“Objetivo é substituir real, não o Bitcoin”, diz Samy Dana sobre real digital

Economista é um antigo crítico do Bitcoin no Brasil, fazendo sua análise agora sobre a criptomoeda nacional brasileira.

Siga no
Samy Dana e Dony De Nuccio em InvestNews BR
Samy Dana e Dony De Nuccio em InvestNews BR/Reprodução

Segundo o economista Samy Dana, o Banco Central busca inovar com a moeda digital brasileira, com objetivo de substituir o real, não o Bitcoin. O pensamento foi compartilhado em apresentação pelo InvestNews BR, programa também apresentado pelo jornalista Dony De Nuccio.

De fato, o debate sobre o real digital havia começado a ganhar forma em 2020, quando o Bacen criou um grupo de trabalho para discutir sobre o tema. De lá para cá, os analistas da autarquia chegaram a algumas diretrizes, sendo apresentadas na última segunda-feira (24).

Entre os detalhes do real digital, está a implementação do dinheiro programável, contratos inteligentes e até o uso da tecnologia blockchain. Dessa forma, com a possível criação de uma criptomoeda nacional, o assunto foi alvo de debates em todo Brasil, com comparações inevitáveis com o Bitcoin.

Samy Dana acredita que Banco Central quer substituir o real, não o Bitcoin ou Ethereum

Durante a apresentação do InvestNews Br, o economista Samy Dana e o jornalista Dony De Nuccio falaram sobre os detalhes divulgados pelo Banco Central nos últimos dias, sobre o audacioso projeto de criar uma moeda real digital.

Samy Dana é um crítico de longa data das criptomoedas no Brasil, sempre com opiniões fortes sobre a tecnologia. Dessa vez, no entanto, ele poupou o Bitcoin em sua análise, falando apenas que o objetivo do Banco Central é substituir o real, não as moedas digitais descentralizadas.

Samy ainda lembrou que inovação terá um lastro na confiança do sistema brasileiro nacional, que continuará mantendo sua força. Os bancos, por exemplo, continuarão a fazer a custódia do dinheiro, sendo o BCB o emissor da moeda digital.

Apesar de não acreditar no real digital como substituto do Bitcoin, Samy considerou em sua análise que a moeda nacional será melhor para evitar golpes e até a lavagem de dinheiro.

Banco Central ainda está estudando inovação, na visão dos especialistas

Tanto Samy quanto Dony, apresentadores do InvestNews, concordam que o estudo sobre o real digital ainda está em fase embrionária. Os especialistas em finanças até lembraram que o Banco Central do Brasil fará mais reuniões nos próximos meses sobre o assunto, incluindo alguns setores nessas discussões.

Para Dony, no entanto, o Banco Central, apesar de não estar criando um substituto ao Bitcoin, pode estar criando uma moeda que une o melhor dos dois mundos. Em sua opinião, as moedas digitais trazem avanços e praticidade, mas com o real digital tendo “lastro” no BCB, essa moeda uniria o melhor dos dois mundos.

O tema ainda promete mais discussões nos próximos anos, visto que o BC adiou a data oficial de lançamento de 2022 para um futuro ainda desconhecido. Confira a opinião dos analistas no vídeo abaixo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Francis-Ngannou

Atual campeão do UFC receberá metade do prêmio em Bitcoin

Francis Ngannou, atual campeão dos pesos-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC), afirmou nesta terça-feira (18) que deseja receber metade do seu prêmio em Bitcoin. Sua...
Celular com imagem da CVM Comissão de Valores Mobiliários do Brasil processo processa contra

CVM rejeita proposta da Bluebenx, empresa de investimento em criptomoedas

A Comissão de Valores Mobiliários no Brasil, a CVM, rejeitou uma proposta de acordo com a Bluenbenx e seu sócio, suspeitos de criar esquema....
Homem abrindo e-mail no metaverso, perigo alerta cuidado

Empresa de segurança faz alerta sobre metaverso

Uma empresa de segurança cibernética alertou para os riscos de identidade no ambiente do metaverso. O termo surgiu há várias décadas, mas a maturidade...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias