OpenBazaar pede doações para manter serviço

Até 2020 o serviço continua funcionando após doação anônima.

Siga no
OpenBazaar Comércio Online
Comércio Online/Pixabay

Um dos serviços mais populares na comunidade de criptomoedas para compra e venda é o OpenBazaar, que pede doações para manter o serviço. De acordo com a equipe de desenvolvimento da plataforma, os custos estão inviáveis.

O Bitcoin é uma moeda digital que permite as transações pela internet. Em 2014 então surgiu a plataforma OpenBazaar, uma das mais antigas a aceitar a moeda. Além disso, essa é uma plataforma que segue a filosofia do Bitcoin.

Com sua tecnologia descentralizada e de código aberto, a OpenBazaar de fato ajudou a comunidade Bitcoin a permitir a troca da moeda por produtos. Contudo, ao longo dos anos o custo da infraestrutura aumentou bastante.

OpenBazaar quase encerra suas operações, mas pede doações para manter serviço em funcionamento

Desde que o Bitcoin surgiu em 2009, uma comunidade foi criada entorno dessa nova tecnologia. Como uma moeda digital, é esperado que comércios aceitem o Bitcoin em troca de produtos.

Pensando em iniciar esse processo, uma das plataformas que mais ganhou destaque foi a OpenBazaar. Essa plataforma já intermediou uma série de negociações envolvendo Bitcoin.

“Quando lançamos o OpenBazaar em 2014, queríamos levar todo o poder dos mercados descentralizados para um público global. Tivemos a sorte de levantar dinheiro de investidores de classe mundial para fundar a OB1 e trabalhamos incansavelmente na visão do livre comércio”

No entanto, a comunidade teve no último dia 25 de setembro uma notícia triste sobre a plataforma. Ao informar que os custos da atual infraestrutura estão altos, a OpenBazaar anunciou que iria finalizar o serviço no dia 1 de outubro.

Dessa forma, em uma publicação no Medium, o OpenBazaar deixou claro que apenas a comunidade poderia manter o serviço funcionando. O aplicativo Haven, inclusive, seria removido da App Store e Play Store na mesma data.

Doação anônima manterá serviço em funcionamento até dezembro

Após a publicação no Medium sobre o fim dos serviços, a comunidade Bitcoin correu para salvar o OpenBazaar. De acordo com a empresa, em uma doação anônima o serviço estará em funcionamento até o final de 2020.

Pelo Twitter, o OpenBazaar comemorou a sobrevida até o fim do ano.

Apesar do momento feliz, a equipe de desenvolvedores lembra que 2021 está próximo. Dessa forma, pede que a comunidade que acredita no serviço continue apoiando causa, que é uma das mais populares na comunidade Bitcoin.

CEO da IOVLabs, o argentino Diego Gutierrez-Zaldivar foi um dos que ofereceu ajuda para manter vivo o projeto OpenBazaar. A IOVLabs é a responsável pela criação dos contratos inteligentes com Bitcoin, os RSK.

Independente de quem foi, o OpenBazaar continua online como um dos mais populares comércios eletrônicos que trabalham com criptomoedas. Muitos acreditam que soluções como essa podem ajudar a tornar o Bitcoin mais popular e mudar a imagem da moeda, que é apontada como um “ativo de especulação” para alguns críticos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias