Oi e fintech ajudam famílias de baixa renda com carteira digital que funciona no Whatsapp

Em parceria com a Conta Zap, a Oi já estava em negociações para criar uma plataforma de carteiras digitais e antecipou parte de seus planos em prol desta ação social.

Siga no

Por meio do movimento Zap do Bem, a Oi está promovendo uma iniciativa para ajudar famílias de baixa renda de Maceió (AL). Pelo WhatsApp a empresa irá distribuir uma renda emergencial de 200 reais por meio de uma carteira digital.

O valor é destinado para cerca de milhares de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, residentes do bairro Vergel do Lago, e pode ser usada para pagar contas, fazer compras ou recarregar o celular.

Essa iniciativa partiu de um grupo de empresários, que se uniu para ajudar populações que estão em situação de vulnerabilidade social devido ao coronavírus. Assim, um total de R$ 400 mil foi levantado na região, que será distribuído igualmente para todas as famílias.

Em parceria com a fintech Conta Zap, a Oi já estava em negociações para criar uma plataforma de carteiras digitais e antecipou parte de seus planos em prol desta ação social.

As pessoas que têm direito a este benefício estão isentas de tarifas relativas a movimentações e transferências entre usuários.

Portanto, basta que o usuário envie uma mensagem para o número do Zap do Bem e se cadastre. Em seguida, o próprio aplicativo o guiará para realizar todos os procedimentos necessários para que tenha acesso a quantia de 200 reais.

Soluções tecnológicas simples e eficientes

Um dos principais diferenciais da plataforma é que sua carteira virtual possibilita a realização de transações financeiras sem a necessidade de contar com instituições bancárias.

Seguindo a mesma lógica de descentralização de ativos digitais, a iniciativa conta com a tecnologia como aliada em um trabalho de cunho social. Assim sendo, o movimento Zap do Bem, que começou como algo modesto se transformou em uma iniciativa organizada, apoiada por várias empresas.

Além da Oi e da Conta Zap, outras empresas estão se integrando na ação, como a GERU e a BDO, entre outras.

A partir de agora a iniciativa vai ser gerida por um Comitê Gestor, com ações que serão auditadas pela BDO. O objetivo é dar transparência para o destino das doações feitas por quem se engajar nesta ação. A ideia é que o movimento consiga se expandir para atender a outras comunidades que necessitam de auxílio.

De acordo com CEO da Oi, Rodrigo Abreu, a intenção de antecipar o objetivo da empresa com relação a carteiras digitais é criar uma iniciativa simples e eficiente para ajudar quem precisa.

E na opinião de Roberto Marinho Filho, CEO da Conta Zap, o uso da tecnologia em prol da inclusão financeira para milhões de brasileiros é motivo de orgulho para a companhia. Portanto, há uma expectativa bastante positiva sobre a continuidade e expansão deste projeto.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Próxima queda do mercado cripto será brutal, alerta “Cobra”, dono do bitcoin.org

O mercado de criptomoedas é cheio de altos e baixos, ao longo de 12 anos os investidores viram períodos de altas constantes, chamados de...

O ouro físico está perdendo espaço para o ouro digital

Nos últimos dias, Neel Kashkari, presidente do banco central americano, disse que não ficaria surpreso se a taxa de inflação nos Estados Unidos subissem...

Repressão global às criptomoedas pode estar chegando, alerta CEO da Kraken

Recentemente o Bitcoin e várias outras criptomoedas tiveram uma alta surpreendente, com muitas alcançando novas máximas históricas (como é o caso do Bitcoin e...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias