O que fazer em caso de perda de celular com o Google Authenticator

Resposta rápida: Se você não fez backup do QR CODE ou da chave, não é possível  recuperar códigos do Google Auth apenas com a senha de e-mail, não faria muito sentido, caso contrário, não seria verificação em duas etapas, assim, um criminoso iria descobrir sua senha e recuperar ela em outro dispositivo.

Toda vez que você for ativar 2FA em algum site, Tire um print do QR CODE, imprima e guarde em um local seguro, ou salve em uma nuvem, você também pode salvar o código copiando e colando em documento de texto.

EXCHANGES E 2FA

A grande maioria das Exchanges contam com autenticação em duas etapas (2FA), isso garante maior segurança no acesso a conta e execuções de transferências de criptomoedas, algumas exchanges inclusive, obrigam o uso dessa medida.

A verificação em duas etapas impede acessos não autorizados na conta já que ela solicita dois dados que “só você” tem:

1: Sua senha

2: Seu dispositivo móvel

Logo, dificilmente uma pessoal mal intencionada vai conseguir obter as duas coisa, ótimo, certo ?

PERDI MEU TELEFONE, E AGORA ?

Pois é, um dos grandes problemas de quem usa o Google Auth se dá quando existe a perda do aparelho, O Google Authenticator é complexo quando se trata de opções de sincronização em nuvem. Com o Google, se você perder o seu telefone você perde seu acesso. Após adquirir um novo telefone, prepare-se para transferir manualmente suas contas, todas elas, uma por vez, entrando em contato com todos os sites que você possuí ele ativado. Este cenário sozinho parece ser a maior razão pela qual as pessoas mudam do GA para um app semelhante chamado Authy.

ALTERNATIVA AO GOOGLE, O AUTHY

O aplicativo Authy permite fazer backup criptografado na nuvem. Como isso é útil? Perder um telefone, e você ainda pode acessar as contas do Authy de outros dispositivos (desde que não tenha desabilitado o recurso multidispositivo). Caso compre um novo telefone, você pode instalar o aplicativo Authy, verificar sua identidade e acessar todos os seus toques Authy relativamente sem problemas quando comparados com a solução do Google.

Uma vez que o Authy está disponível para dispositivos móveis Android, iOS, e para Windows, Apple Watch e até mesmo na sua área de trabalho, você pode usar o Authy para ficar protegido em vários dispositivos simultaneamente. Os usuários do Google Authenticator estão vinculados a um único dispositivo, portanto, se você deseja registrar um novo telefone ou tablet, o Google Authenticator cancelará automaticamente o seu dispositivo atual.

MAS ATENÇÃO

Olhando o Auth como alternativa parece muito interessante, ter seus códigos em vários dispositivos simultaneamente, apenas o seu e-mail e uma senha, mas, olhando de forma mais crítica, se alguém conseguir sua senha, ele pode ativar o Auth em outro celular e ter acesso a todas suas contas sem encostar o dedo no seu celular atual, nesse caso, o google é mais seguro.

 

CONCLUSÃO

Se você quer mais segurança, use o Google, salve seus códigos, imprima os QRCODES e restaure tudo quando perder ou trocar de celular; Se você quer mais facilidade, use o Authy e conviva com o dilema (Veja aqui relatos) de que se alguém conseguir sua senha, ele vai ativar duas etapas em outro dispositivo, a escolha é sua.

Fonte: Theibulletin.com

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Formado em Ciência da Computação e profissional de segurança da informação há mais de 10 anos. Escreve sobre Bitcoin desde 2012. Tradutor do site Bitcoin.org

Últimas notícias

Últimas notícias