Notícias

Operação Egito apreende carteira de criptomoedas de suspeito

Share

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) deflagrou a Operação Egito contra um suspeito de operar um esquema de pirâmides, apreendendo até sua carteira de criptomoedas durante a operação.

A ação na última quarta-feira (15) partiu da Delegacia de Polícia do Continente da polícia civil, na cidade de São José. Ao todo, foram cumpridos 4 mandados judiciais de busca e apreensão e mais um de prisão preventiva contra um investigado.

A polícia civil não divulgou o nome da empresa suspeita de crimes contra a economia popular, que vinha fazendo vítimas em Santa Catarina e Rio de Janeiro. O homem preso também teve sua identidade preservada pela investigação.

Carteira de criptomoedas de suspeito é apreendida em Operação Egito

De acordo com a PCSC, as investigações iniciaram-se há dois meses, após indícios de que um crime vinha ocorrendo contra investidores.

Segundo apuração do Livecoins, trata-se da empresa RZ Consultoria e Assessoria, cujo dono Raine Zanotto, atuava de Florianópolis com sua empresa. No Reclame Aqui, a página da empresa já recebeu inúmeras reclamações de clientes, que há meses não conseguem sacar valores do possível esquema.

Após procurar a empresa, alguns clientes receberam a informação de que uma empresa de Portugal, que atuava no mercado de criptomoedas, travou os saques, prejudicando o negócio no Brasil.

Um dos clientes de São José disse que perdeu R$ 20 mil no esquema, ao acreditar estar investindo em bitcoin.

Cliente diz que investiu em bitcoin com empresa, mas não consegue suporte com responsáveis que travaram saques. Crédito: Reclame Aqui.

As suspeitas da PCSC envolvem crimes contra a economia popular e lavagem de dinheiro.

Com promessas de 10% ao mês, esquema movimentou milhões de reais

Durante os meses em que atuou com falsas promessas de investimentos associadas ao Bitcoin, a empresa de Florianópolis prometia rendimentos fixos de 10% ao mês.

Com isso, o sócio da empresa, representante legal perante os investidores, movimentou mais de 6 milhões de reais, entre 2021 e 2022.

A defesa da empresa e seu líder não foi encontrada para comentar o caso, mas o espaço segue em aberto para manifestações.

Como não se tornar a próxima vítima?

Não é fácil lidar com ofertas generosas de lucros fáceis, principalmente quando se está no início dos estudos sobre investimentos.

Contudo, com o aumento da consciência de que lucros garantidos em mercados voláteis só acontecem em esquemas criminosos, as pessoas começam a evitar propostas fraudulentas.

Assim, ao se deparar com propostas de investimentos, interessados devem tomar cuidados. Um dos passos básicos envolve conhecer o CNPJ da empresa e se ela tem autorização de ofertar produtos financeiros. Além disso, conhecer o passado dos líderes e sua experiência no mercado podem ajudar a mitigar ciladas de pirâmides.

O que diz a defesa da empresa RZ Consultoria?

No dia 2 de abril de 2023, a defesa da RZ Consultoria procurou o Livecoins, enviando uma nota sobre o caso, que pode ser lida na íntegra abaixo.

Nota Imprensa RZ Consultoria/Livecoins.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci
Tags: RZ Bitcoin