Oito pessoas foram presas na Espanha por operar um esquema de lavagem de dinheiro que utilizava criptomoedas, anunciou a Europol em um comunicado de imprensa hoje.
O grupo lavava dinheiro trocando moeda fiduciária por ativos digitais. Os indivíduos usavam caixas eletrônicos de criptomoedas e retiravam os fundos em pequenas quantias para evitar suspeitas.
O grupo depositava o dinheiro em várias contas bancárias antes de trocar por criptomoedas. Transferências de somas maiores eram enviadas para contas de empresas pertencentes aos criminosos, que também enviavam dinheiro para corretoras de criptomoedas.
Sete casas foram revistadas durante as investigações. As autoridades espanholas apreenderam 11 veículos, 16.800 euros (18.800 dólares), quase 200 mudas de maconha, dois caixas eletrônicos de criptomoedas, jóias, documentos e computadores.
As autoridades também congelaram quatro carteiras frias (offline) e 20 carteiras quentes (online) de bitcoin – que possuíam 9 milhões de euros – de maneira não especificada.