PF cumpre mandados em operação contra lavagem de dinheiro com criptomoedas

Segunda operação da PF em uma semana envolvendo criptomoedas.

Siga no
Operação Compliance PF hacker criptomoedas
Operação Compliance/Divulgação PF

A polícia federal (PF) do Brasil deflagrou nesta quinta-feira (12) uma operação contra um hacker que usava criptomoedas em um esquema de lavagem de dinheiro no país.

Com 150 agentes nas ruas, a PF divulgou que foram cumpridos mandados de busca e apreensão em cinco estados.

Durante a ação policial, a polícia federal informou ao Livecoins que nenhuma pessoa foi presa nesta manhã, apesar do cumprimento dos 34 mandados expedidos pela justiça.

“A Polícia Federal deflagrou hoje (12/08) a Operação Compliance, com objetivo de combater crime de lavagem de dinheiro através de criptomoedas”.

Policiais da PF cumprem mandados na Operação Compliance
Policiais da PF cumprem mandados na Operação Compliance/Divulgação

Como funcionava o esquema de lavagem de dinheiro do hacker investigado pela PF na Operação Compliance

De acordo com a PF, em nota ao Livecoins sobre a Operação Compliance, a investigação foi iniciada em 2018. Na ocasião, um hacker foi identificado em crimes de fraude eletrônica pela internet, desviando valores de contas bancárias.

Após obter os valores, o hacker, que não teve seu nome divulgado pela investigação, incrementava sua atividade com aplicações em criptomoedas. A PF afirma que grandes movimentações bancárias foram feitas através de empresas investigadas.

“A investigação, iniciada no ano de 2018, identificou o envolvimento de um hacker, principal investigado, em fraudes eletrônicas através da internet, consistente no desvio de valores de contas bancárias e o posterior incremento da atividade lucrativa com aplicações em criptomoedas, gerando vultosas movimentações bancárias através das empresas investigadas. “

Dessa forma, cerca de 150 agentes da PF cumpriram 34 mandados de busca e apreensão nesta quinta. As cidades alvos foram Goiânia (GO), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Laranjal Paulista (SP), Recife (PE) e Vitória (ES).

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Goiás, que também determinou o bloqueio de 30 contas bancárias e até de carteiras de criptomoedas dos suspeitos. Corretoras do mercado deverão entregar informações para a autoridade policial, que também determinou a quebra do sigilo.

Segunda operação da PF no mercado em uma semana

A Operação Compliance, do inglês “to comply“, foi batizada assim devido ao fato “que deve estar nos conformes, à obrigatoriedade de obediência a um conjunto de regras a serem observadas e cumpridas atentamente“.

Na última semana, a PF em Campinas deflagrou a Operação Conversor, que também investigou os crimes de lavagem de capital com criptomoedas. Vale notar que essa é a segunda operação da polícia federal no Brasil neste setor em uma semana.

Não foram divulgados valores na operação, visto que essa informação ainda está sendo apurada. Veja fotos da operação desta quinta, divulgadas pela PF.

Agente da PF em Operação Compliance
Agente da PF em Operação Compliance/Divulgação

Policial da PF em cumprimendo de mandado hacker
Policial da PF em cumprimento de mandado/Divulgação

Polícia Federal cumpre mandados em Operação Compliance
Polícia Federal cumpre mandados em Operação Compliance/Divulgação

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Criptomoeda Dogecoin

Elon Musk curte que cinema planeja aceitar Dogecoin

Elon Musk curtiu uma publicação de que a maior rede de cinemas do mundo planeja aceitar Dogecoin como meio de pagamento, a rede AMC...

Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar...

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos...
Binance sob pressão Brasil

Binance anuncia fim de negociações de derivativos na Austrália

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mercado global e com certeza um importante pilar para todo o setor. No entanto, com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias