Pesquisa da Kaspersky coloca blockchain como ameaça

Empresa de cibersegurança ouviu as opiniões de vários donos de empresas e elaborou material.

Siga no
Segurança e Vulnerabilidades Blockchain
Segurança e Vulnerabilidades Blockchain

Uma pesquisa recente feita pela Kaspersky coloca a tecnologia blockchain como uma ameaça aos negócios. A empresa russa que é uma das líderes em segurança cibernética lançou o material nesta quarta-feira (28).

A pesquisa de fato procurou entender mais sobre os desafios da inovação em grandes empresas. Participaram então executivos seniores de corporações com mais de 500 funcionários, em várias regiões do mundo.

Ao responder às pesquisas, os executivos deixaram claro que estão observando várias tecnologias. Contudo, quando as inovações dentro das empresas ocorrem sem ajuda dos chefes de segurança cibernética, as chances de fracasso são altíssimas.

Mesmo assim, a inovação é a única maneira que as empresas estão encontrando para aumentar sua competitividade no curto e médio prazo.

Pesquisa da Kaspersky coloca a tecnologia blockchain  com potencial de aumentar consideravelmente o ROI das empresas

A Kaspersky tem estado de olho no mercado de segurança digital há alguns anos. Desse modo, observa as inovações tecnológicas que tem sido apresentadas a líderes de grandes empresas.

Em uma pesquisa feita em julho, com ajuda da empresa Savanta, a Kaspersky conversou com mais de 300 executivos. O material compilado agora foi publicado para o mercado e traz informações importantes.

Isso porque, com o aumento da busca pela digitalização, feita tanto no setor público quanto privado, empresas podem estar se esquecendo da segurança cibernética. No entanto, 74% dos executivos seniores que participaram da pesquisa acreditam que inovações sem a preocupação de segurança estão fadadas ao fracasso.

A pesquisa deixa claro que a pandemia da COVID-19 atrapalhou muitos negócios, mas ajudou outros. Ou seja, empresas que se adaptaram a nova realidade, pesquisando e implementando inovações, puderam continuar suas atividades mesmo com a crise mundial na saúde.

Na pesquisa então, a tecnologia blockchain foi considerada a sexta inovação, entre 13 listadas, com maior potencial de aumentar o ROI das empresas, já nos próximos cinco anos. Já para os próximos 3 anos, a blockchain poderia ajudar no processo de inovação.

Ficaram a frente da blockchain na pesquisa as tecnologias (do primeiro ao quinto respectivamente): AI, IoT, Automação, Realidade Aumentada e Tecnologias para saúde.

Tecnologias que podem entregar mais inovação e ROI para empresas, segundo a Kaspersky
Tecnologias que podem entregar mais inovação e ROI para empresas, segundo a Kaspersky

Inovações são boas sim, mas carregam ameaças a segurança dos dados, na visão dos executivos

A tecnologia blockchain começou a funcionar de fato com o Bitcoin, a principal criptomoeda do mundo. Ao longo dos seus onze anos de funcionamento, o Bitcoin nunca teve uma transação violada ou revertida.

Até por isso, a blockchain é então considerada a tecnologia da confiança e da imutabilidade dos dados. Apesar disso, 25% dos executivos que participaram da pesquisa da Kaspersky, tem medo da segurança da blockchain e temem pela violação dos dados.

“Curiosamente, as tecnologias mais promissoras também foram consideradas a maior ameaça à segurança dos dados. Quando questionados sobre quais tecnologias apresentam maior risco de serem atacadas, interrompidas ou sofrer uma violação de dados, três em cada dez (30%) mencionaram a IoT, enquanto um quarto citou a IA (26%) e o Blockchain (25%)”, citou pesquisa da Kaspersky

Por fim, a Kaspersky apontou que é importante que as empresas invistam sim em inovações. No entanto, os avanços devem ser seguidos pela inovação também na cibersegurança, para evitar problemas com a nova realidade.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“ETFs de Bitcoin podem revolucionar o mercado” diz Wall Street Journal

O Bitcoin já dobrou de preço em 2021, com um crescimento que viu o preço sair da casa dos US $ 29 mil para...
Imagem: MicroStrategy Youtube

Diretores da MicroStrategy agora serão pagos em Bitcoin

A MicroStrategy, empresa de análise de negócios que desde meados de 2020 vem investindo em Bitcoin, anunciou na manhã desta segunda-feira (12) que o...

Binance lista ações da Tesla e BNB bate novo recorde de preço

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo em termos de volume, anunciou a listagem de ações tokenizadas da Tesla. Isso significa que os...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias