PancakeSwap: Tudo que você precisa saber

A PancakeSwap surgiu no terceiro trimestre de 2020 através de um fork do código da Uniswap para buscar uma alternativa à rede Ethereum.

Siga no
Pancake Sawap. Imagem: Divulgação
Pancake Sawap. Imagem: Divulgação

PancakeSwap é uma Exchange Descentralizada (DEX) que faz parte do universo de Finanças Descentralizada (DEFI – Decentralized Finance) das criptomoedas e está sendo muito comentada nos últimos tempos, sendo seu token, CAKE, um dos mais procurados do mercado.

Para conseguir explicar o que ela é, e como ela funciona, precisamos entender alguns conceitos antes.

DEFI

O termo DEFI, existe há um bom tempo no mercado, mas recebeu atenção apenas em 2020 com a ascensão do Ethereum, e protocolos como Uniswap, Polkadot, Compound, Synthetix e outros.

DEFI faz parte da ideia da construção de plataformas financeiras dentro da blockchain, mas sem bancos ou governos.

Esses protocolos realizam suas atividades através de smart contracts, possibilitando que um usuário faça uma variedade de atividades sem a perda da custódia de seus ativos. Isso possibilita o usuário a participar de instrumentos financeiros como exchanges, sistemas de pagamentos, derivativos, tokens sintéticos e uma variedade de outras funcionalidades.

Qual a diferença de DEFI para CEFI na prática?

Um exemplo de CEFI (Centralized Finance) seriam as Exchanges que já conhecemos como Binance ou BitcoinTrade, são exchanges que para você operar você precisa enviar seus ativos para ela, confiando que ela irá te devolver quando você solicitar. Já que é sempre bom lembrar da premissa: “Sem suas chaves privadas, sem seus bitcoins.”

Exchanges CEFI em sua maioria necessitam de diversas informações sobre seus usuários, como KYC (Know Your Customer), que servem tanto para a segurança, quanto para a identificação de transações bancárias e informes de transações solicitados pelos órgãos reguladores de cada país onde se opera.

Já no DEFI você opera quando você desejar, sem precisar fazer o envio de seus ativos para uma Exchange. Você fará de forma totalmente descentralizada, pagando as taxas de rede, trocando um ativo pelo outro diretamente da sua carteira privada. Incrível não? Tudo isso graças aos protocolos de contratos inteligentes.

Agora que você entendeu alguns conceitos introdutórios, vamos falar da PancakeSwap e o token CAKE.

PancakeSwap

A PancakeSwap surgiu no terceiro trimestre de 2020 através de um fork do código da Uniswap para buscar uma alternativa à rede Ethereum, que as taxas se encontram cada vez mais altas e sua rede se tornou nada democrática para transação de pequenos valores. Inclusive com usuários ficando com seus ativos travados por falta de pagamento das taxas de rede.

A solução foi buscar outra rede e a escolhida foi a rede da Binance Coin (BNB), chamada de Binance Smart Chain, onde as taxas se encontram em patamares de até 99% menores que as taxas de rede da Ethereum.

No momento da escrita deste artigo a PancakeSwap é o principal protocolo da rede Binance Smart Chain. Com o volume transações de USD 1.9 bilhão e com USD 4.1 bilhões de TVL (Total Value Locked).

A PancakeSwap Exchange oferece os seguintes serviços:

Exchange Swap

É uma Exchange de AMM (Automated Market Maker), que realiza a troca de um ativo por outro de maneira simples, somente conectando sua carteira privada na plataforma. A cotação dos ativos é alcançada olhando o mercado global. Não possui orderbook, ordem limitada ou outros tipos de mecanismos encontrados em Exchanges CEFI, mas serão implementados no futuro.


A taxa da Exchange é de 0.2%, onde 0.17% é retornado às Liquidity Pools (Piscinas de Liquidez) em forma de recompensa e 0.03% vai para a tesouraria da PancakeSwap. Ainda tem a taxa de rede a ser paga na carteira no momento da confirmação do contrato inteligente.

Farm (Yield Farming)

Diferente do CEFI, em que a liquidez é fornecida pelos usuários que utilizam a plataforma, no DEFI existem as Liquidity Pools, onde usuários alocam (stake) seus ativos em troca da participação de taxas dos utilizadores e geração de novas moedas por blocos.

No caso da imagem, essa é uma Liquidity Pool ou mais conhecida como LP de dois ativos: CAKE e BNB. Os usuários que fizerem stake de seus ativos irão receber CAKE como recompensa.

No caso, o usuário precisa da mesma quantidade de BNB e CAKE para fornecer liquidez, porém não em unidades, mas em valor de mercado. Assim é gerado um token de liquidez chamado de CAKE-BNB-LP, que pode ser revertido a CAKE e BNB a qualquer momento. Sempre é bom lembrar dos riscos do Impermanent Loss (link falando sobre isso).

Na imagem acima é um exemplo da criação desse token para prover liquidez.

Syrup Pool

Diferente das Liquidity Pools onde os usuários que fornecem liquidez recebem percentuais das taxas da Exchange, as Pools fornecem maneiras dos detentores de CAKE ganharem novos tokens do mercado.

Exemplo da imagem, o usuário coloca CAKE em staking e recebe SFP (SafePal) em recompensa.

Loteria

É exatamente isso, uma loteria! Que funciona na forma de compra de tickets com CAKE.

Cada ticket gerado possui 4 números e a loteria de forma randômica também apresenta 4 números no momento de encerramento da rodada.

As rodadas de loteria acontecem de 4 vezes ao dia, de 6 em 6 horas, onde dos 100% das CAKE utilizadas para a compra dos tickets 50% vão para quem possui tickets com os 4 números da rodada, 20% para os tickets com 3 números, 10% para 2 números e os 20% restantes são retirados do supply.

NFTs (Token não fungíveis, colecionáveis)

Esse é outro assunto que está em alta nas criptomoedas: Transformar artes, objetos e uma diversidade de coisas em forma tokenizada.

IFOs: Initial Farm Offerings

Assim como IPO, ICO, IEO… IFO é mais uma forma de distribuição de novos tokens no mercado. A diferença é que para adquirir esses novos tokens você precisa fornecer liquidez.


O último token a ter um IFO na PancakeSwap foi o YieldWatch (WATCH), ultrapassando todas as expectativas com mais de 700 vezes o valor disponível.

Todos os tokens de liquidez providos durante o IFO e que ultrapassam a quantia máxima do IFO são devolvidos aos seus detentores.

De modo um pouco mais democrático, os tokens não são vendidos por ordem de compra e sim por quem fornece maior liquidez. Segue tabela de 3 exemplos do que podem ocorrer durante um IFO.

Futuro

No Roadmap da plataforma está prevista a adição de Staking pré-fixado, Margin Trading, Lending & Borrowing e sistema de NFT baseado em gamificação.

CAKE, o Token da PancakeSwap

O CAKE é o token de governança da plataforma que é utilizado para quase todas as atividades na PancakeSwap. Ele é emitido a cada bloco da rede na quantidade de 25 tokens, que anteriormente era 40 e futuramente será diminuindo conforme a equipe da PancakeSwap já informou.

Atualmente, dos 25 tokens criados por bloco 15 (60%) vão para a Farm e 10 (40%) vão para o Syrup Pool. Hoje são gerados 750 mil tokens por dia.

Você deve estar pensando então que esse token logo irá se desvalorizar por causa da criação de novas unidades, certo? O Token não possui um limite de supply máximo, porém, para controlar e equilibrar sua oferta foram desenvolvidos diversos mecanismos deflacionários de retiradas de tokens de circulação.

Hoje 9.09% de todos os tokens coletados das Farms, 20% dos tokens usados na compra de tickets da loteria e 100% dos tokens adquiridos nas IFOs são queimados.

Em um comunicado mais recente da equipe da PancakeSwap, foi informado que logo terão mais utilidades e mais mecanismos de queima do Tokens, criando cada vez mais escassez do ativo. Além da redução de CAKES geradas por blocos da rede.

No momento da escrita deste artigo o total de queimas foi de 78.601.842,91 CAKEs, o equivalente a USD 896.673.517,46. Você pode conferir o endereço de queimas aqui.

O CAKE também serve para os detentores do token votarem e sugerirem mudanças na PancakeSwap. Os “holders” podem participar de duas maneiras:

• CORE – Propostas postadas pela equipe da PancakeSwap
• COMMUNITY – Propostas enviadas pela comunidade, onde serão analisadas e revisadas pela equipe da PancakeSwap. As propostas que tiverem grande movimento de suporte da comunidade serão colocadas a votação no CORE.

Hoje o CAKE está no rank #48 do CoinMarketCap com o valor unitário de USD 11,55 e capitalização de aproximada de USD 1.5 bilhões.

Esse artigo é de cunho informativo e não uma recomendação de investimento. Faça sua própria análise para tomar suas decisões. O mercado de criptomoedas é extremamente volátil e de alto risco. Estude sobre DEFI e sobre os riscos deste setor.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Mapa da Venezuela - Livecoins

Vídeo: Supermercado na Venezuela aceita apenas ouro como pagamento

Um mercado na Venezuela chamou a atenção ao aceitar apenas ouro como meio de pagamento. A modalidade nada convencional de pagamento, atualmente é claro,...

Senado dos EUA quer arrecadar US$ 28 bilhões em impostos de criptomoedas

Com o crescimento constante do mercado de criptomoedas, há também o aumento do interesse do governo em conseguir taxar o setor e ter uma...
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin acima de US $ 41 mil é inevitável? Sinais mostram que sim!

Após Bitcoin executar com sucesso uma segunda armadilha na faixa de $30,000, os preços começaram a se recuperar sentido topo da acumulação. No meio...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias