OpenBazaar pede doações para manter serviço

Até 2020 o serviço continua funcionando após doação anônima.

-

Siga no
OpenBazaar Comércio Online
Comércio Online/Pixabay
Anúncio

Um dos serviços mais populares na comunidade de criptomoedas para compra e venda é o OpenBazaar, que pede doações para manter o serviço. De acordo com a equipe de desenvolvimento da plataforma, os custos estão inviáveis.

O Bitcoin é uma moeda digital que permite as transações pela internet. Em 2014 então surgiu a plataforma OpenBazaar, uma das mais antigas a aceitar a moeda. Além disso, essa é uma plataforma que segue a filosofia do Bitcoin.

Com sua tecnologia descentralizada e de código aberto, a OpenBazaar de fato ajudou a comunidade Bitcoin a permitir a troca da moeda por produtos. Contudo, ao longo dos anos o custo da infraestrutura aumentou bastante.

OpenBazaar quase encerra suas operações, mas pede doações para manter serviço em funcionamento

Anúncio

Desde que o Bitcoin surgiu em 2009, uma comunidade foi criada entorno dessa nova tecnologia. Como uma moeda digital, é esperado que comércios aceitem o Bitcoin em troca de produtos.

Pensando em iniciar esse processo, uma das plataformas que mais ganhou destaque foi a OpenBazaar. Essa plataforma já intermediou uma série de negociações envolvendo Bitcoin.

“Quando lançamos o OpenBazaar em 2014, queríamos levar todo o poder dos mercados descentralizados para um público global. Tivemos a sorte de levantar dinheiro de investidores de classe mundial para fundar a OB1 e trabalhamos incansavelmente na visão do livre comércio”

No entanto, a comunidade teve no último dia 25 de setembro uma notícia triste sobre a plataforma. Ao informar que os custos da atual infraestrutura estão altos, a OpenBazaar anunciou que iria finalizar o serviço no dia 1 de outubro.

Dessa forma, em uma publicação no Medium, o OpenBazaar deixou claro que apenas a comunidade poderia manter o serviço funcionando. O aplicativo Haven, inclusive, seria removido da App Store e Play Store na mesma data.

Doação anônima manterá serviço em funcionamento até dezembro

Após a publicação no Medium sobre o fim dos serviços, a comunidade Bitcoin correu para salvar o OpenBazaar. De acordo com a empresa, em uma doação anônima o serviço estará em funcionamento até o final de 2020.

Pelo Twitter, o OpenBazaar comemorou a sobrevida até o fim do ano.

Apesar do momento feliz, a equipe de desenvolvedores lembra que 2021 está próximo. Dessa forma, pede que a comunidade que acredita no serviço continue apoiando causa, que é uma das mais populares na comunidade Bitcoin.

CEO da IOVLabs, o argentino Diego Gutierrez-Zaldivar foi um dos que ofereceu ajuda para manter vivo o projeto OpenBazaar. A IOVLabs é a responsável pela criação dos contratos inteligentes com Bitcoin, os RSK.

Independente de quem foi, o OpenBazaar continua online como um dos mais populares comércios eletrônicos que trabalham com criptomoedas. Muitos acreditam que soluções como essa podem ajudar a tornar o Bitcoin mais popular e mudar a imagem da moeda, que é apontada como um “ativo de especulação” para alguns críticos.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

PF pode usar blockchain para identificar pessoas

Uma ferramenta blockchain que identifica pessoas será apresentada para delegados da PF, que pode começar a usar solução caso interesse. Na tarde desta quarta-feira (21),...

Trader de Bitcoin foi preso após fraudar auxílio emergencial

Um alegado trader de Bitcoin brasileiro foi preso em operação policial após suspeitas de que ele fraudou o auxílio emergencial. O caso aconteceu na...

Coluna do TradingView: BTC rompe os 12k

Segundo teste em 12mil dólares em 65 dias. Confira o que estão pensando os analistas do TradingView ESID Por incrível que pareça, o gráfico mensal do...