“Perdi 2 bitcoins em uma carteira de papel”, lamenta usuário do Reddit

Usuário comentou que vinha reunindo satoshis desde 2018 no endereço, mas após consultar o saldo percebeu que não tinha mais nada.

Um usuário lamentou na maior comunidade de Bitcoin da internet, no Reddit, que perdeu 2 bitcoins salvos em uma carteira de papel, criada desde 2018. De acordo com o usuário, ele utilizou um site para criar sua carteira.

E ao longo dos anos, o usuário passou a acumular bitcoins na carteira, indo de pouco em pouco criando seu patrimônio. Conforme o endereço público de bitcoin fornecido pelo usuário, o Livecoins conseguiu apurar que ele chegou a ter 2,03 bitcoins.

Ou seja, o usuário “u/78523985210” chegou a possuir 260 mil reais em bitcoin, mas acabou perdendo tudo.

“Três anos atrás eu fiz uma carteira de papel usando um gerador online (não lembro qual site) e minha chave pública é 1MXb3vY5sCC2rB2bD2rusQjxEyYUDEKcHT.”

Usuário que perdeu bitcoins guardados em carteira de papel lembra que tomou cuidados extras com sua senha, mas não adiantou muito

Criar uma carteira de bitcoin de papel pode ser uma atividade importante e promissora para usuários avançados, mas que pode apresentar alguns riscos para os menos experientes.

Um deles é o ambiente de criação do endereço, que quando envolve um site, pode apresentar o risco de ataques cibernéticos. O próprio site utilizado pelo usuário que perdeu todos os seus fundos passou por um ataque cibernético após ele criar o endereço, ou seja, possivelmente sua chave privada pode ter vazado.

Ele lembrou que chegou até a proteger com vários mecanismos sua chave privada, mas que nada adiantou.

“Eu armazenei minhas chaves privadas bloqueadas em um gerenciador de senhas Keepass (com uma senha muito longa e forte) e me certifiquei de que fosse diferente do meu gerador de senha geral Bitwarden primário.”

Usuário perdeu tudo em novembro de 2022, mas só descobriu em junho de 2023

Apesar de vir juntando frações de bitcoin nos últimos anos, a carteira registrou a última movimentação de recebimento em abril de 2022. Após isso, o saldo reunido de 2 bitcoins saiu do endereço em novembro daquele mesmo ano, se perdendo para sempre.

Mas tudo indica que a vítima do roubo não havia consultado seu endereço nos últimos meses e, para sua surpresa, quando olhou já era tarde demais. O usuário ainda perguntou se alguém poderia lhe ajudar a reaver valores, mas desistiu após possíveis golpistas pedirem dinheiro a ele para realizar o serviço.

“Acabei de verificar meu saldo hoje e percebi que está tudo faltando desde 25/11/2022. Existe algo que eu possa fazer como postar em um site de caçador de recompensas ou estou apenas perdendo meu tempo?”

O caso, de qualquer forma, mostra os riscos de se gerar endereços privados de bitcoin em sites pela internet, que não os melhores locais de criar um endereço seguro. Lamentavelmente, o usuário do Reddit perdeu seu saldo para sempre, visto que transações de bitcoin confirmadas em blockchain não permitem estorno, perdendo assim tudo que conquistou nos últimos anos de vez.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias