. Atualmente, o Índice Ibovespa encontra-se da seguinte forma:

Carteira Ibovespa - Jul/2020
Carteira Ibovespa – Jul/2020

Temos atualmente Vale (mineradora) e Petrobras na liderança, seguidos pelos bancos e serviços financeiros e varejo.

No entanto, a situação 20 anos atrás era bem diferente, conforme podemos ver abaixo:

Carteira Ibovespa - Mai/2000
Carteira Ibovespa – Mai/2000

Excluindo Petrobras e Bradesco, com participações até semelhantes, todo o resto mudou. As empresas de telefonia eram destaque, junto com Eletrobras.

O problema de termos um referencial que muda é o menor deles. O efeito da inflação é muito mais cruel, especialmente no Brasil. Abaixo temos o gráfico do Ibovespa e do CDI, a taxa de referência para renda fixa, ao longo dos últimos 15 anos:

Fonte: Comparador de investimentos XP
Fonte: Comparador de investimentos XP

O resultado? CDI +347% contra Ibovespa +296%. Para dizer que estamos favorecendo algum dos lados, vamos repetir o estudo com 2, 8 e 10 anos.

Ou seja, mesmo estando tão próximo da máxima histórica, o Índice Bovespa só conseguiu superar a inflação no período dos últimos 24 meses. Existe um mito que ações são um investimento de longo prazo, e portanto deve-se segurar por algumas décadas até obter rentabilidade.

Realmente nominalmente o Ibovespa sobe muito, pois trata-se da inflação sendo parcialmente repassada, da mesma forma que um apartamento custava R$ 100 mil há 20 anos e hoje ultrapassa facilmente os R$ 700 mil.

Como o Bitcoin lhe protege? Escassez. Ao contrário do mercado acionário, onde novas empresas surgem, além da emissão de ações das empresas listadas, no Bitcoin isso não existe. Isso equivale a uma inflação decrescente, algo que nenhuma outra moeda consegue replicar.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.

Criptomoedas mais populares atualmente são de jogos

De acordo com medidores de popularidade de criptomoedas, uma nova tendência parece estar começando dentro do mercado de criptomoedas: a popularização dos ativos ligadas...

Sob pressão regulatória, maior corretora de Bitcoin do mundo decide limitar saques de novos...

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, sempre teve uma postura não muito rígida em relação as regras de KYC (identificação de clientes)...
Movimentos de baleias em gráfico do Bitcoin

Baleias compraram 170 mil bitcoins nas últimas cinco semanas

Um recente estudo publicado pela Santiment revelou que as baleias (grandes detentores) compraram 170 mil bitcoins nas últimas cinco semanas, avaliados em cerca de...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias