“Pânico” faz criptomoeda MATIC cair 70% em apenas 5 minutos

6 pessoas têm posse de 96% da criptomoeda. Suspeita é de manipulação.

Siga no

Investidores de uma criptomoeda até então desconhecida passaram por uma situação dramática. Uma suposta manipulação de mercado fez a MATIC cair mais de 70% em um evento de completo pânico no mercado.

A criptomoeda vinha se “valorizando” por mais de duas semanas e várias pessoas estavam apostando na continuidade da alta, comprando mais e mais tokens MATIC.

Para a infelicidade de seus investidores, no entanto, algumas “baleias” resolveram liquidar uma tonelada de tokens, fazendo o preço da moeda digital despencar em poucos minutos.

O incidente causou um pânico (panic sell), fazendo com que vários investidores abandonassem suas posições, vendendo a moeda a “preço de banana” para “evitar mais perdas”, a moeda perdeu 70% do seu valor em um período de apenas 5 minutos.

Matic cai em 5 minutos, dez 2019
Matic cai em 5 minutos, dez 2019

Queda pode ser manipulação, dizem analistas

Alguns analistas atentos no movimento da criptomoeda apontaram uma suposta manipulação. “Algum detentor grande da moeda MATIC despejou no mercado muitas criptomoedas”, fazendo o preço cair de uma vez.

Em meio a acusações de manipulação, os desenvolvedores da criptomoeda e o CEO da Binance se defenderam. CZ, CEO da Binance, corretora onde a moeda foi negociada, defendeu a equipe dizendo que eles “não tem nada a ver com isso”.

CZ disse que a corretora pode congelar fundos de usuários suspeitos de atividades ilícitas, lavagem de dinheiro, fraude, “dump e pump”, manipulação e outras atividades desse tipo. Portanto, ele defende que não houve manipulação no preço da moeda.

O Co-fundador e COO da Matic Network disse que “apenas” 248 milhões de tokens foram queimados na Binance, o valor das criptomoedas era de US $ 10 milhões pelo preço de 4 centavos cada antes do recente incidente, há três dias.

A quantidade de criptomeodas da Matic que existem é de 2,5 bilhões de tokens, de modo que cerca de 250 milhões representam 10% do que está no mercado.

O interessante da história é que pânico começou poucos minutos depois que um tweet alertava sobre os tokens da Matic estarem sendo queimados na Binance.

Colocando de outra forma, depois que os investidores descobriram que os tokens estavam sendo queimados por poucos endereços, eles se deram conta que poderiam estar em uma grande furada. O pânico então começou.

Matics tem dados preocupantes

Informações da Blockchain da Matic revelam dados preocupantes para aqueles que acreditaram na moeda digital. Utilizando a ferramenta IntoTheBlock, uma plataforma de dados sobre criptomoedas, é possível ver que apenas 6 pessoas são detentoras de 96% das criptomoedas Matic. Isso vai contra todas as regras e princípios das criptomoedas, que promovem a descentralização.

A empresa de análise compartilhou os dados abaixo:

  • Apenas 14 endereços controlam 97,6% da oferta total da moeda circulante;
  • Um único endereço possui 55,6% ou US $ 126 milhões da Matic;
  • Os 6 maiores endereços possuem 96% da oferta total;
  • Em apenas um dia, US $ 5 milhões foram movimentados em transações superiores a US $ 100 mil;

Essas informações são o suficiente pra qualquer um passar bem longe do projeto. Já que, pessoas que tenham mais de 50% do suprimento de alguma criptomeoda conseguem assumir controle e manipular facilmente o token.

As lições que podem ser aprendidas com o caso são:

  • Nunca compre criptomoedas que os fundadores controlem mais de 50% do suprimento;
  • Saiba quem são as pessoas por trás do projeto;
  • Nunca compre shitcoins, a menos que você queira perder dinheiro;
  • Não compre uma criptomoeda só porque ela está sendo lançada na Binance.
Leia mais sobre:

Rússia pode reconhecer criptomoedas como propriedade

A Rússia tem uma história bem conturbada com relação as criptomoedas, desde projetos de lei que pretendiam criminalizar os ativos até a proposta de...

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Últimas notícias

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...