Anúncio

Para que servem e o que são as criptomoedas?

-

Siga no

O que é criptomoeda? A resposta curta e fácil para a questão do título é que a criptomoeda é dinheiro digital descentralizado. Mas o que exatamente isso significa e como funciona? Bom, o mundo da criptomoeda move-se rapidamente, então não há tempo a perder. Vamos começar!

Definição de criptomoeda

Em vez de uma moeda tangível que você pode levar consigo, uma criptomoeda é um ativo digital que pode ser trocado. A parte “criptografada” deriva do uso da criptografia para fins de segurança e verificação durante as transações.

Anúncio

Ao usar a criptomoeda para uma troca, em vez de uma moeda fiduciária, os proprietários da criptografia não precisam depender dos bancos para facilitar as transações e podem evitar as taxas que surgem com o uso de instituições financeiras.

Geralmente, as transações de criptomoeda são processadas e concluídas por meio de uma rede blockchain. As blockchains são projetadas para serem descentralizadas e, portanto, todos os computadores conectados à rede devem confirmar com êxito a transação antes que ela possa ser processada. O ideal é que isso crie uma transação mais segura para todos os envolvidos.

As transações de criptomoeda são colocadas em um “bloco” e os computadores na rede começam a trabalhar resolvendo um problema matemático complexo. Uma vez que um computador resolve, a solução é mostrada para os outros na rede, e se toda a rede estiver de acordo com esta solução, o bloco é adicionado à cadeia e a transação é completada.

Como as criptomoedas devem ser mineradas, existe uma quantidade finita delas que pode existir. Por exemplo, existem “apenas” 21 milhões de bitcoins (BTC).

A natureza descentralizada da rede é vista como mais segura e as empresas – especialmente aquelas com ativos valiosos – estão interessadas em incorporá-la.

Usando criptomoedas

Para que exatamente a criptomoeda é usada? É um debate contínuo desde que o Bitcoin apareceu pela primeira vez no mercado.

Mesmo que ela seja uma “moeda”, levou mais de um ano para que alguém fizesse uma única compra com um bitcoin.

O número de coisas que se pode comprar com criptomoeda cresceu, e existem algumas lojas ao redor do mundo, como lanchonetes, por exemplo, que já aceitam a moeda virtual, no entanto, ainda são poucas opções.

Mas essa não é a única maneira de usar essa moeda. O investimento em criptomoedas tornou-se uma das opções mais utilizadas, já que seu valor muda constantemente, e tudo indica que esse será o dinheiro mais utilizado no futuro.

Considerações Finais: O que é a criptomoeda?

Até agora, você aprendeu o que são criptomoedas e como elas funcionam. No entanto, a compreensão da criptomoeda é mais do que apenas entender as blockchains e a mineração. Compreender a criptomoeda é entender o que essas tecnologias podem fazer por você.

Criptomoedas têm o potencial de mudar a forma como a economia funciona. Elas podem ajudá-lo a retomar o controle do seu dinheiro e de suas informações. Algumas pessoas irão ignorá-las e esperar que elas desapareçam. Outros vão se juntar à festa. Em qual desses grupos você está?

Qual a sua opinião sobre as criptomoedas? Veja mais conteúdo como esse seguindo nossa página no Facebook!

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
“Perdi a herança do meu pai em uma pirâmide financeira”, diz vendedora de MG

“Perdi a herança do meu pai em uma pirâmide financeira”, diz vendedora de MG

A vendedora Adriana Batista pegou a herança de seu pai, morto em 2016, no ano passado. Parte do dinheiro ela usou para pagar um...
Band Protocol

CoinMarketCap dará Band para usuários do site

Muitas pessoas que conhecem o mercado de criptomoedas têm medo de comprar esses ativos. Para isso, o CoinMarketCap, grande site que mostra a cotação...
Criptomoeda Ethereum

Startup Ethereum apoiada por Jay-Z e Will Smith inova

A Ethereum é a principal altcoin (moeda alternativa ao Bitcoin) em valor de mercado hoje. Com grande desenvolvimento empregado nesse ecossistema, uma startup que...