Os dois feitos de Satoshi Nakamoto

Siga no

O Bitcoin é reconhecido por alterar mundialmente as relações monetárias, mediante a criação de unidades digitais de moeda que podem ser utilizadas para compra bens e serviços.

Em curso desde o início de 2009, ou seja, logo em seguida ao estouro da crise de 2008 (poucas semanas após a falência do Banco Lehman Brothers), o surgimento do Bitcoin é associado à Satoshi Nakamoto. Seu nome corre o mundo todo:

Em 25 de outubro de 2018, em Amsterdã foi criada a Casa de Nakamoto, um projeto austríaco que permite que os visitantes aprendam mais sobre a tecnologia das criptomoedas.

Em 30 de novembro de 2018, uma conta no portal P2Pfoundation, associada ao possível fundador do Bitcoin, recebeu uma atualização. O brasileiro Wagner Tamanaha, paulista que já atuou em empresas de tecnologia, postou na conta, tendo sido adicionado como amigo de Nakamoto um pouco antes, o que gerou murmurinho principalmente entre os brasileiros antenados no assunto.

Em 3 de janeiro de 2019, a Bitcoin Mercantile Exchange (BitEX), que é a maior plataforma de negociação de derivativos de bitcoin do mundo, publicou um anúncio no jornal inglês The Times, dizendo “Obrigado, Satoshi. Nós lhe devemos essa”, comemorando o 10º aniversário do Bitcoin.

Diante desses acontecimentos, a pergunta: mas quem é Satoshi Nakamoto?

Sua identidade ainda é um mistério. Não se sabe se diz respeito a um indivíduo especificamente ou um grupo de pessoas, o que permite sejam criadas diversas especulações ao seu redor.

Mesmo assim, é o nome mais internacionalmente conhecido do mundo das criptomoedas, levando recentemente, por exemplo, o estoniano German Neff a tentar, através de um site de crowdfunding russo, levantar quase um quarto de milhão de dólares para finalmente descobrir a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto.

Com fundos coletados, o objetivo é contratar detetives particulares de várias partes do mundo.

A verdade é que Nakamoto já marcou presença no século XXI com dois fatos: o Bitcoin, e a possibilidade de anonimato mesmo em tempos de Big Brother.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Rodrigo de Camargo Cavalcantihttp://rodrigocavalcanti.academia.edu
Pesquisador pelo Núcleo de Estudos de Direito Econômico Empresarial (NEDEMP) e Professor da Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário Alves Faria; Pós-Doutor em Ciências Jurídicas; Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP. Vê a tecnologia como um motor de mudanças e insiste em crer na humanidade.
Símbolo da Binance líder maior corretora do mundo

Binance diz que intervenção do governo em corretoras é bom para o mercado

A Binance parece ter mudado totalmente a sua estratégia de negócios. Embora a exchange tenha crescido por não criar barreiras, não exigindo dados de...
Detran em Salvador na Bahia corrupção esquema

Esquema de corrupção no Detran-BA teve lavagem de dinheiro com criptomoedas

Um esquema de corrupção no Detran-BA investigado pelo Gaeco apontou que algumas pessoas fizeram a lavagem de dinheiro com criptomoedas. De fato, essa é a...
Torcida do Corinthians

Corinthians vai vender NFT a partir de outubro

O Sport Club Corinthians Paulista anunciou que vai começar a vender seus tokens NFT a partir de outubro. Recentemente, o clube paulista vendeu seus tokens...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias