Nos últimos dias, o mundo se lembrou de Bill Gates, que falou que o mundo não estaria preparado para uma próxima epidemia. A bola da vez, porém, é que sua empresa, a Microsoft, teve uma conta no YouTube roubada por uma pirâmide financeira de Bitcoin.
Certamente, o roubo é feito com propósitos obscuros, de dar golpes nos clientes da empresa. A conta no YouTube roubada foi da Microsoft Promotion, ou seja, ficou parecendo que a gigante está com uma nova promoção.
Apesar do sucesso em roubar a conta da empresa, os hackers não possuem muito material para divulgar o golpe. Por isso, tem feito “lives” ao vivo, com imagens de Bill Gates, pedindo Bitcoin em suposto airdrop.
Conta da Microsoft no YouTube é roubada e hacker promove golpe com bitcoin
Nos últimos dias o mundo todo se lembrou de uma icônica fala de Bill Gates, quando previu problemas durante a próxima pandemia. Não que Bill tenha previsto o novo coronavírus (COVID19), mas previu problemas em lidar com a situação.
Ao mesmo tempo em que um vírus ataca a população mundial, a conta de sua empresa no YouTube recebe ataques hackers. Isso porque, a Microsoft Promotion, que possui mais que 2 milhões de cadastrados, foi hackeada por golpistas.
No momento da escrita deste, uma live ao vivo que já ultrapassa 20 horas de duração é o único vídeo do canal. Ao passo em que o golpe vai sendo conduzido, os hackers têm modificado o título do vídeo e os links de redirecionamento.
De acordo com o portal de notícias ZDnet, os golpistas que roubaram a conta da Microsoft no YouTube fizeram isso para divulgar uma pirâmide de Bitcoin. O nome dessa pirâmide seria Bitcoin Evolution, um golpe que tem associado imagem de várias personalidades pelo mundo.
Endereço Bitcoin já recebeu alguns Bitcoins até o momento
As mensagens que foram publicadas por pessoas alertando para o golpe tem sido modificadas. Além disso, o link que leva os usuários até o endereço de Bitcoin dos hackers é constantemente modificado.
Para convencer as pessoas de que o golpe é legítimo, um link foi colocado na descrição da live. Tal link leva os usuários para uma página afirmando que Bill Gates e a Microsoft estão realizando um airdrop de Bitcoin.
O endereço disponibilizado pelos hackers de Bitcoin já teria recebido, apenas no dia 30 de março, 0,18 BTC. Na cotação do Bitcoin atual, a soma daria cerca de R$ 5900, que já teriam sido supostamente enviados aos hackers da Microsoft.
De fato, o caso chama atenção, pois, de acordo com a ZDnet, o endereço Bitcoin utilizado pelos hackers era outro. A reportagem havia apurado que o endereço BTC era outro, e teria recebido cerca de 0,1 BTC, ou seja, R$ 3200.
Golpe com Bitcoin está usando imagem de Bill Gates antiga em evento
A imagem de Bill Gates utilizada pelo golpe mostra o bilionário em um evento de startups, que ocorreu em junho de 2019. No momento em que os usuários abrem o vídeo, são recebidos por uma oferta de airdrop de Bitcoin.
Segundo apurou o Livecoins, a proposta indecente prevê que um usuário poderia dobrar suas criptomoedas. Ou seja, quem enviar 1 BTC, receberia de volta 2 Bitcoins. É claro que a oferta milagrosa não passa de mais um golpe, que tem usado nome até de uma pirâmide financeira.
Nesta segunda (30), uma famosa comunidade de hackers da Alemanha passa pelo mesmo problema. A Chaos Computer Club teve sua conta no Youtube, compartilhando conteúdos similares ao da conta roubada da Microsoft. Pelo Twitter, a CCC pede que seus seguidores ignorem sua conta no YouTube.
Não ficou claro que os hackers são especialistas em roubar contas no YouTube ou dar golpes com Bitcoin. Entretanto, tem utilizado um mecanismo sofisticado de engenharia social, buscando contas famosas para atacar suas audiências. Até o fechamento dessa matéria, a Microsoft não emitiu nenhuma nota pública sobre o caso.