Pacientes de psicoterapia sofrem extorsão de hackers

Sessões de atendimento que foram feitas por aplicativo teriam sido violadas e dados sigilosos poderiam ser expostos.

Siga no
Pacientes de psicoterapia sofrem extorsão por hackers
Psicoterapia/Reprodução

Em 2020, principalmente após a pandemia da COVID-19, muitas pessoas começaram a buscar serviços online. Para alguns pacientes de psicoterapia, que agora sofrem extorsão de hackers, a realidade foi mais difícil.

A procura por ansiedade no Google em 2020 é uma das maiores registradas em toda história, de acordo com dados do próprio buscador. Ou seja, o isolamento social e os efeitos da pandemia podem ter levado a uma piora nesse quadro.

Desse modo, muitas pessoas buscaram na internet o auxílio para aliviar os seus sintomas. A psicoterapia, por exemplo, é uma prática importante e que pode ajudar muito a aliviar sintomas ruins.

Contudo, algumas plataformas de atendimento online podem não ser tão seguras quanto a privacidade do atendimento.

Pacientes de psicoterapia sofrem extorsão de hackers após dados de aplicativo vazarem na web

Com a digitalização de inúmeros serviços em 2020, um dilema ainda é visto no setor de tecnologia, que é a segurança cibernética. Isso porque, com hackers cada vez mais eficientes, a digitalização é um campo perigoso.

No entanto, nem sempre os hackers miram aplicativos bancários das pessoas. Na era da informação, um dado pessoal pode ser utilizado por hackers para as chamadas extorsões virtuais.

E isso aconteceu na Finlândia, após dados da plataforma Vastaamo vazarem na web. Após os primeiros vazamentos, que podem ter começado ainda em 2018, pacientes de psicoterapia começaram a sofrer com a extorsão digital.

Os hackers então entravam em contato com os pacientes pedindo 200 euros em Bitcoin, uma moeda digital. O pagamento deveria ser feito para que os dados das sessões virtuais de psicoterapia não fossem vazados.

De acordo com o site finlandês YLE, o CEO da Vastaamo foi demitido do cargo na última terça (26). Segundo as investigações preliminares, ele sabia dos vazamentos desde 2018, mas não informou sobre o problema.

Finlândia é um dos países que mais sofrem de problemas psicológicos no mundo, 1 em cada 5

Cabe o destaque que a Finlândia é um dos países que mais sofrem de problemas psicológicos no mundo. Segundo dados da OCDE, 1 em cada 5 pessoas tem algum transtorno psicológico no país.

Ao ver o caso gravíssimo de violação de uma popular plataforma no país, a Ministra do Interior da Finlândia se pronunciou. Para ela, a população não deve deixar de buscar os serviços de psicoterapia, fundamentais no país, mesmo após o recente escândalo.

A Vastaamo administra pelo menos 25 centros de tratamento na Finlândia, e a extorsão foi apontada como uma “violação gravíssima“. Além disso, fontes apuram que pelo menos 10 terabyte de pacientes estariam a venda na deep web. Pelo menos 2 mil pessoas podem ter tido suas informações pessoais violadas, inclusive crianças.

O caso então foi considerado um ataque cibernético sem precedentes na Finlândia, com o governo já se mobilizando para atuar no caso. Uma reunião de crise foi marcada pelo governo que deve ajudar nas investigações sobre o vazamento de dados de psicoterapia.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Investidores confundem “bitcoin gold” com BTG Pactual e moeda dispara 200%

O valor da criptomoeda bitcoin gold (BTG), que surgiu em 2017 como uma cópia do Bitcoin, valorizou 200% nos último 7 dias. O motivo...

XRP sobe 200% em 30 dias e alcança maior valor de 3 anos

A criptomoeda XRP, emitida pela Ripple, continua sua tendência de alta neste final de semana. A moeda digital valorizou 136% nos últimos 7 dias...

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias